Lista de presidentes da Colômbia
Presidente da Colômbia Presidente de Colombia | |
---|---|
Selo Presidencial Colombiano | |
Residência | Casa de Nariño |
Duração | 4 anos (sem possibilidade de reeleição) |
Website | Presidencia de Colombia |
Segundo a constituição colombiana de 1821, o presidente era o chefe do poder executivo e o seu mandato era vitalício. O vice-presidente assumia em caso de morte, remoção ou doença do presidente. Até a aprovação da Constituição de 1821 pelo Congresso de Villa del Rosario, o presidente de facto foi Simón Bolívar, tendo Francisco de Paula Santander como seu vice-presidente, pois o Congresso de Angostura deu-lhes provisoriamente aqueles títulos até que a constituição fosse redigida.
A República da Grã-Colômbia era composta por territórios do Vice-Reino de Nova Granada, da Capitania da Venezuela e da Audiência de Quito (hoje Equador).
Depois da Guerra dos Supremos e do caos econômico do período federativo, o presidente Rafael Núñez decidiu que uma nova constituição teria que ser feita. Pela constituição de 1886, o presidente era o chefe do poder executivo por 6 anos com possibilidade de reeleição infinita (isto mudou em 1910 para 4 anos, sem possibilidade de reeleição no período imediatamente seguinte) e o Senado indicava o designado que substituía o presidente em caso de morte, ausência ou deposição.
A constituição da Colômbia de 1886 foi uma das mais duradouras do hemisfério ocidental e, com as reformas de 1910, 1936, 1958, 1968, 1973 e 1986, foi a constituição de Colômbia até 1991, quando uma nova foi editada. A constituição de 1991 é a constituição atual da República da Colômbia.
Ao todo, cinquenta e nove indivíduos assumiram o cargo de Presidente da Colômbia. Dos eleitos para a presidência, Francisco Javier Zaldúa e Rafael Núñez foram os únicos que faleceram no cargo, ambas as mortes por causas naturais. O primeiro a chefiar o país foi o militar Simón Bolívar, investido em 1819 pelo Congresso de Angostura. Rafael Núñez foi eleito quatro vezes distintas, Tomás Cipriano de Mosquera por três vezes (sendo que governou por golpe de Estado de 1861 a 1863). Manuel Murillo Toro, Alfonso López Pumarejo, Álvaro Uribe e Juan Manuel Santos foram eleitos e reeleitos sendo que os dois últimos foram reeleitos de forma consecutiva.[1] Enquanto Francisco de Paula Santander e Alberto Lleras Camargo foram eleitos logo após exercer seus respectivos mandatos por renúncia de seus antecessores.
Presidentes da Colômbia
[editar | editar código-fonte]Quadro síntese
[editar | editar código-fonte]Notas
- ↑ A Assembleia Constituinte de 1910 aprovou uma emenda ao Artigo 114 da Constituição de 1886 alterando a extensão do mandato presidencial para quatro anos.
- ↑ Restrepo pertenceu ao Partido Conservador por décadas antes de assumir a presidência liderando a União Republicana.
- ↑ O General Gustavo Rojas Pinilla tomou o poder através de um golpe de Estado em 1953.
- ↑ Entre 1958 e 1974, os Liberais e Conservadores se alternaram no poder.
- ↑ Álvaro Uribe Vélez foi o primeiro presidente colombiano a concorrer para um segundo mandato consecutivo devido à aprovação da Emenda 197 da Constituição de 1991. Anteriormente, os presidentes poderiam eleger-se para um segundo mandato não-consecutivo.
Referências
- ↑ «Será o fim dos caudilhos?». epoca.globo.com. Consultado em 24 de maio de 2021
- ↑ «Biografía de Juan Manuel Santos»
- ↑ «Biografía de Juan Manuel Santos». Barcelona Centre for International Affairs. 6 de junho de 2011
- ↑ «Iván Duque toma posse e discursa como presidente da Colômbia»
- ↑ «Gustavo Petro vence eleições e se torna o primeiro presidente de esquerda da Colômbia». G1. 19 de junho de 2022. Consultado em 19 de junho de 2022