K1A1

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde janeiro de 2011)
Por favor, melhore este artigo inserindo fontes no corpo do texto quando necessário.
K-1A1
2013.10.1 건군 제65주년 국군의 날 행사 The celebration ceremony for the 65th Anniversary of ROK Armed Forces (10078274175).jpg
K-1A1 Coreano
Tipo Tanque Principal de Batalha
Local de origem  Coreia do Sul
História operacional
Utilizadores  Coreia do Sul
Histórico de produção
Criador Hyundai - Coreia do Sul
Especificações

O carro de combate coreano Type 88/K1 nunca escondeu sua origem, sendo do mesmo fabricante do carro de combate norte-americano Abrams.

Da mesma forma que o Abrams foi submetido durante os anos 90 a estudos para incorporar novo armamento principal e novos sistemas, o modelo coreano também sofreu o mesmo tipo de modernização, embora mais tarde.

O K1A1 está armado com um derivado do canhão Rheinmetal L/44 de 120mm, que equipa os Leopard 2 (até à versão A5), o Abrams M1A1 norte-americano e o Ariete italiano, bem como o Merkava israelense.

Assim como o M1A1, o K1A1 tem uma blindagem reforçada, embora não utilize as mesmas camadas do veículo norte-americano, que utiliza placas de urânio empobrecido.

Também foi modificado o sistema de gestão e controle de tiro que, em conjugação com o novo canhão de 120mm, dão ao carro de combate uma possibilidade de acerto ao primeiro disparo de 90%, mesmo em movimento e contra alvos móveis.

O sistema motriz mantém-se o mesmo, fabricado na Coreia do Sul sob licença da MTU alemã. O sistema de suspensão do veículo foi por sua vez especialmente desenhado para se adequar às circunstâncias do terreno sul coreano, muito montanhoso.

Este tanque é alimentado por um motor MTU MB 871 Ka-501, motor turbo diesel de 1200 cavalos, que está sendo produzido sob licença na Coreia do Sul. O K1A1 tem uma barra de torção e suspensão hidropneumática híbrido, que permite ao veículo "ajoelhar-se", aumentando o ângulo de depressão da arma principal. Este recurso é muito útil em terrenos montanhosos.

O K1A1 pode ultrapassar obstáculos na água de até 2,2 m de profundidade, após a montagem de um kit simples para tal fim. O veículo também pode ser equipado com sistema de remoção de minas.

Principal Utilizador[editar | editar código-fonte]

  •  Coreia do Sul
  • Designação Local: K1A1
  • Quantidade Máx: 200 - Quantidade em serviço: 100
  • Situação operacional: Em serviço
K1A1 em desembarque

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre K1A1