Ordens honoríficas da Itália

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Insígnia da Ordem Militar de Saboia, hoje extinta.

A República Italiana possui cinco ordens de cavalaria concedidas a seus cidadãos ou estrangeiros por serviços prestados à nação.

Ordens republicanas[editar | editar código-fonte]

ITA OMRI 2001 Cav BAR.svg Ordem de Mérito da República Italiana ITA OMRI 2001 Cav BAR.svg
A Ordem de Mérito da República Italiana (Ordine al Merito della Repubblica Italiana), estabelecida em 1951, é a mais alta e mais antiga honraria da República Italiana. É concedida em cinco graus "por mérito adquirido pela nação" nos campos da literatura, artes, economia, serviço público e social, filantropia e atividades humanitárias por longo e contínuo serviço em carreiras civil e militar. Excetuando circunstâncias especiais, niguém pode ser condecorado em um grau sem antes o de Cavaleiro. Tais exceções incluem o cantor lírico Luciano Pavarotti e o cientista de computação Erol Gelenbe, ambos condecorados Comandantes da ordem em 1976 e 2005, respectivamente.

As cerimônias de investidura geralmente ocorrem em 2 de junho, aniversário da Fundação da República Italiana e data da Festa della Repubblica Italiana, e também em 27 de dezembro, aniversário da promulgação da Constituição. Na fronte, o brasão da ordem porta o lema "Al Merito della Repubblica" envolvendo o Brasão nacional; no verso, há o lema "Patriae Unitati and Civium Libertati" encimando uma figura da Italia turrita. A ordem é concedida por decreto do Presidente da República Italiana, como Grão-mestre das ordens de cavalaria nacionais, sob recomendação do Presidente do Conselho.

Cavaliere BAR.svg Ordem Militar da Itália Cavaliere BAR.svg
A Ordem Militar da Itália (Ordine Militare d'Italia) é concedida por distinta conduta militar de indivíduos (ou unidades das Forças Armadas Italianas) tendo provado "perícia, senso de responsabilidade e valor". O mais baixo de seus cinco graus também pode ser galardoado em tempos de paz. Os que haviam sido condecorados com a extinta Ordem Militar de Saboia foram transferidos e detêm sua membresia na ordem atual. O brasão porta a inscrição "Al Merito Militare - 1855"; a Cruz de Saboia e as iniciais R.I. (substituindo as antigas V.E.); e "1947" - indicando o ano da Constituição.

A ordem é concedida por decreto do Presidente da República, seu grão-mestre, sob recomendação do Ministério da Defesa. Atualmente, há somente 14 condecorados ainda vivos. A Medalha do Valor Militar, relacionada à ordem e estabelecida em 1932, é subdividida em ouro, prata e bronze.

Cavaliere OML BAR.svg Ordem do Mérito do Trabalho Cavaliere OML BAR.svg
A Ordem do Mérito do Trabalho (Ordine al Merito del Lavoro) é concedida àqueles "que tiveram mérito singular" em agricultura, comércio e indústria. Foi estabelecida por Decreto Real em 1 de março de 1901, substituindo a "Ordem de Cavalaria ao Mérito Agrário, Industrial e Comercial". A ordem é aberta a todo cidadão italiano, em território italiano ou estrangeiro. Anualmente, em 1 de junho, vinte e cinco novos Cavaleiros são criados. A divisa porta a inscrição "Al Merito del Lavoro - 1901".

A ordem é concedida por decreto do Presidente da República, seu grão-mestre, sob recomendação do Ministério do Desenvolvimento Econômico.

OSSIbis3.png Ordem da Estrela da Itália OSSIbis3.png
A Ordem da Estrela da Itália (Ordine della Stella d'Italia) foi originalmente estabelecida em 1947 como "Estrela da Solidariedade Italiana", em reconhecimento aos expatriados e estrangeiros que contribuíram grandemente para a reconstrução da Itália após a Segunda Guerra Mundial. A divisa da ordem porta a inscrição "Solidarietà Italiana" envolvendo uma figura do Bom samaritano. A ordem é concedida pelo Presidente da República, seu grão-mestre, sob recomendação do Ministério de Assuntos Estrangeiros. Em 2011, a ordem foi reformulada e passou a focar em promover o prestígio italiano no exterior.
Ordine di Vittorio Veneto BAR.svg Ordem de Vittorio Veneto Ordine di Vittorio Veneto BAR.svg
A Ordem de Vittorio Veneto (Ordine di Vittorio Veneto) foi estabelecida com o grau único de Cavaleiro em 1968 para "expressar gratidão da Nação" àqueles previamente condecorados com a Cruz de Guerra. A ordem era concedida por decreto do Presidente da República, seu grão-mestre, sob recomendação do Ministério da Defesa. Estando suspensa há anos, a ordem foi formalmente abolida em 2010.

Ordens reais[editar | editar código-fonte]

  1. Ordem da Anunciação
  2. Ordem Militar de Saboia
  3. Ordem dos Santos Maurício e Lázaro
  4. Ordem da Coroa da Itália
  5. Ordem Civil de Saboia
  6. Ordem Colonial da Estrela de Itália
  7. Ordem da Águia Romana