Movimento Poético Geração de 20

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ronaldo Agrestino, Ana Beatriz Nascimento e Dee Mercês.

A Geração de 20 é um movimento poético contemporâneo de Feira de Santana que mobiliza artistas independentes e realiza ações culturais no interior do estado da Bahia desde o início da década de 2020, cuja inovação literária se manifestou com a criação de uma nova forma poética intitulada de Feirema[1]

O Movimento Poético Geração de 20, ou simplesmente Geração de 20, foi idealizado pelo poeta Dee Mercês e cocriado pelo artista visual Ronaldo Agrestino, no início da pandemia da covid-19. Ambos estudantes do curso de Letras pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), eles iniciaram o movimento nas redes sociais para que artistas independentes compartilhassem suas obras de arte no virtual. Após o retorno às atividades presenciais, a recitalista e colega de curso Ana Beatriz Nascimento se juntou à equipe. Atualmente, os três coordenam o conjunto de ações artísticas que caracterizam o grupo.

Nome Geração de 20
Propósito Divulgar o trabalho de poetas e artistas visuais que estão surgindo na cena artística ou desenvolvem um trabalho há mais tempo
Tipo Movimento Poético
Fundação 2020
Cidade/Estado Feira de Santana/Bahia
Fundadores Dee Mercês e Ronaldo Agrestino
Vice-coordenadora Ana Beatriz Nascimento
Revista Geração de 20 Edições publicadas ao longo dos anos:
  • v. 1, n. 1 julho/dezembro de 2021 (1ª edição)
  • v.1, número especial julho/dezembro de 2021 (2ª edição)
  • v. 2, n.1 janeiro/março de 2022 (3ª edição)
  • v. 2, n. 2 abril/junho de 2022 (4ª edição)
  • v. 3, n. 1 janeiro/junho de 2023 (5ª edição)
  • v. 3, n. 2 julho/dezembro de 2023 (6ª edição)
Equipe Editorial Dee Mercês (editor-chefe); Ronaldo Agrestino (curador artístico); Ana Beatriz Nascimento (coordenadora de comunicação); Clareanna Santana (avaliadora); Aline Haar (revisora textual).
Contribuíram Fabiana Souza (comissão editorial); Celso Lavoisier (autor convidado); João Pedro Cá Arfer Tuxá (capa); Giovanni Massa (capa); Taulo Soares (autor convidado); Fernanda dos Santos (conselho editorial; Gisele Rocha (conselho editorial); Jader Santini (capa); Emilly Reis (capa); Moana Fonseca (comissão editorial); Yngreed Souza (editora assistente).
Festival Geração de 20 1ª edição em maio de 2023
Área de atuação Literatura e Artes Visuais

A escolha do termo poético, para compor o nome do movimento, deu-se pelo significado amplo da palavra, sendo próprio da poesia, que inspira e não se restringe apenas ao poema. Por este motivo é considerado um "movimento poético". Ele recebeu esse nome porque foi fundado em 2020 e pretende registrar e divulgar a literatura e as artes visuais ao longo dessa década. Por se tornar realidade em um contexto pandêmico e de isolamento social, a conexão remota com o seu público, principalmente através das redes sociais (Instagram e YouTube), era a principal característica do movimento.​

Nesse sentido, o seu marco inicial é o painel poético on-line, uma grade de poemas escritos sob a influência da pandemia, postado no Instagram entre novembro de 2020 e janeiro de 2021. Essa ação contou com a participação de poetas independentes de vários estados brasileiros e resultou, também, na publicação de uma antologia poética digital intitulada Vozes das Margens: coleção de poemas pandêmicos[2]. Naquele período também foram realizados vários saraus on-line com a participação de artistas de várias linguagens.

Imbuídos pelo desejo de terem uma publicação contínua em nome do movimento, criaram a Revista Geração de 20[3], um periódico físico e digital, respaldado pelo Centro Brasileiro do ISSN (2764-4014)[4], cuja primeira edição[5], lançada entre julho e dezembro de 2021, publicou 24 artistas, entre poetas, escritores e artistas visuais, como Mariana Paim, Celso Lavoisier e João Cá Afer Tuxá.

A revista publica o trabalho de artistas independentes que não encontram espaços para expor suas obras de arte. Busca-se divulgar quem está surgindo na cena artística, porém, artistas que desenvolvem um trabalho há mais tempo também são bem-vindas. Não são publicados trabalhos que contenham qualquer categoria de preconceito e/ou reforcem discursos de ódio.

São aceitamos poemas escritos em versos livres ou em formas fixas; contos, crônicas, minicontos, cartas, etc.; desenhos, pinturas, esculturas, gravuras, ilustrações, fotografias, etc.

A Revista Geração de 20 é publicada duas vezes ao ano, com periodicidade semestral. A chamada para inscrição ocorre em momentos oportunos, divulgada no site e nas contas oficiais da revista nas redes sociais.

Opinião da poeta baiana radicada na Paraíba, Clareanna Santana, sobre a Geração de 20:

Penso que a arte literária não deve ser um privilégio e é importante que saia da bolha. Há poesia em todos os lugares. Ela também é popular. Quando recebi o convite para participar do Movimento Poético Geração de 20, fiquei lisonjeada, pois entendi que alguém leu e gostou dos meus poemas e fiquei encantada quando soube que era iniciativa de um estudante do interior da Bahia (minha terra querida). Tenho apreço a quem valoriza a escrita poética, principalmente as marginais. Ouvi dizer que a cultura deveria fazer parte da cesta básica e eu concordo. Espero que esse projeto cresça e se torne um ótimo espaço de memórias e referências.


Opinião da cantautora paulista, Karolzinha da Silva, sobre a Geração de 20:

A Geração de 20 é um projeto literário democrático e acolhedor que dá visibilidade a poetas independentes de todo o Brasil. É um espaço de resistência, troca de conhecimentos e descoberta de novos talentos.


Ambas artistas acompanham a Geração de 20 desde o seu surgimento. Clareanna Santana compõe a equipe editorial da Revista Geração de 20 e Karolzinha da Silva homenageou o movimento poético com a composição de Afiada, gravada remotamente em colaboração com a escritora e cantora Marian Koshiba, que também participou das ações do movimento.

Em abril de 2023, o grupo realizou a primeira edição do Festival Geração de 20[6] [7] [8]: um evento artístico-cultural que promoveu o encontro da literatura, música, performance, contação de histórias, artes visuais e artesanato de estudantes dos diversos cursos da UEFS. A ideia surgiu da necessidade de preencher um espaço aberto pela escassez de políticas públicas voltadas às artes de Feira de Santana e do desejo de destacar o papel da Geração de 20 no circuito cultural do município.

Embora o evento tenha acontecido em uma universidade estadual, artistas da comunidade externa e a sociedade em geral também foram convidados a participar. Isso porque as artistas e estudantes envolvidas na produção do evento defendem ser de fundamental importância o intercâmbio entre o que está sendo produzido dentro e fora dos muros das universidades.

Ainda no primeiro semestre de 2023, o grupo integrou as programações de dois importantes movimentos artísticos de Feira de Santana: a OCUPAÇÃO DO MAC e a mostra coletiva de arte: CONEXÃO, onde realizou duas oficinas de escrita poética aldravista no Museu de Arte Contemporânea (MAC) e o Museu Regional de Arte (MRA), respectivamente. Foi também nesse período que a Geração de 20 começou a aparecer nas mídias locais e estaduais, como Conexão Bahia (TV Bahia/Globo), TV Feira (TV Brasil), TV Olhos D'Água, Folha do Estado da Bahia, Acorda Cidade, Blog do Velame, entre outras.

No segundo semestre do mesmo ano, o grupo realizou o Sarau Geração de 20 - Homenagem aos 190 anos de Feira de Santana. Este evento aconteceu no MAC e contou com a presença de poetas, escritoras, contadoras de histórias e músicos feirenses. Dias depois, estreou no Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (FLIFS), onde lançou a 5ª edição[9] da Revista Geração de 20. Na ocasião, o poeta Dee Mercês também lançou o seu livro de poemas autopublicado, Legião de Mim.

Artistas independentes no sarau que homenageou a cidade de Feira de Santana pelos seus 190 anos de de emancipação política.


Ainda no segundo semestre de 2023, a Revista Geração de 20 foi selecionada pelo EDITAL Diálogos Artísticos – Bicentenário da Independência na Bahia, lançado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SECULT/BA)[10] [11].

Com este importante apoio financeiro foi possível realizar o lançamento da 6ª edição[12], que publicou duas ilustrações digitais do artista visual Ronaldo Agrestino mais 25 poetas do Portal do Sertão, que em seus poemas decoloniais, denunciam as injustiças sociais, desconstroem padrões e perspectivas coloniais impostas aos povos silenciados, oprimidos e colocados à margem da sociedade ao longo dos séculos, ou apontam novos caminhos a serem trilhados[13].

A tiragem aumentou — foram 200 exemplares distribuídos gratuitamente no Trânsito Poético Circular[14], ação que levou a revista e poetas publicados para um bate-papo com a população da Escola Municipal José Tavares Carneiro, no distrito de Maria Quitéria; do Centro de Cultura Amélio Amorim/Feira de Santana e Colégio Estadual Joaquim Inácio de Carvalho, em Irará/Bahia.

No dia 10 de fevereiro de 2024, lançou a nova forma poética, intitulada de feirema, como uma proposta de renovação literária aos poetas de Feira de Santana e do Brasil.

O feirema é um poema contemporâneo de forma fixa, composto por um título univocabular e dois versos, que formam uma única estrofe. No primeiro verso deve conter 7 palavras e no segundo verso 5 palavras. O título é indispensável, pois é a síntese do poema. Na condição de uma forma poética pequena, sua escrita é feita em minúsculas, caracterizando-se como um poema minimalista. A pontuação é optativa.​

Ele se apresenta como uma nova forma poética que o Movimento Poético Geração de 20 propõe aos poetas da Bahia e do Brasil. Surge em Feira de Santana e não se restringe a ela, pois sua abordagem temática deve girar em torno do “pertencimento” a algo ou algum lugar, grupo, comunidade e afins. Para escrever um feirema, sugere-se que o poeta visite suas memórias da infância, juventude e/ ou vivências diárias nos espaços urbanos, ou rurais.

Dias depois, realizou a primeira oficina de escrita feiremica no MAC. O evento fez parte da programação da OCUPAÇÂO II: um lugar de pertencimento.

Para divulgar esta novidade à sociedade feirense, participou de alguns programas de rádio, como o Transnotícias, da TransBrasil Feira; Jornal Primeira Página, da Rádio Povo Feira; e Papaar, da Rádio Geral; além dos sites e jornais locais[15][16][17].

Primeiro grupo de poetas feiremistas na oficina de feirema realizada no Museu de Arte Contemporânea de Feira de Santana (MAC)

Desde o início, o Movimento Poético Geração de 20 é feito por várias mãos colaborativas, remota ou presencialmente, sendo coordenado por artistas feirenses e estudantes de Letras pela UEFS, que se esforçam para promover a literatura e as artes visuais contemporâneas de Feira de Santana.

Por esse motivo está constantemente realizando ações artísticas no município, como saraus, oficinas de escrita poética, circulações em escolas municipais, colégios estaduais, museus e teatros e a publicação semestral da Revista Geração de 20.

Com esse conjunto de ações artísticas, há 4 anos a Geração de 20 fomenta e valoriza a literatura e a arte visual baiana que estão sendo produzidas especialmente por artistas independentes da década de 2020 no interior do estado.

  1. https://www.geracaode20.org/feirema
  2. https://ea17a6f2-9047-4fe3-b70f-e661d23a8e87.filesusr.com/ugd/a394ca_9b12324cc57546e8b0612a5d28d9c8d7.pdf
  3. https://redeglobo.globo.com/redebahia/conexao-bahia/noticia/estudantes-e-artistas-independentes-criam-revista-para-publicar-suas-obras.ghtml
  4. https://portal.issn.org/resource/ISSN/2764-4014
  5. https://ea17a6f2-9047-4fe3-b70f-e661d23a8e87.filesusr.com/ugd/a394ca_ecc653dc2e6948d78537a4a188510ab7.pdf
  6. https://www.jornalfolhadoestado.com/cultura-e-eventos/uefs-sediara-festival-artistico-cultural-em-abril
  7. https://www.blogdovelame.com/festival-artistico-cultural-acontece-na-uefs-em-abril/
  8. https://www.uefs.br/2023/03/5025/Festival-artistico-cultural-acontece-na-Uefs-em-abril.html
  9. https://ea17a6f2-9047-4fe3-b70f-e661d23a8e87.filesusr.com/ugd/a394ca_d0ff1865a9854db68f11bda50f587500.pdf
  10. https://www.acordacidade.com.br/noticias/agenda-cultural/geracao-de-20-revista-de-estudantes-da-feira-de-santana-e-contemplada-em-edital-do-funceb/
  11. https://www.jornalfolhadoestado.com/cultura-e-eventos/revista-geracao-de-20-e-contemplada-pelo-edital-dialogo-artisticos-unica-do-portal-do-sertao
  12. https://www.geracaode20.org/_files/ugd/a394ca_d01c41facf054bef89e601530f5e5806.pdf?index=true
  13. http://www.fundacaocultural.ba.gov.br/2023/11/16815/Bicentenario-Portal-do-Sertao-lanca-Revista-Geracao-de-20.html
  14. https://programavibenews.com.br/segunda-parada-do-transito-poetico-circular-pelo-portal-do-sertao-sera-realizado-no-dia-20-11-no-teatro-amelio-amorim/
  15. https://www.acordacidade.com.br/noticias/agenda-cultural/oficina-de-poema-sera-realizada-neste-sabado-17-em-feira-de-santana/
  16. https://programavibenews.com.br/o-movimento-poetico-geracao-de-20-realiza-oficina-de-poesia-no-museu-de-arte-contemporanea-mac-proximo-dia-17-fevereiro/
  17. https://despenhadeiro.com/2024/02/15/oficina-de-poesia-feirema-explorando-novas-formas-poeticas-no-museu-de-arte-contemporanea/