New York State of Mind

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
"New York State of Mind"
Single de Billy Joel
do álbum Turnstiles
Lançamento 1976
Formato(s) 7"
Gravação Ultra Sonic Studio em Hempstead, Nova Iorque
Gênero(s) Piano rock
Duração 5:58
Gravadora(s) Columbia
Composição Billy Joel
Produção Billy Joel
Cronologia de singles de Billy Joel
Último
"The Entertainer"
(1975)
"Just the Way You Are"
(1977)
Próximo

"'New York State of Mind" é uma canção escrita por Billy Joel que aparece inicialmente no álbum Turnstiles em 1976. Não teve sucesso quando lançado pela primeira vez, recebendo mais prestígio recentemente.[1] "New York State of Mind" teve um ressurgimento da popularidade depois dos ataques de 11 de Setembro, e é frequentemente tocada após os jogos dos times New York Mets, New York Knicks e New York Rangers.

Inspiração[editar | editar código-fonte]

Joel escreveu a canção após retornar da Costa Leste de Los Angeles, onde ele passou três anos anteriores. Em fato, a maioria do álbum Turnstiles lida com a mudança através do país de Joel, incluindo "Say Goodbye to Hollywood, "I've Loved These Days", "Summer, Highland Falls", e Miami 2017 (Seen the Lights Go Out on Broadway)."

Letra[editar | editar código-fonte]

A letra de "New York State of Mind", em particular, é lida como um ode a um amor perdido.[1] Joel vê Nova Iorque como o lugar que ele se sente mais confortável, mesmo estando em várias diferentes localidades e tenha gostado destas também .[1]

A canção faz referência ao Rio Hudson assim como localidades e jornais de Nova Iorque. Quando Joel toca a música ao vivo, especialmente em no Estado de Nova Iorque, ele algumas vezes modifica a letra para refletir a avenida que ele está se apresentando ou em cidades locais.[carece de fontes?]

Covers[editar | editar código-fonte]

A canção teve várias versões de diferentes artistas e bandas, como:

Artistas e bandas de Jazz:

Artistas e bandas de Country:

  • Glee No episódio 'The New Rachel' (4x01) foi um dueto entre Marley e Rachel.
  • Garth Brooks (apresentou a canção junto com Joel em dueto durante um concerto especial de Brooks no Central Park

Muppets Dr. Teeth and the Electric Mayhem cantaram a canção no episódio nove da segunda temporada do The Muppet Show [2] Esta apresentação foi reaproveitada na temporada três episódio 1 com a convidada Kris Kristofferson e Rita Coolidge[3] . O muppet Rowlf apresentou uma versão da música no seu álbum solo Ol' Brown Ears is Back [3] . A canção também foi cantada por Adam Pascall no álbum Broadway Cares: Home for the Holydays. Garfield cantou uma versão variada da música chamada New Dog State of Mind no filme de 2004 Garfield: The Movie. Em 1994, o rapper Nas lançou um álbum de estreia criticamente aclamado, Illmatic, e na segunda faixa, "N.Y. State of Mind". Em um episódio de Saturday Night Live, Zach Braff mudou a letra adaptando para Nova Jérsei. Jane Kralowsky cantou uma improvisação a cappella da canção em um episódio da popular série da NBC 30 Rock quando sua personagem Jenna Maroney começa a cantar durante uma festa num iate, surpreendendo todos a bordo. Cerie, a jovem recepcionista pergunta "Isso é uma música de verdade?" A música foi executada por Alicia Keys na sua turnê "Piano & I", uma turnê de promoção do seu álbum de estreia, o Songs in A Minor.

Referências

  1. a b c Dean, Maury (2003). Rock N' Roll Gold Rush Algora [S.l.] ISBN 0-87586-207-1.  Texto "página 309 " ignorado (Ajuda)
  2. UK Spots (The Muppet Show) - Muppet Wiki (em inglês)
  3. a b New York State of Mind - Muppet Wiki (em inglês)