Moptop

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Moptop
Informação geral
Origem Rio de Janeiro
País Brasil
Gênero(s) Indie rock
Período em atividade 2003–2010
Gravadora(s) Universal Music
Afiliação(ões) Los Hermanos
Móveis Coloniais de Acaju
Autoramas
Mombojó
Marcelo Camelo
Vivendo do Ócio
Gram
Little Joy
Integrantes Gabriel Marques
Rodrigo Curi
Daniel Campos
Mário Mamede
Página oficial www.moptop.com.br

Moptop foi uma banda de indie rock brasileira formada em 2003 na cidade do Rio de Janeiro.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Formada em 2003, no Rio de Janeiro, a banda é formada por Gabriel Marques (voz e guitarra), Rodrigo Curi (guitarra), Daniel Campos (baixo) e Mário Mamede (bateria), que se juntaram com o objetivo de tocar rock. Entre suas influências, estão as bandas Ramones e The Strokes. A banda nasceu com o nome DeLux, fazendo músicas em inglês e tocando em shows pequenos. Em 2004, a banda mudou o nome para Moptop em homenagem ao corte do cabelo dos Beatles e começou a tocar em shows e festas maiores.

Em 2005, a banda lançou sua primeira demo, Moonrock, conseguiu bastante sucesso e participou de vários festivais de música independente do país. Além do Claro Que é Rock, estiveram no Coca-Cola Vibezone, Bananada, MADA e o Humaitá pra Peixe.

Em 2006, com seu nome consagrado no Brasil inteiro e ter aberto para bandas como Oasis, Interpol, The Magic Numbers e The Bravery, a banda assina com a gravadora Universal Music e começa a aparecer mais ainda para o grande público, como várias aparições na MTV e o sucesso O Rock Acabou tocando na rádio. Em outubro do mesmo ano, é lançado o primeiro álbum do grupo, o homônimo Moptop, junto ao clipe de O Rock Acabou.

Em 2007, a banda participou da gravação do show MTV ao Vivo: 5 Bandas de Rock, ao lado das bandas Forfun, Fresno, Hateen e NX Zero. O show foi gravado nos dias 13 e 14 de fevereiro daquele ano no Via Funchal, em São Paulo e foi lançado em CD e DVD no dia 22 de maio do mesmo ano pela gravadora Arsenal Music, com a distribuição da Universal Music.

O segundo videoclipe, Sempre Igual, foi lançado em agosto de 2007 após aparecer na trilha sonora de Malhação.

Em 2008, a banda lançou seu segundo e último álbum, Como Se Comportar. Deste trabalho foram lançadas três singles, "Aonde Quer Chegar" em 2008, "Bom Par" em 2009, e "Contramão" em 2010. A banda continuou a participar de festivais nacionais e foi convidada para a primeira edição do Deslucro Convida. Depois de abrir alguns shows da banda escocesa Franz Ferdinand, a banda anunciou seu fim em 2010.

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Demos[editar | editar código-fonte]

  • (2005) Moonrock

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

  • (2006) Moptop
  • (2008) Como Se Comportar

DVD ao vivo[editar | editar código-fonte]

Prêmios[editar | editar código-fonte]

O grupo também reúne alguns prêmios, entre eles o MTV VMB 2005 na categoria melhor website, o troféu de revelação carioca no Prêmio London Burning de Música Independente de 2004 e o troféu de revelação nacional 2005 segundo a revista Laboratório Pop. Moptop foi indicado ainda ao prêmio norte-americano SXSW como melhor site na categoria música, ao lado de nomes grandes, como Eminem e Arcade Fire.

Em 2007 foi indicado a prêmio revelação pelo Prêmio Multishow e pelo VMB da MTV Brasil.

Referências

  1. Lúcio Ribeiro (18 de julho de 2013). «Vocalista do Moptop diz que o rock acabou e busca emprego "real"». Popload / UOL Música. Consultado em 29 de junho de 2016. Cópia arquivada em 15 de agosto de 2013 

Ligações externa[editar | editar código-fonte]

Flag of Brazil.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.