Norbit

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Norbit
Norbit (PRT)
Norbit - Uma Comédia de Peso (BRA)
Pôster promocional
 Estados Unidos
2007 •  cor •  110 min 
Direção Brian Robbins
Produção John Davis
Eddie Murphy
Mike Tollin
Roteiro Jay Scherick
David Ronn
História Eddie Murphy
Charlie Murphy
Elenco Eddie Murphy
Thandie Newton
Terry Crews
Cuba Gooding, Jr.
Gênero comédia romântica
Música David Newman
Cinematografia Clark Mathis
Edição Ned Bastille
Companhia(s) produtora(s) DreamWorks Pictures
Davis Entertainment
Tollin/Robbins Productions
Distribuição Paramount Pictures
Lançamento Estados Unidos 9 de fevereiro de 2007
Brasil 9 de março de 2007
Portugal 15 de março de 2007
Idioma inglês
Orçamento US$60 milhões[1]
Receita US$159,313,561[1]
Página no IMDb (em inglês)

Norbit (bra: Norbit - Uma Comédia de Peso /prt: Norbit) é um filme estadunidense de 2007 do género comédia dirigido por Brian Robbins e estrelado por Eddie Murphy e Thandie Newton. Produzido por Davis Entertainment e Tollin/Robbins Productions, o filme também é estrelado por Terry Crews, Clifton Powell, Lester "Rasta" Speight, Eddie Griffin, Katt Williams, Marlon Wayans, e Cuba Gooding, Jr. Foi lançado pela DreamWorks e distribuído pela Paramount Pictures, em 9 de fevereiro de 2007.

O filme foi indicado ao Oscar de melhor maquiagem,[2] e também várias "vitórias" no Framboesa de Ouro de 2007. Apesar de ter sido recebido de forma negativa pela crítica, o filme foi um sucesso comercial.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Eddie Murphy brilha na pele do tímido e bem-educado Norbit Albert Rice, um homem franzino, amável, atencioso e inseguro, que fora criado no orfanato e restaurante Golden Wonton pelo cômico e velho chinês Sr. Wong (também vivido por Eddie Murphy), e por lá, conhece a bela e doce Kate Thomas (Thandie Newton), quando ainda eram crianças. Os dois formam uma bela amizade e logo se tornam almas gêmeas, até o dia em que ela é adotada, deixando o pobre Norbit solitário.

Poucos anos depois, Norbit, já adolescente, é agredido por dois gêmeos valentões no parque da escola, mas é defendido por Rasputia Latimore, (também vivida por Eddie Murphy), uma robusta garota que é novata no colégio, e que daí em diante faz com que todos respeitem o rapaz ou caso contrário, ela se manifestará. Os dois crescem juntos, tornam-se namorados e então casam-se, mas é a partir de então que a vida de Norbit se transforma num verdadeiro inferno.

Rasputia, além de obesa, é uma mulher espaçosa, agressiva, mal-humorada, dominadora, preguiçosa, ciumenta, egoísta e muito grosseira com todos ao seu redor. Assim, o pobre Norbit tem de aguentar o fato de ser totalmente comandado pela esposa sem ter voz para decidir nada, tendo também de suportar os irmãos mais velhos desta, os desonestos Big Black Jack (Terry Crews), Blue (Lester Speight) e Earl (Clifton Powell), que dominam toda a cidade, e junto com Rasputia, são os proprietários da Construtora Latimore, onde Norbit também trabalha como guarda-livros e faz-tudo, sendo constantemente ridicularizado pelos cunhados.

Mas a sorte muda para Norbit quando ele reencontra a sua amada de infância Kate, surgindo então, uma nova chance para o amor. Acontece que agora ela é noiva de Deion Hughes (Cuba Gooding Jr.), um administrador que quer ajuda-lá a comprar e assumir o antigo orfanato do Sr. Wong. Porém o que Kate não sabe é que Deion na verdade é um falso, e, que juntamente com os irmãos de Rasputia, pretende transformar o local num bar stripper. Com o tempo, Kate percebe que ainda ama Norbit e fica dividida entre ele e o seu noivo, enquanto Norbit quer de qualquer forma unir-se a Kate e fugir das garras de sua ameaçadora esposa.

Elenco e personagens[editar | editar código-fonte]

  • Eddie Murphy como:
    • Norbit Albert Rice - Homem magrelo e aparentemente frágil, bastante tímido, inseguro e azarado, além de totalmente permissivo, possuindo uma autoestima bastante baixa. Ingênuo, Norbit costuma ser facilmente passado para trás por qualquer pessoa, apesar disso, é bastante inteligente e logo percebe as más intenções de algumas pessoas, mas por ser medroso, prefere fugir das encrencas do que as encarar de frente, ainda que seja protegido pelo Sr. Wong em muitas situações, dado ao carinho que o velho chinês tem pelo rapaz mesmo depois de adulto. Norbit é sensível, educado, honesto, bastante simpático e mostra seu valor ajudando várias pessoas ao seu redor.
    • Rasputia Latimore - Mulher obesa que conheceu Norbit no orfanato do Sr. Wong quando ela passa a estudar no colégio do local. Rasputia é o completo oposto de Norbit: Obesa, sádica, espaçosa, grosseira e extremamente mandona. Apesar de defender Norbit de seus agressores, ela se vê no direito de ser ainda mais agressiva para com este, obrigando-o a ser seu namorado e desta forma protegendo-o enquanto também o intimida, e tudo piora quando os dois se casam e Norbit é vítima constante do bullying dos irmãos dela, uma vez que o cunhado é faz-tudo na Construtora Latimore. Rasputia toma vantagem da proteção que tem de seus irmãos afim de manipular os mesmos da mesma forma que faz com Norbit, para que eles sempre atentem á vontade e ás necessidades da irmã caçula. Tendo uma visão distorcida de si própria, Rasputia se acha extremamente sexy e sempre vive seduzindo o marido das formas mais exageradas, além de sentir um tremendo ciúme do mesmo, apesar dela própria se mostrar infiel. Rasputia é a principal vilã do filme.
    • Sr. Wong (Hangten Wong) - Dono do orfanato "Golden Wonton" (que também funciona como um restaurante) juntamente com sua esposa Ling-Ling, é um velho chinês bondoso, porém desconfiado e bastante esperto que se torna uma figura paterna para Norbit desde que este fora abandonado por seus pais ainda bebê na porta do orfanato e jamais fora adotado desde então, vivendo sob a tutela do casal Wong, principalmente do Sr. Wong. Como o orfanato é associado ao colégio onde Norbit estudou a vida inteira, Wong obviamente conhece Rasputia quando esta passa a estudar no mesmo (apesar dela não viver no orfanato, já que é cuidada pelos irmãos mais velhos, ainda assim estuda no colégio e obviamente conhece o Sr. Wong e os demais responsáveis pelo orfanato) e nunca concorda com o relacionamento desta com Norbit, visto que desde o início percebe a manipulação por parte dela e mais tarde por parte dos irmãos, sendo Wong o único que não teme os mesmos e os encara numa boa. Como um pescador exímio, Wong volta e meia é mostrado com seu arpão na mão e tem como uma de suas ambições pescar uma baleia.
  • Thandie Newton como Kate Thomas - Deuteragonista do filme, uma mulher simpática, doce e amável, além de bastante generosa. Foi o primeiro amor da vida de Norbit quando os dois ainda eram crianças no orfanato do Sr. Wong, até ela ser adotada e obviamente deixar para trás a vida no orfanato e consequentemente deixar Norbit. Os dois se reencontram anos depois quando Norbit já é casado com Rasputia e Kate é noiva do mau caráter Deion, por quem é ludibriada até certo ponto da história. Quando os dois se encontram, a chama da paixão de infância se reacende para ambos e nem mesmo os relacionamentos de cada um são capazes de impedir. Ao conhecer Rasputia, Kate é simpática com esta assim como é educada para com todos á sua volta, ainda assim tem que aguentar as grosserias dela e é o alvo principal do ciúme doentio de Rasputia por seu marido, uma vez que Rasputia odeia ver Kate perto de Norbit, temendo perder o seu lugar para a moça que é notavelmente mais bela e mais interessante em tudo. A intenção de Kate é comprar o orfanato do Sr. Wong e ampliá-lo, e Deion sabe disso, querendo usar a mesma compra para outros fins.
  • Terry Crews como Big Black Jack Latimore - O mais velho dos Latimore, sendo o líder de seus irmãos mais novos, igualmente durões. Ele e seus irmãos são certamente mal-encarados e desonestos, utilizando de sua força física para resolver qualquer impasse (inclusive exigindo que sejam pagos por seus serviços sujos), sendo certamente temidos por todos ao seu redor, assim também intimidando seu cunhado Norbit, já que sabem que ele não é ninguém sem eles e é incapaz de se sustentar, inclusive ameaçando o mesmo caso ele machuque o coração de Rasputia. O único que eles não conseguem intimidar é o Sr. Wong, que por ser perito em artes marciais e andar sempre armado(mesmo que apenas com seu arpão de pescador), encara qualquer tipo de ameaça. Jack e seus irmãos tem a intenção de comprar o orfanato do Sr. Wong afim de construirem um Clube de Strip e se associam a Deion Hughes para tal propósito. Jack é de longe o mais protetor quando se trata de Rasputia, sendo o que mais atende ás suas vontades e mais se deixa levar pelas manipulações dela.
  • Lester "Rasta" Speight como Blue "Azulão" Latimore - O irmão do meio entre os três irmãos mais velhos de Rasputia, sendo tão durão, mau caráter e protetor de sua irmã mais nova que os demais, apesar de ter uma personalidade mais malandra e sarrista, o que incomoda principalmente seu irmão mais novo Earl, que é mais sério e sinistro. Azulão é notavelmente o mais desajeitado e atrapalhado dos três irmãos e o que menos tem noção da própria força física.
  • Clifton Powell como Earl Latimore , o caçula dos três irmãos mais velhos de Rasputia, sendo o menos forte, em compensação o mais sério, calado e sinistro dos três, assim, causando medo por sua personalidade um tanto quanto irônica e suas ameaças a Norbit. Se irrita com facilidade com as piadas de Blue, chegando a entrar em atrito para com este, em brigas que apenas são apartadas pelos esforços do primogênito Black Jack. Earl é o que menos dá trela aos mimos de Rasputia, apesar de se deixar levar por ela como os demais.
  • Cuba Gooding Jr. como Deion Hughes - O ambicioso e articulado noivo de Kate, que é um administrador e advogado bastante malandro e persuasivo. A princípio, se mostra um homem bastante cavalheiro para com Kate, convencendo-a de que ele é um homem ideal, mas o que ela de início não sabe é que ele é bastante interesseiro e mau caráter, possuindo casamentos passageiros apenas para conseguir algo em troca com suas falsas esposas, como dinheiro ou dupla cidadania, tanto que as intenções dele ao casar com Kate são de comprar o orfanato do Sr. Wong com o dinheiro desta (uma vez que sabe que ela também tem a intenção de comprar o orfanato) e transformar num Bar Strip, tendo os Latimore como sócios, também na intenção de tirar Norbit de seu caminho, uma vez que reconhece que o ingênuo rapaz é um concorrente, sendo apaixonado por sua noiva.
  • Eddie Griffin como Pope Sweet Jesus - Um ex-cafetão e atual homem de negócios que é um dos amigos mais chegados de Norbit. Apesar de aparentemente ser um cristão devoto, Sweet Jesus não deixa de ser malandro e bastante mulherengo, e é ele quem ajuda Norbit das formas mais mirabolantes afim do amigo se safar das enrascadas causadas por Rasputia, mesmo que ele e seu escudeiro Lord Have Mercy tenham que recorrer a meios não muito honestos e politicamente corretos para tal. Apesar de bem sucedido, ele não é egoísta como os Latimore e demonstra se preocupar com o amigo Norbit e os órfãos do orfanato.
  • Katt Williams como Lord Have Mercy - Outro ex-cafetão e atual religioso que é o braço-direito de Sweet Jesus e também é amigo chegado de Norbit. Com comportamento malandro semelhante a Sweet Jesus, porém não tão inteligente quanto este, mas costuma bater de frente com os Latimore mesmo não possuindo força física equivalente, tendo como principal rival Azulão, o irmão do meio dos Latimore.
  • Marlon Wayans como Buster Perkins "Pé-de-Valsa" - O professor de dança da classe de Rasputia, que logo se afeiçoa a esta, dando-lhe aulas particulares. Por Buster ser claramente gay, uma vez que é notavelmente afeminado, Norbit a princípio não desconfia nem um pouco da amizade dele com Rasputia, até se deparar com uma situação bastante constrangedora de sua esposa com o professor. Mais tarde, após Norbit reencontrar Kate e se interessar por ela novamente, ele acaba usando Buster como distração á Rasputia, afim de ficar livre para se aproximar de sua amada.
  • Michael Colyar como Morris, o barbeiro. Também trabalha muitas vezes forçadamente para os Latimore, mas não tem muita coragem de cobrar pelos serviços que os irmãos vez ou outra deixam de pagar e ficam eternamente devendo. Ele é um dos amigos próximos de Norbit também.
  • Anthony Russell como Sam Giovanni, o dono do restaurante italiano. Tem Norbit como um filho e faz gosto do amor dele por Kate, mas odeia Rasputia por ela sempre estragar a reputação de seu restaurante com seu apetite voraz e comportamento nada educado.
  • Floyd Levine como Abe, o alfaiate. Costuma trabalhar para os Latimore, principalmente se sente alguma ameaça vinda deles, mas é um bom homem e possui boa amizade para com Norbit e seus amigos de confiança.
  • Jeanette Miller como Sra. Coleman, a vizinha idosa que é vítima das artimanhas de Rasputia contra ela e seu cachorro Lloyd.
  • Pat Crawford Brown como Sra. Handerson, a florista, outra vítima de Rasputia, mas que se dá bem com Norbit e seus amigos de confiança.
  • Alexis Rhee como a Sra. Ling Ling Wong - Esposa de Wong e praticamente a mãe adotiva de Norbit. Costuma acalmar o marido quando este surta ou tem idéias loucas. Não aparece com tanta importância no filme.
  • Richard Gant como Reverendo, o pregador da igreja local, portanto, um dos aliados a Norbit. Faz o casamento de Kate e Deion, mesmo sem concordar com o mesmo, já que desconfia do caráter e das tramóias do rapaz.
  • Charlie Murphy como a voz de Lloyd, o irônico cão buldogue terrier da Sra. Coleman, que é uma das vítimas mais constantes dos ataques de Rasputia, que tenta atropelá-lo durante o filme.
  • Khamani Griffin como Norbit aos 5 anos
  • Austin Reid como Norbit aos 10 anos
  • Jonathan Robinson como Norbit aos 17 anos
  • Lindsey Sims-Lewis como Rasputia aos 10 anos

Yves Lola St. Vil como Rasputia aos 17 anos

  • China Anderson como Kate aos 5 anos
  • Kristen Schaal como a organizadora de eventos no piquenique local
  • John Gatins como atendente do parque aquático
  • Smith Cho como a esposa asiática de Deion

Produção[editar | editar código-fonte]

Norbit foi o primeiro dos três filmes em que o diretor Brian Robbins e Eddie Murphy trabalharam juntos. Mais tarde, eles colaboraram para Meet Dave e A Thousand Words. No caso dos dois primeiros filmes que ele estrelou em trabalhar com Robbins, Murphy fez vários personagens e trabalhou em trajes de corpo.

Ficha técnica[editar | editar código-fonte]

Estúdio: Davis Entertainment / Tollin / Robbins Productions
Distribuição: DreamWorks SKG / Paramount Pictures / UIP
Roteiro/Guião: Jay Scherick e David Ronn, baseado em história de Eddie Murphy e Charlie Murphy
Produção: John Davis, Eddie Murphy e Michael Tollin
Música: David Newman
Fotografia: J. Clark Mathis
Desenho de Produção: Clay A. Griffith
Figurino: Molly Maginnis
Edição: Ned Bastille
Efeitos Especiais: Cinovatio

Recepção e controvérsias[editar | editar código-fonte]

Os comentarios para o filme foram esmagadoramente negativas. Muitos acusaram o filme de ser preconceituoso contra pessoas obesas e chinesas. O filme recebeu 8 indicações ao Framboesa de Ouro. Porém, recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Maquiagem, mas acabou perdendo para Piaf - Um Hino ao Amor. Norbit foi universalmente criticado. Rotten Tomatoes deu ao filme uma pontuação de 9%, baseado em 123 avaliações (11 fresco, 112 podre). Consenso descreveu Norbit como "uma grosseira, comédia cruel, cheia de estereótipo que é mais deprimente do que engraçado".[3] Metacritic deu ao filme uma pontuação de 27%, com base em 26 comentários que foram geralmente desfavoráveis.[4]

Mick LaSalle, do San Francisco Chronicle deu uma crítica positiva, sugerindo que Norbit pode ajudar chances de Murphy de ganhar um Oscar por seu papel em Dreamgirls, dizendo que o seu trabalho de interpretar três personagens distintos em Norbit é mais impressionante do que qualquer coisa que ele fez em Dreamgirls.[5]

O público ouvido pelo CinemaScore deu ao filme a nota B, com adolescentes (28% dos entrevistados) dando-lhe uma nota B +.[6]

Lançamento[editar | editar código-fonte]

Bilheteria[editar | editar código-fonte]

Apesar de ter sido criticado, Norbit foi um sucesso de bilheteria. O filme estreou com US$34,2 milhões nos Estados Unidos e foi 14 filme de Eddie Murphy a abril em nº1 de bilheteria.[1][7]

Home media[editar | editar código-fonte]

Norbit foi lançado em Blu-ray Disc, DVD e HD DVD em 5 de junho de 2007. Desde HD DVD foi descontinuado, Norbit manteve-se disponível em Blu-ray e DVD.

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Norbit foi nomeado para 8 prêmios do Framboesa de Ouro, incluindo pior filme, e ganhou três prêmios, todos para Eddie Murphy como três personagens diferentes.[8] O filme também foi indicado ao Oscar para Melhor Maquiagem.[2]

Framboesa de Ouro[editar | editar código-fonte]

  • Pior Filme
  • Pior Diretor
  • Pior Ator (Eddie Murphy; como Norbit)
  • Pior Ator (Cuba Gooding, Jr.)
  • Pior Ator Coadjuvante (Eddie Murphy; como Mr. Wong)
  • Pior Atriz Coadjuvante (Eddie Murphy; como Rasputia)
  • Pior Roteiro
  • Pior Casal na Tela (Eddie Murphy e tanto Eddie Murphy ou Eddie Murphy)

Oscar[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]