Machete (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade (desde Maio de 2012).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Machete
Machete (PT)
Machete .... (BR)
 Estados Unidos
2010 •  Cor •  105 min 
Direção Robert Rodriguez
Codireção Ethan Maniquis
Produção Robert Rodriguez
Elizabeth Avellán
Rick Schwartz
Produção executiva Peter Fruchtman
Jerry Fruchtman
Alan Bernon
Myles Nestel
Ashok Amritraj
Edward Borgerding
Roteiro Robert Rodriguez
Alvaro Rodriguez
Elenco Danny Trejo
Steven Seagal
Michelle Rodriguez
Jessica Alba
Robert De Niro
Género Ação
Música Chingon
Direção de fotografia Jimmy Lindsey
Figurino Nina Proctor
Edição Robert Rodriguez
Rebecca Rodriguez
Companhia(s) produtora(s) Troublemaker Studios
Overnight Films
Distribuição Brasil Sony Pictures
Estados Unidos 20th Century Fox
Lançamento 1º de setembro de 2010
Idioma Inglês
Espanhol
Orçamento US$ 10 milhões
Receita US$ 44.083.657[1]
Cronologia
Machete Kills
Página no IMDb (em inglês)

Machete é um filme dirigido por Robert Rodriguez e Ethan Maniquis que estreou dia 3 de setembro de 2010 nos Estados Unidos, sendo, na verdade, a expansão de um falso trailer inserido no filme Grindhouse (2007), colaboração entre Rodriguez e Quentin Tarantino. O personagem "Machete" origina do filme Pequenos Espiões (2001), também de Rodriguez. Este é o primeiro filme em que Danny Trejo interpreta o personagem principal.

O filme também é estrelado por Robert De Niro, Jessica Alba, Don Johnson, Michelle Rodriguez, Steven Seagal em seu primeiro filme para o cinema desde No Corredor da Morte (2002), e Lindsay Lohan. Cheech Marin e Jeff Fahey retornaram para retratar seus personagens do trailer original.

A sequência Machete Kills estreou em 13 de setembro de 2013[2][3] nos Estados Unidos e contou também com a participação de Charlie Sheen, Sofía Vergara, Antonio Banderas, Zoe Saldana, Vanessa Hudgens, Alexa Vega e a cantora Lady Gaga.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

A história gira em torno de Machete Cortez (Danny Trejo), um ex-agente federal mexicano. A abertura do filme se dá no México, com Machete em uma missão para resgatar uma garota sequestrada. Durante a operação ele é traído por seu chefe corrupto para um poderoso traficante de drogas, Rogelio Torrez (Steven Seagal), que mata sua esposa e filha.

Três anos depois, Machete, que agora trabalha como operário, aceita uma oferta do empresário Michael Booth (Jeff Fahey) para matar o Senador John McLaughin (Robert DeNiro), que quer expulsar todos os imigrantes ilegais do México.

Machete aceita, apenas para ser traído pelos homens de Booth e usado como bode expiatório em um plano para retratar todos os mexicanos como terroristas e convencer a prefeitura a construir uma enorme muralha elétrica para mantê-los fora do país.

Porém, contrariando todas as expectativas, Machete sobrevive e parte em busca de vingança, ajudado por Sartana Rivera (Jessica Alba), uma agente do Departamento de Imigração dividida entre o que dita a lei e o que manda seu coração; Luz (Michelle Rodriguez), uma vendedora de tacos com mãos rápidas e um coração revolucionário; Padre (Cheech Marin), seu irmão, um padre que é bom com bênçãos, mas melhor com armas; e April Booth (Lindsay Lohan), a filha de Booth e uma socialite viciada em adrenalina e com um gosto por armas de fogo.

No caminho de Machete, estão não apenas McLaughin e suas conexões políticas e Booth e sua infindável lista de assassinos, mas também o Tenente Stillman (Don Johnson) e sua cruel patrulha da fronteira e Torres e seu cartel de traficantes impiedosos.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Recepção da crítica[editar | editar código-fonte]

Machete teve recepção mista por parte da crítica especializada. Em base de 29 avaliações profissionais, alcançou uma pontuação de 60% no Metacritic. Por votos dos usuários do site, atinge uma nota de 6.7, usada para avaliar a recepção do público.[4]

Referências

  1. Box Office Mojo
  2. Adam Chitwood (15 de janeiro de 2013). «MACHETE KILLS Set for Release on September 13, 2013». Collider.com. Consultado em 16 de janeiro de 2012 
  3. R7 (19 de julho de 2010). «Machete tem data de estreia no Brasil». Cineclick. Consultado em 20 de julho de 2010 
  4. «Machete» (em inglês). Metacritic. Consultado em 31 de julho de 2014 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]