The Parent Trap

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura filme de 1961, veja The Parent Trap (1961).

The Parent Trap
Pai Para Mim...Mãe Para Ti (PT)
Operação Cupido (BR)
 Estados Unidos
 Reino Unido

1998 •  127 min 
Direção Nancy Meyers
Produção Charles Shyer
Roger Birnbaum
Elenco Lindsay Lohan
Dennis Quaid
Natasha Richardson
Género Comédia
Aventura
Idioma inglês
Orçamento US$ 75 milhões[1]
Receita US$ 83 977 418[2]
Página no IMDb (em inglês)

The Parent Trap (Operação Cupido (título no Brasil) ou Pai Para Mim...Mãe Para Ti (título em Portugal)) é um filme de 1998, do gênero comédia, estrelado por Lindsay Lohan,Dennis Quaid e Elaine Hendrix, dirigido por Nancy Meyers e produzido pela Walt Disney Pictures.

Operação Cupido foi realizado pela primeira vez em 1961 e refilmado em 1998 tendo como estrela principal a atriz Lindsay Lohan.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Em 1986, o americano Nick Parker (Dennis Quaid) e a britânica Elizabeth James (Natasha Richardson) se encontram e se casam durante um cruzeiro marítimo sobre o RMS Queen Elizabeth II. Após o nascimento de suas filhas gêmeas, Annie e Hallie (Lindsay Lohan), Nick e Elizabeth se divorciam e perdem o contato, eles vêm com um acordo que cada um dos pais irá levantar uma dos gêmeas, sem contar a ela sobre sua irmã. Nick leva Hallie para Napa Valleye e se torna um rico produtor de vinho, enquanto Elizabeth leva Annie para Londres e se torna uma famosa e bem sucedida estilista de vestido de noiva. Mais de 11 anos depois, em 1997, Nick e Elizabeth coincidentemente matriculam suas filhas no mesmo acampamento de verão para meninas em Maine chamado Acampamento Walden. Hallie e Annie se encontram pela primeira vez no final de um cercas de jogo, quando removem suas máscaras e observam que eles parecem exatamente iguais. A hostilidade cômica entre as duas meninas levam a uma breve brincadeira de guerra a que termina quando o diretor do acampamento e sua assistente cai em uma das armadilhas de Hallie e envia as meninas para o "cabine de isolamento", que separa as duas meninas do resto dos campistas. Vivendo juntas na cabine de isolamento, Hallie e Annie descobrem que nasceram no mesmo dia, e cada uma tem a metade de uma fotografia de casamento rasgado de seus pais. Percebendo com prazer que elas são gêmeas, as meninas fazem um plano para ver seus pais anteriormente desconhecidos. Cada menina treina a outra para se passar por ela, Hallie cortar o cabelo de Annie e coloca brincos, com a intenção de trocar de lugar no final do acampamento de verão.

Ao final do acampamento, as gêmeas colocam seu plano em ação. Hallie, fingindo ser Annie, vai para o Reino Unido para conhecer sua mãe, seu avô materno, Charles, e o mordomo da família James, Martin (Simon Kunz). Annie, fingindo ser Hallie, vai para a Califórnia para encontrar seu pai, sua babá, Chessy (Lisa Ann Walter), seu cão Sammy, e a jovem noiva oportunista de Nick, Meredith Blake (Elaine Hendrix), que só está interessado no dinheiro de Nick. Angustiada pelo desvio de Meredith, Annie telefona para Hallie e convence a levar Elizabeth para a Califórnia para romper o noivado. No entanto, Charles pega Hallie no telefone, e na Califórnia, Chessy descobre que Annie estava lá o tempo todo, em vez de Hallie. Em breve, todos, exceto Nick e Meredith, que continua a ignorar o interruptor até que seus membros da família recém descoberta surpreendê-los, descobre identidades das meninas. Para colocar Nick e Elizabeth juntos, Hallie, Annie, Chessy, Martin e Charles conspiram para tê-los reunindo-se em um hotel em San Francisco organizando para Nick para conhecer os pais de Meredith e por não dizer a Elizabeth sobre Meredith. Nervoso sobre o encontro de Nick, Elizabeth pede a Martin para acompanhar Hallie e ela. Depois de algumas confusões cômicas no hotel, Nick e Elizabeth finalmente veem uns aos outros de uma forma inesperada. Nick finalmente sabe sobre o interruptor e que as meninas oferecerá um jantar à luz de velas para os seus pais, servidos por Chessy e Martin, em um iate decorado para recriar sua primeira reunião, que foi no Queen Elizabeth II. No jantar, Elizabeth menciona que Nick não segui-la depois que ela o deixou, e Nick responde que ele não tinha certeza se Elizabeth queria ele. Eles fazem planos para as meninas passarem as férias juntas, mas decidem não retomar seu relacionamento.

Consternado, Hallie e Annie forçam seus pais a levá-los em uma viagem de campo anual com Nick e Hallie mantendo silêncio antes da escola começar sobre qual das gêmeas é qual. Elizabeth convence Meredith para acampar com Nick e as meninas em seu lugar, enquanto ela fica para trás na residência Parker. Durante a viagem, as meninas jogam vários truques em Meredith. Tudo ferve depois que as duas executam a sua partida final, de envio de Meredith no lago por seu acampamento enquanto ela está dormindo. Meredith fica furiosa e dá Nick um ultimato: ela ou suas filhas. Nick escolhe as meninas em vez de Meredith e rompe o noivado. Apesar de Annie e Hallie seram ambas punidas por suas travessuras, elas aceitá-las, já que vão são livrar de Meredith. Depois que elas vão para dentro para o seu quarto, Nick pede a Elizabeth para lembrar a ele de "agradecer-lhes um dia." Quando Nick volta para casa, ele mostra para Elizabeth a sua colecção de vinhos, que inclui o vinho que bebia em seu casamento. Elizabeth é tocada sentimentalmente no início, mas tem uma mudança abrupta e retorna a Londres com Annie, com medo do que poderia acontecer entre Nick e ela mesma. No entanto, quando Annie e Elizabeth chegam em casa, eles encontram Hallie e Nick esperando por eles, tendo voado lá no Concorde. Eles explicam que tinha percebido que eles não querem perder Annie e Elizabeth novamente e Nick finalmente perseguiu Elizabeth que era o que ele deveria ter feito na primeira vez que ela o deixou. Elizabeth tem medo de se casar novamente, mas ela cede à confiança inabalável de Nick, e Hallie e Annie olham felizes quando seus pais se abraçam. Numa montagem de imagens (semelhante ao stop-motion) durante os créditos mostram Nick e Elizabeth casados novamente a bordo do QE2, com as meninas como damas de honra e Martin e Chessy engajando-se na mesma noite.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Lindsay Lohan deu vida a protagonista Hallie Parker / Annie James

Crítica[editar | editar código-fonte]

The Parent Trap tem aclamação pela crítica profissional. Com a pontuação de 86% em base de 50 avaliações, o Rotten Tomatoes chegou ao consenso: "O roteirista e diretor Nancy Meyers tem a fórmula vencedora do original de 1961 e dá-lhe um toque moderno amável, enquanto a jovem estrela Lindsay Lohan brilha em seu papel de estreia".[3]

Trilha Sonora[editar | editar código-fonte]

  1. "L-O-V-E" - Nat King Cole
  2. "Do You Believe In Magic" - The Lovin' Spoonful
  3. "There She Goes" - The La's
  4. "Top Of The World" - Shonen Knife
  5. "Here Comes the Sun" - Bob "Bronx Style" Khaleel
  6. "(I Love You) For Sentimental Reasons" - Linda Ronstadt
  7. "Soulful Strut" - Young-Holt Unlimited
  8. "Never Let You Go" - Jakaranda
  9. "Bad To The Bone" - George Thorogood & The Destroyers
  10. "The Happy Club" - Bob Geldof
  11. "Suite from The Parent Trap" - Alan Silvestri
  12. "This Will Be (An Everlasting Love) - Natalie Cole
  13. "Dream Come True" - Ta-Gana
  14. "Groovin'" - Pato Banton & The Reggae Revolutation
  15. "Let's Get Together" - Nobody's Angel[4]

Referências

  1. «The Parent Trap: Special Double Trouble Edition (1998)» (em inglês). www.dvdmg.com. 25 de maio de 2005. Consultado em 27 de julho 2016. 
  2. «The Parent Trap (1998) - Financial Information» (em inglês). www.the-numbers.com. Consultado em 27 de julho 2016. 
  3. «The Parent Trap - Rotten Tomatoes» (em inglês). Consultado em 12 de dezembro de 2013. 
  4. «Walt Disney's The Parent Trap! (Soundtrack from the Motion Picture) by Various Artists» (em inglês). Consultado em 12 de dezembro de 2013. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]