Manuel António Martins

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Manuel António Martins
Governador de Cabo Verde
Período 1833 a 1835
Dados pessoais
Nacionalidade portuguesa

Manuel António Martins (Braga, 1772 - 1845) foi um administrador colonial português.[1]

Filho de João António Cosqueiro e de Bernarda di Autrello, de origem italiana, tendo chegado a Cabo Verde em 1792, foi o 71.º Governador de Cabo Verde e da Guiné entre 1833 e 1835, nomeado Conselheiro Real, vice-cônsul honorário dos Estados Unidos e o principal responsável pelo povoamento da Ilha do Sal, tendo sido designado como Prefeito. Fixou escravos na ilha desde 1799, para explorar as salinas de Pedra de Lume e descobriu um pântano propício para essa atividade, a poucos passos dum bom ancoradouro. O acesso ao pântano teve que ser aberto a braços de escravos, que talharam em 1804 o túnel que permitiu a exploração das salinas, que a Turinvest denominou "P14" e que transformou num centro de talassoterapia. Em 1830, funda oficialmente a vila de Santa Maria, na Ilha do Sal, tendo mais tarde incrementado o seu negócio à vila de Pedra de Lume. Principal armador de Cabo Verde e administrador do comércio de urzela, por várias vezes socorreu e custeou as despesas de mantimento em épocas de fome. Casou com Maria Josefa Ferreira, filha de Aniceto António Ferreira Álvares Mendes, natural de Nelas, Portugal, capitão-mor da Boavista, e de sua mulher Filipa Inês da Graça, da qual deixou larga descendência.

O livro "O Senhor das Ilhas", da escritora portuguesa Maria Isabel Barreno, editado em 1998, reproduziu, na forma de romance histórico, a vida de Manuel António Martins.

Precedido por
D. José Coutinho de Lencastre
Governador de Cabo Verde
18341835
Sucedido por
Joaquim Pereira Marinho
Ícone de esboço Este artigo sobre História de Cabo Verde é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. «Manuel António Martins / Personalidades / Identidade / Início - CABO VERDE info». www.caboverde-info.com. Consultado em 18 de outubro de 2021