Nursultan Nazarbayev

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Nursultan Äbişulı Nazarbaev
Nursultan Äbişulı Nazarbaev
Presidente do Cazaquistão Cazaquistão
Período 16 de dezembro de 1991
até atualidade
Antecessor(a) nenhum (cargo criado)
Sucessor(a) -
Dados pessoais
Nascimento 6 de julho de 1940 (77 anos)
Chemolgan, URSS
Primeira-dama Sara Nazarbayeva
Partido Partido Comunista da União Soviética (1962-1991)
Nur-Otan (1991-presente)
Profissão engenheiro e político

Nursultan Äbişulı Nazarbaev (em cazaque-cirílico Нұрсұлтан Әбішұлы Назарбаев), (Chelmogan, 6 de julho de 1940) é o atual presidente do Cazaquistão.

Nazarbayev tem formação em engenharia metalúrgica e tem um doutoramento em economia. Durante cerca de 16 anos trabalhou como engenheiro no Complexo Metalúrgico Karaganda. De 1984 a 1989 foi o primeiro-ministro da República Socialista Soviética Cazaque, uma parte da extinta União Soviética). Em dezembro de 1991 foi eleito presidente do Cazaquistão independente e reeleito em Janeiro de 1999.

Tem três filhas: Dariga, Dinara e Aliya. A primeira é casada com o filho do ex-ministro da saúde Rakhat Aliyev. A segunda é casada com Timur Kulibayev que é ex-ministro da construção. A última é uma mulher de negócios e está divorciada.

Nursultan Nazarbaev foi um homem que se distinguiu pelo seu trabalho e desenvolvimento económico que trouxe ao Cazaquistão, mas é também conhecido pelas perseguições a membros da oposição.

O presidente tem alguns monumentos, escolas e universidade com o seu nome. A imagem de Nursultan Nazarbayev vai ser impressa numa nota, a partir do dia 1 de dezembro de 2016, o dia conhecido como o "Dia do Presidente".

Apesar de vários grupos de direitos humanos criticarem Nazarbayev, o presidente é muito popular no país, tendo sido reeleito em 2015 com 98% dos votos.


Ícone de esboço Este artigo sobre um político é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Precedido por
-
Presidente do Cazaquistão
1991 - presente
Sucedido por
-