Oólito

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde Setembro de 2008). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Microscopia de uma lâmina de oosparite com oólitos calcíticos num cimento de calcite (rocha da Carmel Formation, Jurássico, do sul de Utah, USA). O maior ooide tem 1,2 mm de diâmetro.

Oólito (do grego: òoion, ovo + lithos, pedra) é a designação dada a grãos arredondados do tamanho de areia (0,25 a 2,00 mm) formados por precipitação química inorgânica de carbonato de cálcio em águas agitadas e com pouca deposição de material clástico. A precipitação ocorre geralmente em camadas concêntricas em torno de um núcleo de quartzo ou de fragmento de concha, dando origem a pequenos grãos que se assemelham, na forma, a ovos de peixe (daí o nome). Embora sejam constituídos predominantemente por CaCO3, os oólitos apresentam por vezes quantidades apreciáveis de outros materiais, nomeadamente sílica, dolomita e fosfatos diversos.

A sua litificação dos oólitos origina os calcários oolíticos, muito comuns em jazidas exploradas para produção de rochas ornamentais e para material de revestimento em arquitectura. Um exemplo é a Pedra de Ançã.

Quando atingem dimensões da ordem dos 0,5 a 1,0 cm denominam-se pisólitos.

Ocorrências[editar | editar código-fonte]

Alguns exemplares calcário oolítico foram formados na Inglaterra durante o período jurássico, e formam a Colinas de Cotswold, a Ilha de Portland com sua famosa Portland Stone,[1] e parte do North Yorkshire Moors. Um tipo particular, Bath Stone, dá aos prédios da Cidade Patrimônio da Humanidade de Bath sua aparência distinta. Carbonífero Hunts Bay Oolite fica em grande parte do sul País de Gales

  1. Atkinson, Richard; Atkinson, Frances (1992) [1979]. Rocks & Minerals. Col: The Observer's Book of. London: Bloomsbury. pp. 161–162. ISBN 1-85471-044-3. Oolitic limestones … are among the most popular building stones and include Portland stone and Bath stone