Maultier

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Maultier
Bundesarchiv Bild 101I-559-1085-07, Italien, Flugzeug Me 323 Gigant, Opel "Maultier".jpg
Opel Maultier saindo de um Me-323.
Tipo Semilagarta
Local de origem  Alemanha Nazista
História operacional
Em serviço 1942 - 1945
Guerras Segunda Guerra Mundial
Histórico de produção
Data de criação 1942
Especificações
Peso 7.1 toneladas
Comprimento 6 m
Largura 2.2 m
Altura 2.5 m
Tripulação 2
Blindagem do veículo Nenhuma
Motor 3.6 litros de 6 cilindros a gasolina
Velocidade 38 km/h

Maultier ou Sd.Kfz. 3 foi o nome dado à série de caminhões com semilagartas usados pelos alemães durante a Segunda Guerra Mundial. Eles foram baseados em Opel, Mercedes-Benz ou caminhões da Ford.

História[editar | editar código-fonte]

Durante 1941 as tropas alemãs descobriram que seus veículos de transporte sobre rodas eram inadequados para as condições rasputitsa enlameadas que marcaram o início e o fim do inverno russo. Somente semilagartas foram capazes de operar nessas condições, mas removê-los de seus propósitos operacionais para funções de abastecimento teria sido impraticável. Em vez disso, a Alemanha começou a construir versões semilagartas de seus caminhões Opel, Daimler-Benz e Ford removendo seus eixos traseiros e colocando novos eixos e motores ligados ao Panzer I com conjuntos de suspensão do tanquete Carden Lloyd. O Panzer I estava fora de produção neste momento, as lagartas já existentes poderiam ser usadas para o custo efetivo para conversão dos caminhões. A suspensão do Carden Lloyd era similar ao utilizado nos transportadores Universal Carrier.

A maioria das conversões foram para caminhões Opel, o que provou ser bem sucedido em serviço, embora eles não tinham a mobilidade geral dos semilagartas desenvolvidos especificamente. A partir de 1943 os equipados alemães de outros caminhões Maultier com corpos blindados, designados como SdKfz 4.[1] Alguns deles estavam armados com 10 lançadores de foguetes Panzerwerfer 42, e foram designados como SdKfz. 4/1.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Germany's Maultier ("mule")». Consultado em 26 de setembro de 2015.