Terra Fria (2005)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de North Country)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde janeiro de 2012). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
North Country
North Country - Terra Fria[1] (PT)
Terra Fria[2]
 (PT)
Terra Fria[3][4] (BR)
 Estados Unidos
2005 •  cor •  126 min 
Direção Niki Caro
Roteiro Michael Seitzman, baseado no livro de Clara Bingham e Laura Leedy Gansler
Baseado em Class Action, de Clara Bingham e Laura Leedy Gansler
Elenco Charlize Theron
Frances McDormand
Richard Jenkins
Sissy Spacek
Woody Harrelson
Sean Bean
Michelle Monaghan
Jeremy Renner
Género filme de drama
Idioma língua inglesa
Site oficial
Página no IMDb (em inglês)

Terra Fria (em inglês: North Country) é um filme estadunidense de 2005, um drama dirigido por Niki Caro, baseado no livro Class Action: The Story of Lois Jenson and the Landmark Case That Changed Sexual Harassment Law, escrito por Clara Bingham e Laura Leedy Gansler, que conta a história real do processo judicial Jenson vs. Eveleth Taconite Company.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Em 1989, Josey Aimes (Charlize Theron) retorna a sua cidade natal no norte de Minnesota com seus filhos, Sam e Karen, depois de escapar dos abusos de seu marido. Ela volta a morar com seus pais, Alice (Sissy Spacek) e Hank (Richard Jenkins). Seu pai se envergonha dela, pois engravidou de seu primeiro filho aos 16 anos, e acredita que ela seja promíscua. Os outros habitantes da cidade pensam o mesmo dela, o que não permite que Josey se enturme. Seus únicos amigos são Glory (Frances McDormand) e seu marido, Kyle Dodge (Sean Bean). Glory trabalha nas minas locais de ferro, a principal fonte de renda da cidade, e a ajuda a conseguir um emprego lá. Rapidamente, Josey faz amizade com outras mulheres trabalhadoras das minas, e passa a ser alvo de provocações lideradas por Bobby Sharp (Jeremy Renner), que foi seu namorado no colegial e também trabalha nas minas. Suas tentativas de parar as provocações ao denunciá-las aos seus superiores apenas piorou a situação, e logo todas as mulheres passaram a ser verbal e físicamente violentadas pelos homens das minas. Josey chega a ser assediada sexualmente por vários deles, incluindo Bobby. A recusa de Josey a ceder às exigências de seus colegas homens levou-os a espalhar mentiras sobre ela ser promíscua, o que levou Josey a ser julgada não só por seu pai e pelas esposas dos seus colegas homens, mas também por seu filho Sam, que passa a acreditar que ela seja promíscua ao descobrir que ela engravidou dele aos 16 anos. Depois que mesmo os diretores das minas se recusarem a atender às reclamações das mulheres, ela pede demissão e pede ao advogado Bill White (Woody Harrelson) que a ajude a processar a empresa.Bill aconselha Josey que o caso seria mais fácil de ser ganho se as outras mulheres trabalhadoras das minas entrassem com uma ação conjunta. No entanto, suas colegas hesitam, pois temem arriscar seus empregos. Durante o processo, os advogados das minas tentaram utilizar o "comportamento promíscuo" de Josey contra ela, com o testemunho de Bobby de que Sam foi fruto de uma relação consensual dela com um professor. Josey então revela a verdade: quando ela e Bobby tinham 16 anos, eles foram pegos matando aula por um professor, que os manteve em detenção na escola como punição. Quando a detenção acabou, Bobby saiu primeiro para buscar o carro e dar carona a Josey e, enquanto ele estava fora, ela foi atacada e estuprada pelo professor. Bobby presenciou o estupro, mas fugiu da escola. Ao longo do processo, várias colegas de Josey a apoiaram na corte, inclusive Glory, que compareceu em cadeira de rodas em decorrência das agressões sofridas. Com isso, a empresa perde o caso, sendo condenada ao pagamento de indenização às mulheres trabalhadoras, além de implantar uma política de combate ao assédio no local de trabalho.


Elenco[editar | editar código-fonte]

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Applications-multimedia.svg A Wikipédia possui o

Oscar

  • Indicada nas categorias de melhor atriz (Charlize Theron) e melhor atriz coadjuvante (Frances McDormand).

Globo de Ouro

  • Indicada nas categorias de melhor atriz - drama (Charlize Theron) e melhor atriz coadjuvante (Frances McDormand).

BAFTA

  • Indicada nas categorias de melhor atriz (Charlize Theron) e melhor atriz coadjuvante (Frances McDormand).
Portal A Wikipédia tem os portais:

Referências

  1. North Country - Terra Fria (em português) no CineCartaz (Portugal)
  2. Terra Fria no SapoMag (Portugal)
  3. Terra Fria (em português) no AdoroCinema (Brasil)
  4. Terra Fria no CinePlayers (Brasil)
Ícone de esboço Este artigo sobre um filme estadunidense é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.