Mega Man VII

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página sobre jogos eletrônicos não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Mega Man VII é o sétimo episódio da série Mega Man, lançado para Super Nintendo. Este jogo foi o primeiro da série pelo qual Mega Man passou por uma alteração gráfica no seu visual e nos cenários, já que ele evoluiu para o Super Nintendo. As fases ficaram mais interativas e alguns personagens, como o cachorro Rush, passaram a ter mais destaque.

História[editar | editar código-fonte]

No ano 20XX (Divulgado pela Capcom 2013), graças aos esforços de Mega Man e seus amigos, Dr. Wily finalmente foi preso depois de vários anos de batalhas, mas ele já havia contado com a possibilidade de um dia seus planos chegarem a um fim nas mãos de Mega Man, e, antes que isso acontecesse, criou quatro Robôs Mestres num laboratório secreto. Se eles não recebessem nenhuma ordem de Wily em seis meses, estes se autoativariam e sairiam em busca de seu mestre. Assim ocorreu.

Mega Man, que estava aproveitando a paz que a prisão de Wily havia lhe trazido, imediatamente deu-se conta da situação e foi chamado para ação. Ele, que estava com Roll e Auto, descobriu que a cidade estava sendo arruinada. A estrada estava muito instável para continuar e, então, pegando seu capacete (ainda que antes Auto desse-lhe um capacete de Mettaur, por engano) e seguindo a pé, nosso herói encontra Rush e Dr. Light, que já estavam na cidade quando o ataque começou. Dr. Light chama a atenção dele para a enorme prisão na qual vê-se infiltrar 4 objetos, àquela distância não identificáveis, que libertam Wily. Depois de derrotar uma tropa e um robô gigante, Mega Man encontra Bass, um robô com habilidades muito similares às suas, e seu cão-robô, Treble. Após uma curta batalha, Bass informa Mega Man que ele e Treble também estão batalhando contra Wily e só estavam verificando se aquele era mesmo Mega. O recém conhecido e o seu cão, então, teleportam-se, deixando Mega um tanto confuso.

Em seguida, nosso amigo azul combaterá os quatro robôs mestres:

  • Cloud Man, o poderoso controlador do clima;
  • Freeze Man, o hábil robô de gelo;
  • Burst Man, o apelador criador de bolhas; e
  • Junk Man, o energético manipulador de ferro-velho.

Pelo caminho ele também vai coletando partes para a sua nova atualização, "Super Adapter", e novos itens que o ajudarão a cumprir as mais diversas tarefas.

Depois de derrotá-los, Dr. Light informa Mega Man que Wily atacou o "Robot Masters Museum". Mega parte para o museu e derrota Mash, o pesado robô palhaço, mas não conseguindo deter Wily a tempo. Este é ainda visto carregando, em sua nave, um antigo Robô Mestre por um buraco no teto. Este robô mestre é ninguém mais, ninguém menos que Guts Man, aquele mesmo que Mega Man derrotou em Mega Man I, lançado para a console NES em 1986. Após retornar ao laboratório, Dr. Light diz a Mega que mais quatro Robôs Mestres estão destruindo a cidade:

  • Spring Man, o descontrolado robô mola
  • Turbo Man, o veloz robô de corrida;
  • Shade Man, o medonho robô vampiro; e
  • Slash Man, o ágil robô fera.

Nosso herói então parte para derrotá-los. Durante sua jornada, ele se encontra com Proto Man três vezes, que quer verificar quem Dr. Light fez mais forte. Na terceira vez, Proto Man luta com Mega Man que vence, ganhando o escudo de Proto Man.

Em certa parte da área de Shade Man, Mega Man passa por um Bass danificado, ele diz a Bass ir ao laboratório de reparos do Dr. Light.

Enfim, depois de derrotar todos os Robôs Mestres, Mega Man retorna ao laboratório. Light consertou Bass, que aproveitou-se da situação para roubar uma cópia do projeto Super Adapter e destruir quase todo o laboratório, antes de ir, revelando-se um traidor.

Agora, armado com novos itens, oito novas armas e todo o conhecimento adquirido, Mega vai ao castelo de Wily. Ele passa pelas mais variadas máquinas de Wily, derrota todos os robôs mestres novamente, Bass (que foge a tempo) e é obrigado a lutar novamente com Guts Man, este já reprogramado pela 2ª vez (a 1ª vez foi em Mega Man I), agora nomeado de Guts Man-G e contando com um enorme alicate. Mesmo assim, não dá outra: o robozinho azul ganha de novo.

Mega encontra-se novamente com Bass. Este utiliza uma adaptação da cópia do Super Adapter roubado do laboratório e se une a Treeble ganhando impressionantes novas habilidades muito semelhantes às de Mega Man quando usa o Super Adapter: Tiro perseguidor e vôo com capacidade de investida. A batalha é difícil e termina com a vitória do robô de Dr. Light e a fuga de Bass, que diz pretender reencontrá-lo no futuro.

Chega, enfim o último duelo: Mega Man Vs. Dr. Wily. Este a princípio usa um robô-caveira gigante que explode e cede lugar a uma poderosa nave. A nave usa ataques de água, fogo, eletricidade e até tóxicos, além poder se tornar invisível. Utilizando todo o seu potencial e esquivando-se das investidas de Wily, Mega Man finalmente o vence, sobrando apenas Wily rendido no chão. O arqui-inimigo de Dr. Light pergunta como é possível existir um robô tão surpreendente como Mega e este responde é muito, mas muito mais do que um robô. De repente, a fortaleza começa a explodir, Treble então aparece e teleporta-se com Wily, deixando só o herói, que encontra a saída. Agora vencedor, Mega retorna ao Big Eddie, aonde Roll, Auto, Dr. Light, Beat e Rush estão esperando por ele, que comemora a vitória festejando e tirando uma foto de recordação.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

Mega Man 7 é o 3º jogo da série clássica que possui uma loja onde Mega Man pode comprar power-ups e atualizações. O jogador coleta parafusos pelas fases e Auto, o robô da loja, cria novas partes para Mega Man. Para acessar esta loja o jogador deve pressionar Select no Stage Select Screen. Este aspecto foi anteriormente usado em Mega Man IV e V, para Game Boy, e, mais tarde, usado em Mega Man VIII.

Além disso, este é o 1º jogo da série clássica a ter um nível de introdução que vem antes do Stage Select Screen, nos anteriores o jogador já começava o jogo na Tela de Seleção de Estágio. Também é a introdução de Bass (Forte no Japão) e Treble (Gospel no Japão), rivais de Mega Man e Rush.

O jogador pode obter Beat destruindo a gaiola em que ele está preso na fase de Slash Man. Há uma certa arma que pode destruir as árvores da fase. Destruindo a última delas, pode-se subir uma escada que leva até a gaiola. Não como nos dois jogos anteriores, Mega Man V e Mega Man VI, a função de Beat é resgatar Mega Man quando este cair num buraco. Pode-se usá-lo quatro vezes, mais que isso Beat não aparecerá e o jogador perderá uma vida.

Primeiro Chefe[editar | editar código-fonte]

Nome Fraqueza
Bass (não precisa ser derrotado) Mega Buster

Robôs Mestres[editar | editar código-fonte]

Os seguintes Robôs Mestres aparecem no jogo:

DWN # Robô Mestre Designer Dados do Robô Mestre Arma Fraqueza
49 Freeze Man Shigeaki Sakamoto É um Robô Mestre de gelo. Ele foi originalmente construído como um protótipo de robô para energia não-poluente antes de ser roubado e modificado para combate pelo Dr. Wily. Apesar de ser um modelo de robô de gelo mais avançado, ele tem um grande respeito por Ice Man, já que ele é o primeiro Robô Mestre de gelo construído. Freeze Cracker Junk Shield
50 Junk Man Jun Akiba É um Robô Mestre criado pelo Dr. Wily para procurar as peças que poderiam ser usadas para criar robôs. O corpo do Junk Man é feito de velhas peças de robôs e pedaços metálicos de lixo unidos por forças eletromagnéticas. Por causa de sua força e resistência, Wily decidiu modificá-lo para combate. Junk Shield Thunder Bolt
51 Burst Man Keishi Tsuchiya É um Robô Mestre que foi criado originalmente para guardar uma planta química na cidade de Edo, mas foi roubado e modificado para o combate pelo Dr. Wily. Danger Wrap Scorch Wheel/Freeze Cracker/Mega buster carregada
52 Cloud Man Isao Nakagiri É um Robô Mestre originalmente criado como um robô de controle de tempo, mas foi modificado para combate pelo Dr. Wily, removendo seu equipamento de chuva e aprimorando seu equipamento de relâmpagos. Cloud Man não tem pernas, mas é construído para pairar acima do solo usando um controlador de gravidade Thunder Bolt Danger Wrap
53 Spring Man Akira Ito É um Robô Mestre criado pelo Dr. Wily. Seu corpo é predominantemente composto por mais de duas mil molas, o que o torna muito leve e capaz de realizar saltos muito altos. No entanto, isso lhe dá problemas quando se desloca. Wild Coil Slash Claw
54 Slash Man Yoichi Amano É um Robô Mestre criado pelo Dr. Wily para limpar florestas para a construção de suas bases secretas. Seu design foi baseado no Stardroid (robô alienígena) Pluto do Mega Man V de Game Boy - devido a esta semelhança no design, é provável que Slash Man possua velocidade de movimento e agilidade semelhante. Slash Claw Freeze Cracker/Scorch Wheel
55 Shade Man Tetsuya Watada É um Robô Mestre construído para parecer um vampiro. Ele originalmente era um robô de atração de uma casa assombrada de um parque de diversões, mas foi roubado e modificado para o combate pelo Dr. Wily. Wily instalou equipamento de onda sonora destinado a controlar mentes humanas, mas devido a um erro de fiação, em vez disso, gerou poderosas ondas sonoras destrutivas que são usadas como uma arma Noise Crush Wild Coil
56 Turbo Man Yuusuke Murata É um Robô Mestre criado pelo Dr. Wily. Como Wily não tinha mais peças funcionando para criar robôs ao construí-lo, usou as peças de seu carro velho para criá-lo, e gasolina usada como sua fonte de energia preliminar. Turbo Man tem a capacidade de se transformar em um carro de corrida Scorch Wheel Noise Crush

Os 8 robôs foram derrotados por Mega Man. Atualmente, esses robôs foram reprogramados por Dr. Light e agora ajudam a humanidade.

Chefe Intermediário[editar | editar código-fonte]

Nome Fraqueza
Mash Danger Wrap

Chefes do castelo[editar | editar código-fonte]

Após derrotar todos os oito Robôs Mestres, Mega Man é forçado a enfrentar os que são considerados últimos chefes.

Chefe Fraqueza
Bass Super Adapter
Guts Man-G Slash Claw
Super Adapter Bass Super Adapter
Gamerizer Wild Coil/Danger Wrap
Hanyaned Noise Crush
Dr. Wily - Wily Machine 7 Thunder Bolt
Dr. Wily - Wily Capsule Wild Coil

Obs: Quando o jogador enfrentar o Gamerizer, ele poderá aprisionar uma das pequenas tatarugas em uma bolha Danger Wrap e empurrá-la contra a cabeça do Ganerizer. Assim poderá tirar aproximadamente Dez barras de energia do boss master, coisa semelhante so acontece em versões anteriores como Mega man ou Mega man II.

Rockman 7 - FC[editar | editar código-fonte]

Existe um fan-made do jogo, chamado Rockman 7 Famicom (Famicom é o modelo japonês do NES).O game reproduz o jogo nos gráficos 8-bit, em homenagem aos títulos anteriores da série. Porém, , não há nenhuma loja, e em alguns lugares onde o jogador deve encontrar novos itens, há itens de reposição como o Equalizador de Energia e placas Exit.

Mas tem um lado bom: os jogadores podem editar todas as sprites do game e criar suas próprias sprites de Mega Man (ou outro personagem). Para isso, basta abrir o arquivo final 2, escolher a pasta image e abrir a sprite em qualquer software de imagem (Photoshop e Microsoft Paint são os mais recomendados). O mesmo ocorre com os efeitos sonoros do game.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Este jogo marca a aparição de Bass e treble, dito pelos fãs como dois dos maiores rivais de Mega Man.
  • Wily foi incorretamente chamado de "Willy" numa certa parte da introdução da versão Estadunidense do jogo. Isto foi corrigido em Mega Man Anniversary Collection.
  • Quando você encontra Freeze Man, se você esperar tempo suficiente para fazer o primeiro ataque, você notará que ele provocará Mega fazendo sinais de "Venha! Pode vir!"
  • A música do Robot Master Museum é uma combinação de três músicas em uma: A do estágio de Guts Man em Mega Man I, a do estágio de Heat Man em Mega Man II e a do estágio de Snake Man em Mega Man III.
  • Ainda no Robot Master Museum, é possível ver que duas das cabines estão quebradas. Provavelmente eram as cabines de Cut Man e Wood Man, que depois apareceram em Mega Man 8, na versão para Saturn.
  • Vários Robôs Mestres de antecessores de Mega Man 7 estão no Robot Master Museum, são eles: Snake Man, Blizzard Man, Pharaoh Man, Heat Man, Flame Man, Plant Man, Skull Man , Ring Man e Guts Man.
  • Na cena final, após a derrota de Wily, o nefasto doutor diz que Mega Man é só um robô e que não deveria machucar os humanos. Mega Man diz que é mais que um robô e que vai matar o Dr. Wily. Na versão original em japonês, ele fica quieto.
  • O primeiro modelo do Famicom faz uma ponta na fase de Junk Man.
  • Quando você enfrenta novamente Freeze Man no castelo do Dr.Wily, se você atacar ele com o Freeze Cracker (sua própria arma), a cena ira congelar e ele irá fazer uma espécie de pose para o jogador,em turbo man se você usar a arma thunder bolt,ele se torna invencível por um tempo,em spring man ele magnetiza-se e te agarra para depois jogar na parede,se usar a noise crush em shade man ele absorve arma e atira contra você,se usar o Super adapter e disparar a arma carregada em burst man, você tira uma bomba e acaba explodindo
  • Na edição de Mega Man Anniversary Collection, o "damn" que Bass disse na versão em inglês original do SNES, foi censurado e substituído por um "darn". Este fato tornou a se repetir em Mega Man X5 onde também foi substituído o "damn" de Zero, em Megaman X4.
  • Este jogo marca a segunda aparição de Guts Man, sendo a primeira em Mega Man I , mas em Mega Man II , o chefe Guts Dozer se assemelha a ele.
  • Se segurar e enquanto aperta start no ícone do shade man, a música muda para a de ghosts'n goblins,não funciona quando é derrotado.

Lista de Jogos[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.