Saltar para o conteúdo

Movimentos LGBT no Brasil: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Desfeita a edição 37084645 de 187.55.52.81
Linha 25: Linha 25:
-->
-->



== São Paulo ==
<!--[[ penso que cada um tem seu direito só que tem que utilisalo só pra ti ninquem precisa saber de sua omosexsualidade só vc .
<!--[[Fabrício Viana]], [[Paulo Mariante]], [[João Marinho]], [[Beto de Jesus]], [[Regina Fachini]], [[Deco Ribeiro]], [[Priscila Galvão]], [[João Silvério Trevisan]], [[Míriam Martinho]], [[Ricardo Rocha Aguieiras]], [[André Fischer]], [[Julian Rodrigues]], -->
ü
[[Instituto Edson Neris]], [[Parada do Orgulho LGBT]], [[GLS Planet]], etc.


== Distrito Federal ==
== Distrito Federal ==

Revisão das 21h01min de 31 de março de 2014

A Parada do Orgulho GLBT de São Paulo é o grande evento de visibilidade homossexual no Brasil.

O movimento homossexual brasileiro é uma série de manifestações sócio-político-culturais em favor do reconhecimento da diversidade sexual, e pela promoção dos interesses dos homossexuais diante da sociedade brasileira.

O movimento em si não tem uma data de início específica mas as manifestações contra o preconceito que se exercia contra as pessoas homossexuais pode ser sentida da década de 40 para cá, com especial ênfase a partir da década de setenta, depois da abertura política.

Pessoas transexuais e travestis

A questão das pessoas transexuais e travestis cria um novo dilema para o movimento, já que o termo homossexual, relacionado à orientação sexual, não as contempla dado que transexualidade e travestilidade refere-se a identidade de gênero, componente completamente diferente de orientação sexual. Por isso muitos grupos hoje adotam a expressão Movimento GLBT (ou LGBT, ou GLBTT).

Ainda assim, ativistas trans (transexuais e travestis) expressam duras críticas ao movimento, pela falta de atenção com suas especificidades, pelo englobamento de pessoas trans em estatísticas relacionadas a crimes contra "homossexuais", enfim, pela falta de atenção nas demandas relativas a identidade de gênero.

Bahia

No estado da Bahia, dentre outras entidades e pessoas, destaca-se o Grupo Gay da Bahia, um dos grupos LGBTs mais antigos e ainda em funcionamento no Brasil, fundado por Luiz Mott, e presidido até a atualidade (2007) por Marcelo Cerqueira, etc…

Maranhão

No Maranhão o MHB destaca-se pela atuação da ONG Gayvota que atua na busca por direitos aos homossexuais. A ONG está atuando oficialmente desde 2003, porém ja tem uma história d muitas lutas no campo da militancia GLBT, etc.

Minas Gerais

No estado de Minas Gerais o Rainbow Fest, presidido por Oswaldo Braga.