Lista de prefeitos de São Paulo do Potengi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Prefeito de São Paulo do Potengi

Brasão de São Paulo do Potengi
Duração 4 anos (com direito a uma reeleição)
Criado em 1 de janeiro de 1944 (80 anos)
Primeiro titular Severino Raul Gadelha
Sucessão através de sufrágio universal direto
(A sucessão pode ocorrer também pela linha sucessória)
Vice João Maria Dantas
Salário R$18.000,00
Website https://saopaulodopotengi.rn.gov.br/

Esta é a lista de prefeitos do município de São Paulo do Potengi, no estado brasileiro do Rio Grande do Norte.

Constam na lista os chefes do poder executivo do município a partir da posse do primeiro prefeito municipal, Severino Raul Gadelha, em 1944. O poder executivo é exercido pelo prefeito, com funções políticas, executivas e administrativas.[1][2] O vice-prefeito, além das outras atribuições que lhe forem referidas pela legislação local, auxiliará o prefeito sempre que por ele convocado para as missões especiais, o substituirá nos casos de licença e sucederá no caso de vacância do cargo.[3]

Durante esse período de autonomia municipal, iniciado em 1944,[4] quatorze indivíduos foram eleitos ou sucedidos ao cargo de prefeito, servindo um total de vinte e três mandatos. José Azevedo foi o prefeito com mais mandatos, num total de quatro, sendo o primeiro a ser reeleito. Sebastião Marinho e Francisco Cabral vêm logo depois com três mandatos não consecutivos cada, juntamente com Naldinho Cassimiro que teve dois mandatos não consecutivos e uma reeleição. Geraldo Macêdo serviu em dois mandatos não consecutivos. Os demais prefeitos tiveram somente um mandato. Um indivíduo assumiu em caráter provisório em ocasião da vacância do cargo.

O mandato do prefeito é de quatro anos com direito a uma disputa pela reeleição.[5] A atual Constituição de 1988 fixou mandato de quatro anos sem reeleição.[6] As anteriores constituições do Brasil fixaram mandatos de quatro, cinco e seis anos. Sebastião Marinho, Francisco Cabral e João Marques foram os prefeitos que exerceram mandatos de cinco anos. O único prefeito que exerceu um mandato de seis anos completos foi José Gomes, por força da Emenda constitucional nº 14 de 9 de setembro de 1980.[7]

História[editar | editar código-fonte]

Raul Gadelha, o primeiro prefeito de São Paulo do Potengi.

A povoação foi elevada à categoria de vila, no governo do interventor Rafael Fernandes Gurjão, através do decreto-lei nº 603, de 31 de outubro de 1938,[8] sendo instalada no dia 1 de janeiro de 1939, com a posse do primeiro subprefeito, Manoel Henrique de Azevedo.

A sua independência política só seria alcançada na interventoria do general Antônio Fernandes Dantas, com a criação do município pelo decreto-lei nº 268, de 30 de dezembro de 1943, que foi sancionado pelo desembargador João Dionísio Filgueira, secretário-geral do Estado, no exercício de interventor,[9] e cuja instalação se processou no dia 1 de janeiro de 1944, com a posse do primeiro prefeito municipal, Severino Raul Gadelha.[10]

O prefeito mais jovem a assumir o cargo foi José Azevedo, aos 31 anos, em 1989. O prefeito mais idoso a tomar posse foi Francisco Cabral, aos 63 anos, em 1958. A idade máxima alcançada por um ex-prefeito foi de 100 anos e 81 dias, por Francisco Cabral; já o ex-prefeito a viver menos tempo foi João Marques, que morreu aos 59 anos e 66 dias. Nini Souto foi a política que viveu há mais tempo na condição de ex-prefeita, somando 47 anos e 1 dia, de 1977 até a data de sua morte em 2024. José Azevedo foi quem ficou por mais tempo na prefeitura: 16 anos, contando seus quatro períodos no executivo, (1989-1992), (1997-2000), (2001-2004) e (2009-2012).[11] Cinco prefeitos exerceram o cargo por mais de um mandato: Francisco Cabral assumiu o executivo em 1945, deixando o cargo dois meses depois. Foi eleito prefeito em 1948 e governou até 1953, voltando a comandar o município de 1958 a 1963; Sebastião Marinho foi nomeado em 1945, se afastando do cargo após cinco meses. Foi nomeado novamente em 1946, mas se desincompatibilizou do cargo em 1947. Foi eleito prefeito em 1953 e governou o município até 1958; Geraldo Macêdo governou de 1983 a 1988 e de 1993 a 1996; José Azevedo, de 1989 a 1992, de 1997 a 2004 (sendo reeleito em 2000), e de 2009 a 2012; e Naldinho Cassimiro de 2005 a 2008 e de 2013 a 2020 (sendo reeleito em 2016), visto que também foi o recordista de candidaturas ao comando do município; disputou cinco vezes seguidas a prefeitura.

O cargo esteve vago em uma única ocasião, sendo ocupado em caráter provisório por Reinaldo Iglesias, de 5 a 6 de junho de 1948.

Primeiro prefeito constitucional[editar | editar código-fonte]

Em 21 de março de 1948, foi realizada a primeira eleição municipal em São Paulo do Potengi. Francisco Cabral, da União Democrática Nacional (UDN), foi o primeiro prefeito eleito pelo voto direto no município,[12] tomando posse em 6 de junho do mesmo ano,[13] junto ao vice-prefeito João Marques. De acordo com a Constituição vigente à época, os candidatos aos cargos de prefeito e vice-prefeito eram eleitos separadamente, portanto, Cabral obteve 985 votos e João Marques 965, respectivamente, sendo considerada uma das eleições mais árduas do estado, à época.

Primeira mulher prefeita[editar | editar código-fonte]

Nini Souto foi escolhida para concorrer ao executivo de São Paulo do Potengi no ano de 1972. O prefeito Antônio Azevedo era o opositor, apoiando o candidato arenista João Marques, e o governo do estado na figura de Cortez Pereira também era o adversário. Mesmo assim foi para as ruas, comunidades rurais de casa em casa, reunindo lideranças, fazendo reuniões usando a Cartilha da Igreja com o título “Voto não se vende, consciência não se compra”.

A eleição ocorrida em 15 de novembro de 1972 deu a sua vitória com 1.508 votos (51,64% dos votos válidos) pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), e foi empossada em 31 de janeiro de 1973, tendo como vice-prefeito Francisco Dias. Foi a primeira mulher a ser eleita prefeita de São Paulo do Potengi sendo, até o momento, a única mulher a ocupar o cargo.

Prefeito eleito[editar | editar código-fonte]

Ao candidato eleito prefeito de São Paulo do Potengi é dado o título prefeito eleito desde a divulgação do resultado das eleições, até a sua posse, no dia 1 de janeiro do ano seguinte ao da eleição. O título é concedido de maneira oficial ao ser feita a diplomação dos candidatos a prefeito e vice-prefeito eleitos.[14] O título não é concedido quando o candidato é eleito para um segundo mandato, ou seja, é reeleito prefeito, uma vez que este já se encontra no exercício da prefeitura.

Posse[editar | editar código-fonte]

Pacelli Souto fazendo seu primeiro discurso como prefeito de São Paulo do Potengi, em janeiro de 2021.

O prefeito e o vice-prefeito tomarão posse no dia 1 de janeiro do ano subsequente à eleição, em sessão solene na Câmara Municipal ou, se esta não estiver reunida, perante autoridade jurídica competente, ocasião em que prestarão o seguinte compromisso:[15]

Prometo cumprir a Constituição Federal, a Constituição Estadual e a Lei Orgânica Municipal, observar as leis, promover o bem geral dos municípios e exercer o cargo sob inspiração da democracia, da legibilidade e da legalidade.

Todavia, nem sempre foi assim. No início, os prefeitos tomavam posse no dia 31 de março. A data da posse já foi alterada para 31 de janeiro e, por último, em 1 de janeiro, permanecendo essa data até os dias atuais.[6] Devido à instabilidade política, com mandatos de curta duração, alguns prefeitos não tomaram posse nas datas citadas. Os eleitos são diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral e são empossados pelo presidente da Câmara Municipal.[14]

Se até o dia 10 de janeiro o prefeito e o vice-prefeito, salvo motivo de força maior devidamente comprovado e aceito pela Câmara Municipal, não tiver assumido o cargo, este será declarado vago. Enquanto não ocorrer a posse do prefeito, assumirá o cargo o vice-prefeito, e na falta ou impedimento deste, o presidente da Câmara Municipal.[15]

Sucessão e substituição[editar | editar código-fonte]

Em caso de impedimento do prefeito e do vice-prefeito, ou vacância dos respectivos cargos, será chamado ao exercício do cargo de prefeito o presidente da Câmara Municipal.[15]

  1. Verificando-se a vacância, nos 2 (dois) primeiros anos do mandato, far-se-á eleição direta, 90 (noventa) dias após sua abertura, cabendo aos eleitos complementar o período de seus antecessores.
  2. Ocorrendo a vacância no 3º (terceiro) ano do período governamental, a lei para ambos os cargos, será feita 30 (trinta) dias depois da última vaga, pela Câmara Municipal na forma da Lei.
  3. Ocorrendo a vacância no último ano do período governamental, o cargo será exercido pelo presidente da Câmara Municipal.
  4. Em qualquer dos casos, os eleitos ou sucessores devem completar o período de seus antecessores.
  5. A recusa do presidente da Câmara em assumir a prefeitura implicará na perda do mandato que ocupa na Mesa Diretora.
Diagrama da linha sucessória
Prefeito Vice-prefeito Presidente da Câmara
Titular 1.º 2.º
Pacelli Souto João Maria Dantas Geraldo Cunha

Atual prefeito (2021-2024)[editar | editar código-fonte]

O atual prefeito de São Paulo do Potengi é Pacelli Souto, do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), que conquistou o cargo nas eleições municipais de 2020 e tomou posse em 1 de janeiro de 2021.[16][17] Pacelli recebeu 62,43% dos votos válidos, vencendo o odontólogo Ivan Dantas de Farias, do Partido Social Liberal (PSL), que recebeu 37,57% dos votos válidos.[18] Com a vitória, Pacelli assumiu a prefeitura de São Paulo do Potengi pela primeira vez. Junto a ele, tomou posse o vice-prefeito eleito pelo Progressistas (PP), João Maria Dantas.[19]

Fachada do Palácio Municipal Francisco Cabral da Silva.

Palácio Municipal Francisco Cabral da Silva[editar | editar código-fonte]

O edifício-sede da Prefeitura de São Paulo do Potengi, denominado Palácio Municipal Francisco Cabral da Silva — através da Lei nº 396/98, de 13 de março de 1998, foi inaugurado no dia 2 de fevereiro de 1953, na gestão do prefeito Francisco Cabral.[20] A planta foi feita pelo engenheiro Gentil Ferreira de Sousa, ex-prefeito da cidade de Natal.

Está localizada na Rua Bento Urbano - Centro, São Paulo do Potengi.[21]

Prefeitos de São Paulo do Potengi[editar | editar código-fonte]

As cores (relacionadas a bandeira do município) indicam o meio pelo qual cada prefeito chegou ao cargo. Em verde estão os prefeitos eleitos por sufrágio direto; em amarelo, os que foram nomeados pelos governadores e/ou interventores do estado; em azul, os que exerceram em caráter provisório por motivo de vacância do cargo.

  Prefeitos eleitos
  Prefeitos nomeados
  Prefeitos em caráter provisório
O.H Fotografia Prefeito Partido Primeira-dama Período de Governo Vice-prefeito Eleição Referências
e notas
1 Severino Raul
Gadelha

n. 22 de agosto de 1902
m. 16 de novembro de 1990
Sem partido Maria Laura
Trigueiro Gadelha
1 de janeiro de 1944

2 de fevereiro de 1945
(1 ano e 32 dias)
Vacante  [22][nota 1]
2 Francisco Cabral
da Silva

n. 2 de fevereiro de 1895
m. 24 de abril de 1995
Sem partido Maria do Carmo
Mafra Cabral
2 de fevereiro de 1945

8 de abril de 1945
(65 dias)
Vacante  [23][nota 2]

[nota 3]

3 Sebastião Marinho
de Carvalho

n. 12 de dezembro de 1895
m. 6 de abril de 1973
Sem partido Enedina Paiva
de Carvalho
8 de abril de 1945

24 de novembro de 1945
(230 dias)
Vacante  [24][nota 4]

[nota 3]

4 Antônio de Castro
Bezerra

n. 18 de novembro de 1897
m. 5 de março de 1991
Sem partido Alice Leandro
de Castro
24 de novembro de 1945

18 de fevereiro de 1946
(86 dias)
Vacante  [25][nota 5]
5 Sebastião Marinho
de Carvalho

n. 12 de dezembro de 1895
m. 6 de abril de 1973
PSD Enedina Paiva
de Carvalho
18 de fevereiro de 1946

22 de setembro de 1947
(1 ano e 216 dias)
Vacante  [nota 6]
6 João Avenerável
Pimentel

n. 27 de maio de 1894
m. 9 de maio de 1983
PSD Martinha dos Santos
Pimentel
22 de setembro de 1947

5 de junho de 1948
(257 dias)
Vacante  [nota 7]
7 Reinaldo José
Iglesias

n. 24 de dezembro de 1913
m. 4 de agosto de 2000
Sem partido Maria Julieta
Dantas Iglesias
5 de junho de 1948

6 de junho de 1948
(1 dia)
Vacante  [nota 8]
8 Francisco Cabral
da Silva

n. 2 de fevereiro de 1895
m. 24 de abril de 1995
UDN Maria do Carmo
Mafra Cabral
6 de junho de 1948

30 de março de 1953
(4 anos e 298 dias)
João Marques
de Araújo
1948 [13][nota 9]
9 Sebastião Marinho
de Carvalho

n. 12 de dezembro de 1895
m. 6 de abril de 1973
PSD Enedina Paiva
de Carvalho
31 de março de 1953

30 de março de 1958
(5 anos)
José Osvaldo
da Rocha
1952 [26]
10 Francisco Cabral
da Silva

n. 2 de fevereiro de 1895
m. 24 de abril de 1995
UDN Maria do Carmo
Mafra Cabral
31 de março de 1958

30 de março de 1963
(5 anos)
Amélio de Azevedo
Cruz
1958 [27]
11 João Marques
de Araújo

n. 12 de junho de 1915
m. 17 de outubro de 1974
UDN Clotilde Pereira
Marques
31 de março de 1963

30 de janeiro de 1969
(5 anos e 306 dias)
Antônio de Oliveira
Azevedo
1962 [28][29][30]
12 Antônio de Oliveira
Azevedo

n. 11 de março de 1921
m. 19 de fevereiro de 1995
ARENA Maria Lindalva
Oliveira Azevedo
31 de janeiro de 1969

30 de janeiro de 1973
(4 anos)
Francisco Cabral
da Silva
1968 [31][32]
13 Maria Nini
Araújo Souto

n. 11 de março de 1939
m. 1 de fevereiro de 2024
MDB Gileno Pereira
Souto
31 de janeiro de 1973

30 de janeiro de 1977
(4 anos)
Francisco Dias
Lopes
1972 [33][34][nota 10]
14 José Gomes
Sobrinho

n. 14 de maio de 1926
m. 7 de dezembro de 1993
MDB Josefa Gomes
Lopes
31 de janeiro de 1977

31 de janeiro de 1983
(6 anos)
Pedro Ferreira
das Chagas
1976 [35][36][nota 11]
15 Geraldo Macêdo
Costa

n. 13 de outubro de 1944
PDS Maria Célia
de Azevedo Costa
1 de fevereiro de 1983

31 de dezembro de 1988
(5 anos e 335 dias)
Francisca Alves
Bezerra
1982 [37]
16 José Azevedo
Lopes

n. 11 de fevereiro de 1957
PFL Maria de Fátima
Ribeiro de Azevedo
1 de janeiro de 1989

31 de dezembro de 1992
(4 anos)
Francisco Canindé
de Azevedo
1988 [38]
17 Geraldo Macêdo
Costa

n. 13 de outubro de 1944
PFL Maria Célia
de Azevedo Costa
1 de janeiro de 1993

31 de dezembro de 1996
(4 anos)
Maria Neci
de Oliveira Soares
1992 [39]
18 José Azevedo
Lopes

n. 11 de fevereiro de 1957
PMN Maria de Fátima
Ribeiro de Azevedo
1 de janeiro de 1997

31 de dezembro de 2004
(8 anos)
Luiz Antônio
Dias Campos
1996
PP 2000 [40][nota 12]
19 José Leonardo
Cassimiro de Araújo

n. 5 de abril de 1966
PPS Maria Vênus
Cavalcante de Araújo
1 de janeiro de 2005

31 de dezembro de 2008
(4 anos)
Domingos Sávio
Dias Campos
2004 [41][42]
20 José Azevedo
Lopes

n. 11 de fevereiro de 1957
PMDB Maria de Fátima
Ribeiro de Azevedo
1 de janeiro de 2009

31 de dezembro de 2012
(4 anos)
José Luiz
de Macedo
2008 [43][44]
21 José Leonardo
Cassimiro de Araújo

n. 5 de abril de 1966
PSD Maria Vênus
Cavalcante de Araújo
1 de janeiro de 2013

31 de dezembro de 2020
(8 anos)
Eugênio Pacelli
Araújo Souto
2012 [45][46][47]
Erivan Alves
Farias
2016 [48][49][50]
22 Eugênio Pacelli
Araújo Souto

n. 9 de fevereiro de 1964
MDB Célia Mara
Evangelista Ferreira
1 de janeiro de 2021
(3 anos e 120 dias até o momento)
João Maria
Guilherme Dantas
2020 [51][52][53]
  • Nota¹: As imagens podem apresentar problemas em alguns dispositivos móveis.
  • Nota²: Constam na lista os partidos pela qual estavam filiados na data da posse.

Total (em anos e dias)[editar | editar código-fonte]

Partido Sigla Total Prefeitos Referências
e notas
União Democrática Nacional UDN 12 anos e 142 dias 2 Francisco Cabral e João Marques [nota 13]
Partido da Frente Liberal PFL 8 anos 2 José Azevedo e Geraldo Macêdo
Partido Social Democrático (2011) PSD 8 anos 1 Naldinho Cassimiro
Movimento Democrático Brasileiro (1980) MDB 7 anos e 120 dias 2 José Azevedo e Pacelli Souto [nota 14]
Partido Social Democrático (1945) PSD 7 anos e 108 dias 2 Sebastião Marinho e João Pimentel
Movimento Democrático Brasileiro (1966) MDB 6 anos e 323 dias 2 Nini Souto e José Gomes [nota 15]
Aliança Renovadora Nacional ARENA 6 anos e 302 dias 2 João Marques e Antônio Azevedo [nota 16]
Partido Democrático Social PDS 5 anos e 335 dias 1 Geraldo Macêdo
Partido da Mobilização Nacional PMN 4 anos 1 José Azevedo
Partido Progressista PP 4 anos 1 José Azevedo
Partido Popular (1980) PP 2 anos e 353 dias 1 José Gomes [nota 17]
Partido Popular Socialista PPS 2 anos e 248 dias 1 Naldinho Cassimiro [nota 18]
Partido Socialista Brasileiro PSB 1 ano e 105 dias 1 Naldinho Cassimiro [nota 19]

O partido que mais tempo esteve ininterruptamente com a prefeitura foi a União Democrática Nacional durante 10 anos e 275 dias (1958-1969).

Ex-prefeitos vivos[editar | editar código-fonte]

Atualmente, três ex-prefeitos potengienses estão vivos. O registro histórico destaca que a última ex-prefeita a falecer foi Nini Souto, em 1 de fevereiro de 2024, aos 84 anos.[54]

Os ex-prefeitos vivos em ordem de serviço são:

Ver também[editar | editar código-fonte]

Notas

  1. Nomeado pelo interventor federal interino João Dionísio Filgueira em 30 de dezembro de 1943, foi o primeiro prefeito de São Paulo do Potengi. Sua principal missão foi processar a instalação do município com a transferência da administração pública de São Gonçalo para a nova comunidade, trazendo funcionários, móveis, equipamentos e arquivos do município extinto.
  2. Nomeado pelo interventor federal Antônio Fernandes Dantas em 23 de janeiro de 1945. Francisco Cabral resolveu filiar-se à UDN, que passou a fazer oposição ao sistema de forças políticas dominantes no estado, entregou o cargo, que exerceu apenas 2 meses e 6 dias.
  3. a b A implantação do Estado Novo, em 10 de novembro de 1937, extinguiu todos os partidos políticos e proibiu a formação de novos partidos. Somente em 11 de abril de 1945, com a liberdade eleitoral, que foram fundados vários partidos políticos.
  4. Nomeado pelo interventor federal Antônio Fernandes Dantas em 4 de abril de 1945. O período administrativo de Marinho também foi bastante reduzido. Com a posse do Desembargador Miguel Seabra Fagundes, Presidente do Tribunal de Justiça do Estado, no cargo de Interventor Estadual a 7 de novembro de 1945, o cargo de Prefeito Municipal passou a ser ocupado por um oficial da Polícia Militar.
  5. Nomeado em 20 de novembro de 1945 pelo interventor federal Miguel Seabra Fagundes.
  6. Nomeado pelo interventor Ubaldo Bezerra de Melo em 16 de fevereiro de 1946. Voltou a ocupar o posto pela segunda vez, exercendo o cargo de 18 de fevereiro de 1946 a 22 de setembro de 1947, data em que, por necessidade de desincompatibilização do cargo, dele se afastou, em virtude de sua candidatura pelo seu partido, ao referido cargo de Prefeito, nas eleições que se realizaram a 21 de março de 1948.
  7. Nomeado pelo governador José Augusto Varela em 19 de setembro de 1947. Tomou posse após seu amigo e correligionário Sebastião Marinho se desincompatibilizar do cargo de prefeito para concorrer as eleições do ano seguinte.
  8. Sendo o secretário da Prefeitura, assumiu em caráter provisório apenas por um dia até a posse do primeiro Prefeito Constitucional, Francisco Cabral.
  9. Primeiro prefeito eleito pelo voto direto no município.
  10. Primeira e única mulher eleita prefeita pelo voto direto no município.
  11. Sob o pretexto de unificar as eleições, houve a prorrogação de mandato no começo dos anos 1980. Então, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos em 1976 tiveram direito ao chamado mandato-tampão de dois anos. Sendo assim, foi o único prefeito que exerceu um mandato de 6 anos completos.
  12. Primeiro chefe do executivo municipal que foi reeleito. A reeleição para prefeito foi permitida a partir das eleições de 2000 com lei nº 016/1997 que passou a permitir apenas uma vez para um mandato subseqüente e sem restrição para um pleito não-consecutivo.
  13. Com a dissolução da União Democrática Nacional em 27 de outubro de 1965, João Marques ficou no partido até essa data.
  14. José Azevedo foi eleito e governou pelo PMDB, posteriormente sendo rebatizado como MDB.
  15. Com a dissolução do Movimento Democrático Brasileiro em 20 de dezembro de 1979, José Gomes ficou no partido até essa data.
  16. Com a criação da Aliança Renovadora Nacional em 4 de abril de 1966, João Marques se filiou nessa data.
  17. A partir de 12 de fevereiro de 1980.
  18. Até 6 de setembro de 2007.
  19. A partir de 17 de setembro de 2007.

Referências

  1. «Qual é a função do Prefeito? As ações do prefeito municipal.». Brasil Escola. Consultado em 5 de novembro de 2020 
  2. «Eleições 2020: você sabe o que faz um prefeito?». www.tse.jus.br. Consultado em 5 de novembro de 2020 
  3. Leonardo (20 de outubro de 2016). «Qual a função do vice-prefeito?». E-DOU. Consultado em 5 de novembro de 2020 
  4. «Formação Administrativa | São Paulo do Potengi | Rio Grande do Norte | IBGE». cidades.ibge.gov.br. Consultado em 14 de fevereiro de 2022 
  5. «Regras para a candidatura de quem já ocupa cargo político-eletivo». www.tse.jus.br. Consultado em 24 de outubro de 2021 
  6. a b «CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL». www.senado.leg.br. doi:10.1988/art_29_.asp. Consultado em 5 de novembro de 2020 
  7. Casa Civil, Presidência da República. «EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 14, DE 9 DE SETEMBRO DE 1980». www2.camara.leg.br. Consultado em 22 de outubro de 2023 
  8. «Decretos do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (RN) - 1930 a 1943 - DocReader Web». memoria.bn.br. Consultado em 13 de abril de 2023 
  9. «Decretos do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (RN) - 1930 a 1943 - DocReader Web». memoria.bn.br. Consultado em 28 de março de 2023 
  10. DE SÁ ROCHA, Márcia Maria. «São Paulo do Potengi: uma cidade, seu pároco e suas práticas educacionais (1950-1980)» (PDF) 
  11. «Nos 75 anos de existência de São Paulo do Potengi, Azevedo foi o prefeito com mais mandatos». Blog Silverio Alves. 30 de dezembro de 2018. Consultado em 22 de outubro de 2023 
  12. DocReader Web, Diário de Natal (RN) - 1948 a 1969. «Trabalho e zêlo pelos dinheiros publicos - Foi o que prometeu e está cumpríndo o Prefeito Francisco Cabral da Silva». memoria.bn.br. Consultado em 28 de março de 2023 
  13. a b DocReader Web, Diário de Natal (RN) - 1948 a 1969. «Empossado ontem o Prefeito de São Paulo do Potengi». memoria.bn.br. Consultado em 18 de setembro de 2021 
  14. a b «Diplomação dos candidatos eleitos». www.tse.jus.br. Consultado em 5 de novembro de 2020 
  15. a b c «Lei Orgânica do Município de São Paulo do Potengi.pdf». Google Docs. Consultado em 24 de setembro de 2021 
  16. «O Prefeito». Prefeitura Municipal de São Paulo do Potengi. Consultado em 4 de março de 2021 
  17. «Prefeito de São Paulo do Potengi toma posse; eleição para vereadores está sub judice». G1. Consultado em 2 de janeiro de 2021 
  18. «Pacelli, do MDB, é eleito prefeito de São Paulo do Potengi». G1. Consultado em 1 de janeiro de 2021 
  19. «O Vice-prefeito». Prefeitura Municipal de São Paulo do Potengi. Consultado em 4 de março de 2021 
  20. «Sobre a Prefeitura». www.saopaulodopotengi.rn.gov.br. Consultado em 18 de setembro de 2021 
  21. «Endereço da Prefeitura Municipal de São Paulo do Potengi - Pesquisa Google». www.google.com. Consultado em 14 de fevereiro de 2022 
  22. DocReader Web, A Ordem (RN) - 1935 a 1952. «Palacio do Governo». memoria.bn.br. Consultado em 18 de setembro de 2021 
  23. DocReader Web, A Ordem (RN) - 1935 a 1952. «Empossado sabado, o novo Prefeito de S. Paulo do Potengi». memoria.bn.br. Consultado em 18 de setembro de 2021 
  24. DocReader Web, A Ordem (RN) - 1935 a 1952. «Palacio do Governo». memoria.bn.br. Consultado em 18 de setembro de 2021 
  25. DocReader Web, A Ordem (RN) - 1935 a 1967. «Exonerados, a pedido, diversos prefeitos do Estado». memoria.bn.br. Consultado em 24 de fevereiro de 2023 
  26. DocReader Web, Diário de Natal (RN) - 1948 a 1969. «Eleitos até agora, em todo o Rio G. do Norte, 18 prefeitos». memoria.bn.br. Consultado em 24 de janeiro de 2022 
  27. DocReader Web, O Poti (RN) - 1954 a 1959. «Um Marco de Progresso na Vida de São Paulo do Potengi a Administração do sr. Francisco Cabral». memoria.bn.br. Consultado em 18 de setembro de 2021 
  28. DocReader Web, Diário de Natal (RN) - 1948 a 1969. «Quarenta e sete prefeitos serão escolhidos no interior do Estado». memoria.bn.br. Consultado em 6 de março de 2023 
  29. DocReader Web, Diário de Natal (RN) - 1948 a 1969. «Candidatos de São Paulo do Potengi». memoria.bn.br. Consultado em 7 de março de 2023 
  30. DocReader Web, O Poti (RN) - 1960 a 1969 (31 de março de 1963). «PREFEITOS ASSUMEM HOJE». memoria.bn.br. Consultado em 20 de abril de 2024 
  31. DocReader Web, Diário de Natal (RN) - 1948 a 1969. «Conhecidos os resultados de 59 dos 91 municípios onde houve eleições». memoria.bn.br. Consultado em 4 de abril de 2023 
  32. DocReader Web, Diário de Natal (RN) - 1948 a 1969. «86 municípios do Rio Grande do Norte ganham hoje novos prefeitos». memoria.bn.br. Consultado em 26 de janeiro de 2022 
  33. DocReader Web, Diário de Natal (RN) - 1970 a 1979. «O desenvolvimento é tarefa de todos!». memoria.bn.br. Consultado em 26 de janeiro de 2022 
  34. Lira, Postado por Adeylton. «Faleceu Dona Nini, ex-prefeita de São Paulo do Potengi, e mãe do atual prefeito Pacelli Souto». Consultado em 4 de fevereiro de 2024 
  35. DocReader Web, O Poti (RN) - 1970 a 1979. (21 de novembro de 1976). «Sete prefeitas elegeram seus sucessores: RN». Consultado em 15 de março de 2024 
  36. DocReader Web, Diário de Natal (RN) - 1970 a 1979. «Novos prefeitos tomam posse em 149 municípios». memoria.bn.br. Consultado em 26 de janeiro de 2022 
  37. DocReader Web, O Poti (RN) - 1980 a 1987. «Prefeitos do RN tomam posse amanhã». memoria.bn.br. Consultado em 24 de janeiro de 2022 
  38. DocReader Web, Diário de Natal (RN) - 1980 a 1989. «Em cada município, a força das lideranças». memoria.bn.br. Consultado em 19 de março de 2023 
  39. Tribunal Regional Eleitoral - TRE/RN. Coordenação Geral de Informática - CGI. Sistema de Eleições Municipais. Participação dos Eleitos - Município: 18490, São Paulo do Potengi. Cargo: 09, Prefeito. Ano: 1992. Turno: 01.
  40. «Poder 360 | AZEVEDO». eleicoes.poder360.com.br. Consultado em 17 de julho de 2020 
  41. «UOL Eleições 2004». eventos.noticias.uol.com.br. Consultado em 11 de junho de 2017 
  42. TSE, Tribunal Superior Eleitoral. «Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais - NALDINHO». divulgacandcontas.tse.jus.br. Consultado em 11 de junho de 2017 
  43. «Terra - Eleições 2008 - reportagens, notícias, fotos, vídeos, guia do eleitor, prefeitos, vereadores Terra». apuracao.terra.com.br. Consultado em 11 de junho de 2017 
  44. TSE, Tribunal Superior Eleitoral. «Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais - AZEVEDO». divulgacandcontas.tse.jus.br. Consultado em 11 de junho de 2017 
  45. «Apuração das Eleições 2012 em São Paulo do Potengi | Rio Grande do Norte | G1». G1. Consultado em 11 de junho de 2017 
  46. «São Paulo do Potengi/RN: Apuração de votos e candidatos eleitos (1º turno) - UOL Eleições 2012». placar.eleicoes.uol.com.br. Consultado em 11 de junho de 2017 
  47. TSE, Tribunal Superior Eleitoral. «Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais - NALDINHO». divulgacandcontas.tse.jus.br. Consultado em 11 de junho de 2017 
  48. «Resultado da apuração das Eleições 2016 em São Paulo do Potengi para prefeito e vereador». g1. Consultado em 24 de março de 2017 
  49. «UOL Eleições 2016: Apuração de votos, resultado, prefeito e vereadores eleitos». UOL Eleições. Consultado em 11 de junho de 2017 
  50. TSE, Tribunal Superior Eleitoral. «Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais - NALDINHO». divulgacandcontas.tse.jus.br. Consultado em 20 de abril de 2024 
  51. «Resultado das Eleições e Apuração São Paulo do Potengi-RN no 1º Turno | G1 Eleições». G1. Consultado em 1 de janeiro de 2021 
  52. «Eleições 2020 São Paulo do Potengi (RN) – Veja apuração e resultados». CNN Brasil. Consultado em 30 de novembro de 2020 
  53. TSE, Tribunal Superior Eleitoral. «Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais - PACELLI». divulgacandcontas.tse.jus.br. Consultado em 20 de abril de 2024 
  54. «Faleceu Dona Nini, ex-prefeita de São Paulo do Potengi, e mãe do atual prefeito Pacelli Souto». Blog Silverio Alves. 1 de fevereiro de 2024. Consultado em 1 de fevereiro de 2024 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • AZEVEDO, Aluísio. História de São Paulo do Potengi. CERN. Natal, 1983.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]