Over the Rainbow

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
"Over the Rainbow"
Famosa cena de O Mágico de Oz (1939) em que Judy Garland interpreta a canção
Canção de Judy Garland
do álbum Over the Rainbow
Publicação 1939
Lançamento Setembro de 1939
Formato(s) download digital
Gravação 7 de Outubro de 1938
Duração 2:50
Gravadora(s) MGM
Decca Records
Letrista(s) E.Y. Harburg
Composição Harold Arlen
Produção Harold Arlen

"Over the Rainbow" (referida muitas vezes como "Somewhere Over the Rainbow") é uma das canções mais famosas do final da década de 1930. A música foi composta por Harold Arlen e a letra é de E.Y. Harburg. Por vezes ela é citada com o título "Somewhere Over the Rainbow".

Muitos dizem que esta canção personifica as esperanças e sonhos de juventude sobre um mundo ideal de amor e alegria. Foi especialmente escrita para mostrar os talentos de Judy Garland no filme O Mágico de Oz, de 1939. Posteriormente a canção acompanharia a atriz durante sua vida; em todas suas aparições públicas ela era solicitada a cantá-la.

Sua melodia melancólica e letra simples representam o desejo de uma pré-adolescente de escapar da desesperança do mundo, desde a tristeza da chuva até o brilho de um novo mundo "além do arco-íris" ("over the rainbow"). Expressa a crença infantil de que o "céu" magicamente abrirá uma porta de um lugar "onde os problemas se derretam como gomas de limão" ("where troubles melt like lemondrops").

Versões pelo mundo afora[editar | editar código-fonte]

Já foi interpretada por nomes da música mundial, como Celtic Woman, Jewel, Céline Dion, Aretha Franklin, Patti LaBelle, Beyoncé, Guns and Roses, Mago de Oz, Chris Impellitteri, Eric Clapton, Faith Hill, Shania Twain, Ray Charles, Mariah Carey, Norah Jones, Crystal Kay, The Ramones, Louis Armstrong, Ingrid Michaelson,Selena Gomez, Girls' Generation, NOFX, Park Ji Min, e em programas musicais de competição, como no American Idol, por Katharine McPhee e Jason Castro; Misora Hibari e Leona Lewis na 3º temporada do The X-Factor UK, em 2006. Uma das versões mais famosas foi a cantada pelo havaiano Israel Kamakawiwo'ole, o medley de chamado "Somewhere over the rainbow/What a Wonderful World" incorporando um clássico de Louis Armstrong, trilha de "Bom dia, vietnã". Essa é sua música mais famosa e pode ser muito escutada no Havaí. Foi a última música cantada na primeira temporada de Glee.

No Brasil[editar | editar código-fonte]

No Brasil já foi traduzida e interpretada por Luiza Possi, com o título de "Além do arco-íris", na trilha sonora da novela Chocolate com Pimenta, em 2003. A versão original também entrou na trilha internacional, também interpretada por Possi. Nara Leão, cantora da MPB brasileira, também gravou uma versão.

Em 2011, está na trilha sonora da novela, Morde & Assopra com a banda Cidade Negra.

Versão de Kylie Minogue[editar | editar código-fonte]

Durante o tratamento e recuperação de um câncer de mama, a cantora australiana Kylie Minogue lançou uma versão ao vivo da canção, do DVD Showgirl filmado em 6 de Maio de 2005. A canção foi lançada como um single a 25 de Dezembro de 2005

Versão de Judy Garland[editar | editar código-fonte]

"Over the Rainbow"
Single de Judy Garland
Lançamento Estados Unidos Setembro de 1939
Formato(s) Compact Disc
Gravação 1939
Duração 2:13
Composição Harold Arlen
Letrista(s) E.Y. Harburg



Prêmios
Precedido por:
{{{antes}}}
{{{titulo}}} Sucedido por:
{{{depois}}}
Ícone de esboço Este artigo sobre uma canção é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.