Flamurtari Vlorë

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de KS Flamurtari)
Flamurtari Vlorë
Nome Klubi Sportiv Flamurtari Vlorë
Alcunhas Flota Kuqezi
Mascote Galo Vermelho e Branco
Fundação 27 de março de 1923 (101 anos)
Estádio Stadiumi Flamurtari
Capacidade 8.500 pessoas[1]
Localização Vlorë,  Albânia
Presidente Sinan Idrizi
Treinador(a) Ardian Behari
Patrocinador(a) Bashkia Vlorë [2]
Material (d)esportivo Joma
Competição Copa do Albânia
Superliga Albanesa
Ranking nacional 6° (2076 Pontos)
Website Flamurtari.com
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

O Klubi Sportiv Flamurtari Vlorë é uma agremiação poliesportiva com sede na cidade de Vlorë na Albânia, fundado em 27 de Março de 1923 [3]. A sede do clube é localizada na Rua Pelivan Leskaj, Aulona - Vlorë [4].

Sua atuação no futebol iniciou-se em 23 de Março de 1923[5] sendo o primeiro presidente eleito como Korcari Milton. Suas maiores conquistas são a Kategoria Superiore (primeira divisão da Albânia), por 2 vezes em 1991 e 1997, e também a Copa da Albânia ganhando por 3 vezes no ano de 1986, 1989 e 2010. O Flamurtari é o atual vice-campeão da Supercopa da Albânia e 5° no Campeonato Albanês.

O Flamurtari é o 6° colocado no ranking da FSHF (Associação de Futebol da Albânia) com 2.076 pontos. O Flamurtari possui a Sétima maior torcida da Albânia [6].

Além do futebol, outra modalidade de destaque é o Basquetebol, além do Atletismo, Natação, Voleibol, Ginástica, Tênis de Mesa, Boxe, tendo ganhado vários títulos pelas várias modalidades que disputa ou disputou [7].

História[editar | editar código-fonte]

Período Pré-Guerra[editar | editar código-fonte]

O clube de futebol do Flamurtari Vlorë foi fundado em 23 de março de 1923 como Shoqeria Sportive Vlorë. O primeiro presidente do clube foi Milto Korcari e o primeiro secretário Malo Ismaili. O clube foi criado para tornar o futebol mais popular. Suas necessidades financeiras foram cobertas por doações de membros ou de diferentes atividades organizadas na cidade de Vlorë. Shoqeria Sportive jogou sua primeira partida contra o Shoqëria Sportive Jeronim de Rada, uma equipe local criada a partir de estudantes de Vlorë. A partida terminou em um empate em 2-2. Os gols para o Shoqeria foram marcados por Adem Gavani e Tepelena Hazbi.

Na década de 20 a equipe jogou vários a amistosos contra equipes nacionais e estrangeiras. As partidas mais interessantes foram jogadas contra Cernagore Cetinje e Livorno Naval Institute, vencendo as partidas por 1-0 e 3-2 respectivamente. Shoqeria Sportive Vlorë foi um membro fundador da Associação de Futebol da Albânia e participou do primeiro Campeonato Albanês de Futebol. Sua primeira partida oficial foi contra o Skënderbeu Korçë em Vlorë que terminou com uma vitória por 2-0. Em 1935 o clube mudou seu nome para Shoqata Sportive Ismail Qemali. Nos campeonato da pré-guerra o clube sempre esteve na metade inferior da tabela e não conseguiu nenhum título.

1945-1980[editar | editar código-fonte]

Em novembro de 1944, Shoqata Sportive Ismail Qemali foi reaberto. O campeonato começou em 16 de Setembro de 1945, jogando sua primeira partida contra o Vllaznia, O Shoqata perdeu por 1-0. Na temporada 1945 a equipe terminou em 4°, sendo que tinha 6 equipes no campeonato. Em 22 de Junho de 1946, a equipe mudou seu nome para Klubi Sportiv Flamurtari Vlorë. Na temporada de 1946 o Flamurtari foi para a final do campeonato, tendo vencido o Grupo B na primeira fase. A final foi contra o Vllaznia Shkodër, Flamurtari perdeu as duas partidas, com um placar agregado de 5-0. Em 1948, Flamurtari chegou novamente na final, perdendo para o Partizani Tirana no Qemal Stafa por 6-2. Em 1951 o clube mudou seu nome para Puna Vlorë, mas em 1958 o clube usou mais uma vez o nome Flamurtari. Em 1960 o clube chegou a final da Copa da Albânia. Na primeira rodada jogou contra o KS Pogradeci, e ganhar deles em casa e fora. Na segunda rodada o Flamurtari jogou contra o Besa Kavajë. As duas empataram os dois jogos, e tiveram que fazer mais dois jogos extras, um de 90 minutos em Kavajë e outro de 135 minutos em Vlorë. No placar agregado 8-5 para o Flamurtari. Na terceira rodada o Flamurtari enfrentou o Skënderbeu Korçë. A primeira partida em Vlorë, terminou com uma vitória por 3-0. Em Korçë, o Skënderbeu estava ganhando por 3-0, na segunda metade do jogo o Flamurtari fez uma das maiores reviravoltas do futebol albanês, vencendo o jogo por 4-3. Na final o time jogou contra o Dinamo Tirana, sendo um jogo único perdendo por 1-0.

Os anos dourados[editar | editar código-fonte]

Na década de 1980 o Flamurtari recuperou seu status anterior de um grande clube albanês. Flamurtari terminou em 8° lugar na temporada 1980-81, mas na temporada seguinte ficou vice-campeão, atrás de KF Tirana. Durante a temporada o Flamurtari permaneceu invicto em todos os jogos em casa, em todas as competições que disputou. Em 1981 o Flamurtari iria participar pela primeira vez de uma copa internacional, a Taça dos Balcãs. Eles jogaram contra o AEK Atenas, perdendo por 3-2. Eles terminaram em segundo no seu grupo com duas vitórias e duas derrotas, fazendo 7 gols e levando 8. Em 1983-84 o Flamurtari chegou mais uma vez a final da Copa da Albânia, mas perdeu para o SK Tirana. Na temporada seguinte, eles conquistaram a Copa da Albânia vencendo o Partizani Tirana, e assim conquistando o primeiro título profissional da história.

Em 1985-86, Flamurtari terminou mais uma vez em segundo, perdendo no saldo de gols para o Dinamo Tirana. Terminando em segundo no campeonato eles foram classificados para a Copa da UEFA. Eles foram sorteados para jogar contra o FC Barcelona. Flamurtari foi eliminado após dois empates (1-1 em Vlorë, 0-0 em Barcelona), graças a regra do gol fora. Nessa temporada o Flamurtari conseguiu chegar mais uma vez a final da Copa da Albânia perdendo na final para o Vllaznia Shkodër por 4-3.

Depois de uma temporada perfeita eles ganharam o direito de jogar mais uma vez na Taça da UEFA. Na primeira rodada eles tiveram que jogar contra o Partizan Belgrado. Depois de uma vitória por 2-0 em Vlorë, na segunda partida o Partizan estava ganhando por 2-0, até o minuto 76 quando Sokol Kushta marcou um gol para o Flamurtari classificando o time direto para a segunda rodada.

Na segunda rodada, o Flamurtari foi sorteado para jogar contra o FC Erzgebirge Aue em Aue. No primeiro jogo em Aue o Erzgebirge venceu por 1-0, mas já em Vlorë o Erzgebirge perdeu por 2-0, Flamurtari classificado para a terceira rodada.

Na terceira rodada eles foram sorteados para jogar mais uma vez contra o FC Barcelona. Flamurtari venceu o primeiro jogo em Vlorë por 1-0. No segundo jogo em Barcelona, o Flamurtari terminou o primeiro tempo ganhando por 1-0, mas no segundo tempo tomou 4 gols seguidos, e o jogo acabou 4-1 para o Barcelona. Eliminando o Flamurtari numa das melhores campanhas numa copa internacional.

Na mesma temporada o Flamurtari venceu a Copa da Albânia, depois de ganhar o Partizani Tirana por 1-0. Na temporada 1988-89 o Flamurtari foi jogar a Recopa da UEFA, sendo sorteados para jogar contra o clube de futebol polonês Lech Poznan. Depois de dois jogos o Flamurtari foi eliminado, no placar agregado o Lech ganhou por 4-2. Apenas um ano depois o Flamurtari ganhou pela primeira vez a Kategoria Superiore. No mesmo ano eles ganharam também a Supercopa da Albânia.

Outras Modalidades[editar | editar código-fonte]

Ciclismo[editar | editar código-fonte]

Dos anos de 1916 á 1921, houve um aumento significativo na popularidade do ciclismo na Albânia, sendo formado em 21 de Maio de 1921 o clube de ciclismo de Vlorë, onde apareceram famosos nomes no esporte na Albânia como, Novruz Nivrica, Spiro Stavro e Salo Metushi. Em 1925 o clube disputou o primeiro torneio nacional, sendo o time de Vlorë representado por Novruz Nivrica.

Em 1928 o Vlorë participou da primeira Copa dos Balcãs de Ciclismo sendo realizada na Grécia, tendo como campeão Novruz Nivrica, o primeiro título internacional do Vlorë.

Entre 1937 e 1940, apareceram outros famosos nomes como, Thomas Puka, Gori Risilia, Cecen Shana, Qemal Meli, e Mimi Risilia.

Em 1966, o destaque foi o talentoso Driza Piro, que ganhou seu primeiro título nacional com apenas 15 anos de idade.

Atletismo[editar | editar código-fonte]

Cores e Emblema[editar | editar código-fonte]

Emblema[editar | editar código-fonte]

As cores tradicionais do Flamurtari são vermelho e preto. Foi em Vlorë que Ismail Qemali declarou a independência da Albânia, e a cidade foi apelidada de "Cidade da Bandeira", então os fundadores do clube decidiram que as cores do time deviam ser as da bandeira. O primeiro escudo do clube era bem parecido com o do Conselho Municipal de Vlorë. Após a Segunda Guerra Mundial, a equipe mudou seu escudo em um escudo em forma de novo com a inicial F em preto, no meio do escudo rodeado por um fundo vermelho. O brasão atual foi feito na década de 80, mas só foi utilizado no começo da década de 2000.

Uniforme[editar | editar código-fonte]

O Uniforme atual do Flamurtari é preto com listras vermelhas, calção preto e meias pretas. Os números nas costas são escritos na cor dourada. O patrocinador do uniforme é Société Générale e Bashkia Vlorë. O primeiro uniforme do Flamurtari era preto com listras horizontais pretas, calção preto e meias vermelhas. De 1946 até 1981 o uniforme do flamurtari era branco com uma listra vertical preta e duas vermelhas.

Estádio[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Stadiumi Flamurtari

Antes da construção do Stadiumi Flamurtari o Flamurtari, fazia seus jogos em casa nem um campo conhecido como "Varri i Halimit ". O Varri i Halimit era localizado em Uji i Ftohte, onde hoje é a sede da equipe de base do Flamurtari. A equipe mudou-se para o novo estádio em 1961, inicialmente construído com uma capacidade para 6.500 pessoas, o estádio foi ampliado em 1975 aumentando sua capacidade para 12.000. No entanto durante a era ouro do clube atraiu até 15.000 torcedores. O maior público já registrado , foi no jogo contra o FC Barcelona na Copa da UEFA 1987-88, quando havia 18.500 pessoas no estádio. Em 2004 o estádio foi reconstruido com a ajuda da FSHF e Bashkia Vlorë. Ele agora suporta no máximo 8.500 torcedores.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Principais Títulos[editar | editar código-fonte]

(1990-91, 1996-97)

(2005-06)

(1985-86, 1988-89, 2009-10)

(1990, 1991)

  • Copas Europeias:

A nível internacional eles são mais conhecidos por uma série do bons resultados obtidos no final dos anos 80, sendo a equipe albanesa mais sucedida em uma competição continental. Na Copa da UEFA 1986-87, o Flamurtari jogou contra o FC Barcelona, conseguindo dois empates: 1-1 em Vlorë e 0-0 em Barcelona. O Barcelona se classificou pela regra dos gols fora de casa. Na temporada seguinte 1987-88 o Flamurtari enfrentou o Partizan Belgrado (Vitória por 2-0 em Belgrado, e derrota por 2-1 em Vlorë), se classificando para a segunda rodada enfrentando o Erzgebirge Aue FC (Derrota por 1-0 em Aue e Vitória por 2-0 em Vlorë). Na terceira rodada o Flamurtari foi sorteado para jogar contra o Barcelona (1-0 em Vlorë, 1-4 em Barcelona). Esta parece ser até hoje a melhor participação de uma equipe albanesa em uma competição continental. Na UEFA Europa League 2009-10 eles enfrentaram o Motherwell FC da Escócia (0-1 em Vlorë, 1-8 em Motherwell).

Rivalidades[editar | editar código-fonte]

O principal rival do Flamurtari é o Vllaznia Shkodër. Nos anos 70 os dois jogaram o futebol mais bonito da Albânia. A relação entre os dois clube é boa e não há registros de violência por parte dos torcedores. Outros concorrentes incluem as equipes da capital: Dinamo Tirana, Tirana, e Partizan Tirana. A rivalidade talvez se deva ao fato de Vlorë ter sido a primeira capital da Albânia, e só depois ter passado a ser Tirana.

Flamurtari em Copas Europeias[editar | editar código-fonte]

Temporada Competição Rodada País Clube Casa Fora Agregado
1985–86 Taça dos Campeões Europeus 1R Finlândia HJK 1–2 2–3 3–5
1986–87 Copa da UEFA 1R Espanha Barcelona 1–1 0–0 1–1
1987–88 Copa da UEFA 1R República Socialista Federativa da Iugoslávia Partizan 2–0 1–2 3–2
2R Alemanha Oriental Erzgebirge Aue 2–0 0–1 2–1
3R Espanha Barcelona 1–0 1–3 2–3
1988–89 Taça dos Campeões Europeus 1R Polónia Lech Poznań 2–3 0–1 2–4
1990–91 Taça dos Campeões Europeus 1R Grécia Olympiacos 0–2 1–3 1–5
1991–92 Taça dos Campeões Europeus 1R Suécia IFK Göteborg 1–1 0–0 1–1
1996–97 Liga dos Campeões da UEFA 1R Eslováquia Humenné 0–2 0–1 0–3
2009–10 Liga Europa da UEFA 2R Escócia Motherwell 1–0 1–8 2–8
2011–12 Liga Europa da UEFA 1R Montenegro Budućnost Podgorica 1–2 3–1 4–3
2R Chéquia Jablonec 0–2 1–5 1–7
2012–13 Liga Europa da UEFA 1R Hungria Honvéd 0–1 0–2 0–3
2014–15 Liga Europa da UEFA 1R Geórgia Sioni Bolnisi 1–2 3–2 4–4
2R Roménia Petrolul Ploieşti 1–3 0–2 1–5

Elenco Atual[editar | editar código-fonte]

Flamurtari Vlorë[editar | editar código-fonte]

Goleiros
N.º Jogador
1 Albânia Moçka
30 Albânia Spaho
Defensores
N.º Jogador Pos.
28 Albânia Sakaj Z
11 Albânia Veliu Z
6 Albânia Begaj Z
5 Albânia Brahja Z
- Albânia Myrtaj Z
- Albânia Caushaj Z
4 Albânia Grami Z
- Albânia Spaho Z
- Macedónia do Norte Ramadani Z
Meio-campistas
N.º Jogador Pos.
23 Albânia Ahmataj M
19 Albânia Zeqiri M
20 Albânia Kuqi M
14 Albânia Devolli M
8 Albânia Liçaj M
9 Albânia Roshi M
- Albânia Sinaj M
7 Albânia Progni M
17 Macedónia do Norte Lena M
Atacantes
N.º Jogador
10 Albânia Shehaj
22 Albânia Xhafa
- Albânia Shabanaj
- Albânia Idrizaj
18 Macedónia do Norte Bajevski
- Albânia Gjondeda
Comissão técnica
Nome Pos.
Albânia Geri Cipi T
Bósnia e Herzegovina Dario Zrnic AS
Albânia Gugash Magani AS
Albânia Bujar Gogunja TG

Flamurtari Vlorë Sub-19[editar | editar código-fonte]

Goleiros
N.º Jogador
1 Albânia Kristi Bifsha
12 Albânia Mario Shabani
Defensores
N.º Jogador Pos.
4 Albânia Andi Shabani Z
- Albânia Xhiljando Dergjini Z
6 Albânia Darling Banushi Z
- Albânia Endri Arapi Z
- Albânia Renaldo Azizaj Z
- Albânia Sino Sinani Z
Meio-campistas
N.º Jogador Pos.
8 Albânia Marcelo Hitaj M
9 Albânia Klaudio Myftari M
10 Albânia Ervis Shakaj M
- Albânia Eraldo Canaj M
Atacantes
N.º Jogador
- Albânia Mikel Brahimi
- Albânia Hergert Gjondeda
- Albânia Ines Hajrullai

Transferências[editar | editar código-fonte]

Jogadores Famosos[editar | editar código-fonte]

* Nota:Todos os jogadores com mais de 50 jogos pelo clube são adicionados á essa lista, ou que tenham tido uma carreira internacional gloriosa no passado ou no futuro do jogador.

Referências

  1. World Stadiums Visitado em 6 de Dezembro de 2010.
  2. Bashkia Vlorë. Anúncio do Patrocínio. Visitado em 6 de Dezembro de 2010.
  3. Site oficial do Flamurtari Vlorë. História do Flamurtari Vlorë. Visitado em 6 de Dezembro de 2010.
  4. Google Maps Pesquisa "Flamurtari Vlorë". Visitado em 6 de Dezembro de 2010.
  5. Site Oficial (em albanês) História do Flamurtari Esporte Clube,
  6. Footballdatabase. (em inglês) Visitado em 6 de Dezembro de 2010.
  7. Site Oficial (em albanês) História do Flamurtari Vlorë.