Pão ázimo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Pão Asmo ou azimo, matzo (ídiche) matzá (hebraico), é um tipo de pão assado sem fermento, feito somente de farinha de trigo (ou de outros cereais como aveia, cevada e centeio) e água. A preparação da massa não deve exceder 18 minutos para garantir que a massa não fermente. De acordo com a tradição judaico-cristã, pão ázimo foi feito pelos israelitas antes da fuga do Antigo Egito, porque Deus revelou a Moisés que fizesse esta festa em gratidão ao Senhor, que protegeu os filhos de Israel (judeus) da décima praga do Egito, e tradicionalmente, os judeus o comem na festa da Páscoa, como é descrito na Bíblia, em Êxodo 12: 24-27.


Hoje em dia é comida obrigatória na festa do Pessach (páscoa judaica), que também se chama Hag ha-matzot, ou a festa dos pães ázimos.

Por causa da proibição do uso de farinha normal durante o Pessach para preparação de comida, usa-se a farinha do pão ázimo (matze mehl em ídiche, kemach matzá em hebraico), que é simplesmente o pão ázimo moído.

Receita tradicional[editar | editar código-fonte]

Receita não usada na celebração da páscoa judaica.

  • Ingredientes:
Um quilo de farinha de trigo ou integral
Meio litro de água fria
Meio copo de azeite
Meia xícara de sal
  • Modo de preparo

Amasse bem os ingredientes. Com o auxílio de um rolo, abra a massa bem fina, coloque-a em uma forma levemente untada e com a ponta de uma faca, risque em formato quadrado. Isso facilita o partir. A massa deve ficar bem fina.

Farinha de Matzá[editar | editar código-fonte]

A partir do Matzá é feita outra farinha, usada como substituta da farinha comum em muitos pratos tradicionais servidos no Pessach, como o Gefilte Fish.

Matzá para Pessach[editar | editar código-fonte]

É importante notar que, para o Pessach, a própria farinha deve ser feita de modo a se manter ritualisticamente pura para a páscoa (em hebraico, kosher). Uma das formas é usar um moinhos especialmente purificado e interromper a produção a cada 18 minutos para eliminar (com fogo) qualquer umidade.

Além disso, no judaísmo rabínico tradicional na matzá de pessach são permitidos apenas farinha e água, enquanto em outras épocas podem ser colocados ovos ou outros ingredientes.

Matzá, pão sem fermento utilizado na comemoração de Pessach.

Referências


Ícone de esboço Este artigo sobre um tipo de pão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.