Leonor, Princesa das Astúrias: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 21: Linha 21:


== Nascimento ==
== Nascimento ==
A Infanta Leonor nasceu a 31 de outubro de 2005, na Clíncia Ruber, por meio de uma cesarina à 01:46 (hora local) com 3500 [[Quilograma|Kg]] e 47 [[Centímetro|cm]]<ref>http://www.hola.com/realeza/casa_espanola/2013103067811/infanta-leonor-cumple-ocho/</ref>, o anúncio de seu nascimento foi comunicado à imprensa através de mensagens escritas por celular. É filha de [[Felipe de Bourbon|Felipe, Príncipe de Astúrias]] e de [[Letizia Ortiz|Letizia, Princesa das Astúrias]], como primogênita dos atuais Príncipes herdeiros da Espanha é a segunda na Linha de Sucessão ao Trono Espanhol. Leonor possui uma irmã, [[Sofia de Bourbon e Ortiz|Sofía de Todos los Santos de Borbón y Ortiz]], nascida em 29 de abril de 2007<ref>http://www.libertaddigital.com/sociedad/nace-la-infanta-sofia-segunda-hija-de-los-principes-de-asturias-y-tercera-en-la-linea-de-sucesion-al-trono-1276304470/</ref>.
A Infanta Leonor nasceu a 31 de outubro de 2005, na Clíncia Ruber, por meio de uma cesarina à 01:46 (hora local) com 3500 [[Quilograma|g]] e 47 [[Centímetro|cm]]<ref>http://www.hola.com/realeza/casa_espanola/2013103067811/infanta-leonor-cumple-ocho/</ref>, o anúncio de seu nascimento foi comunicado à imprensa através de mensagens escritas por celular. É filha de [[Felipe de Bourbon|Felipe, Príncipe de Astúrias]] e de [[Letizia Ortiz|Letizia, Princesa das Astúrias]], como primogênita dos atuais Príncipes herdeiros da Espanha é a segunda na Linha de Sucessão ao Trono Espanhol. Leonor possui uma irmã, [[Sofia de Bourbon e Ortiz|Sofía de Todos los Santos de Borbón y Ortiz]], nascida em 29 de abril de 2007<ref>http://www.libertaddigital.com/sociedad/nace-la-infanta-sofia-segunda-hija-de-los-principes-de-asturias-y-tercera-en-la-linea-de-sucesion-al-trono-1276304470/</ref>.


== Batizado ==
== Batizado ==

Revisão das 20h13min de 12 de junho de 2014

Leonor de Bourbon
Infanta de Espanha
Nascimento 31 de outubro de 2005 (18 anos)
  Madrid, Espanha
Nome completo  
Leonor de Todos los Santos de Borbón y Ortiz
Casa Bourbon
Pai Felipe, Príncipe das Astúrias
Mãe Letizia, Princesa das Astúrias

Leonor de Todos os Santos de Bourbon e Ortiz (en espanhol Leonor de Todos los Santos de Borbón y Ortiz) (Madrid, 31 de outubro de 2005)[1] é uma infanta de Espanha, actualmente segunda na linha de sucessão do trono espanhol. É filha de Filipe, Príncipe de Astúrias e de Letizia, Princesa de Astúrias, o herdeiro ao trono espanhol e sua esposa.[2]

Nascimento

A Infanta Leonor nasceu a 31 de outubro de 2005, na Clíncia Ruber, por meio de uma cesarina à 01:46 (hora local) com 3500 g e 47 cm[3], o anúncio de seu nascimento foi comunicado à imprensa através de mensagens escritas por celular. É filha de Felipe, Príncipe de Astúrias e de Letizia, Princesa das Astúrias, como primogênita dos atuais Príncipes herdeiros da Espanha é a segunda na Linha de Sucessão ao Trono Espanhol. Leonor possui uma irmã, Sofía de Todos los Santos de Borbón y Ortiz, nascida em 29 de abril de 2007[4].

Batizado

Foi baptizada em 14 de janeiro de 2006 nos jardins do Palácio da Zarzuela[5]. O oficiante foi o cardeal-arcebispo de Madrid, Antonio María Rouco Varela. Os padrinhos são os seus avós paternos.

Educação

A infanta Leonor ingressou na escola em 07 de setembro de 2007no Infantário da Guarda Real no Palácio de El Pardo.

Começou sua educação infantil em 15 de setembro de 2008 no Colégio Santa María de los Rosales de Aravaca, nos arredores de Madrid. O seu pai é um ex-aluno desta escola.

Aparições públicas

As suas aparições em público até agora, como as de sua irmã Sofia, se limitam a três ou quatro ocasiões adurante o ano (inicio do ano escolar, missa de Páscoa, férias em Palma de Maiorca, etc.)

A infanta Leonor assistiu por a primeira vez, junto com a sua irmã a infanta Sofia, a uma recepção oficial no Palácio Real de Madrid com motivo da vitória da Selecção de Fútebol de Espanha na Copa Mundial de Fútebol de 2010 no dia 12 de julho de 2010 com os reis, os príncipes de Asturias e a infanta Elena. O segundo acto a que assistiu foi a missa em honra de sua bisavó paterna, a Condessa de Barcelona, em dezembro de esse mesmo ano, acto a que assistiu toda a família real.

Herdeira do trono

Até então, por não possuir irmãos do sexo masculino, Leonor é a segunda na linha de sucessão ao trono espanhol, atrás apenas de seu pai, o príncipe Felipe

Caso Leonor se torne herdeira do seu pai, assumirá os títulos de XXXVI Princesa das Astúrias, Princesa de Girona, Princesa de Viana, Duquesa de Montblanc, Condessa de Crevera e Senhora de Balaguer. Caso assuma o trono, será a primeira rainha reinante desde Isabel II, sob o nome presuntivo de "Leonor II de Espanha" (já que em Navarra houve uma rainha, também, chamada Leonor no século XV).

A constituição espanhola, que o governo socialista pretendia modificar, mantém a preferência masculina na sucessão, isto é, os filhos varões têm precedência sobre as irmãs, mesmo que mais velhas. Assim, Leonor só será rainha de Espanha em caso de vir a ser filha única ou de vir a ter apenas irmãs.

No caso de Leonor se tornar um dia rainha, será a quarta mulher a reinar em Espanha (depois de Isabel I, Joana I e Isabel II)

Títulos

  • 2005 - presente: Sua Alteza Real a infanta Leonor de Espanha

Ascendência

Precedido por
Felipe, Príncipe das Astúrias
Linha de sucessão ao trono espanhol
Sucedido por
Sofia de Bourbon e Ortiz

Referências