PRC6SJO - Trilho do Norte Pequeno

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
PRC6SJO - Trilho do Norte Pequeno

O Percurso Pedestre do Norte Pequeno constitui-se num percurso pedestre que se estende por 11 quilómetros numa rota quase circular que tem o seu começo e fim na freguesia do Norte Pequeno, concelho da Calheta, localizada na costa norte da ilha de São Jorge, passando pela Fajã do Mero, Fajã da Penedia e pela Fajã das Pontas.[1]

Descrição[editar | editar código-fonte]

Este percurso tem inicio junto da Cooperativa de Lacticínios do Norte Pequeno e estende-se ao longo da freguesia em direcção ao mar, indo se o caminhante quiser até á beira da água salgada. Depois de caminhar 600 metros iniciados desde no começo do percurso, o caminhante encontra entra um caminho de terra batida, composto por saibro vermelho, localmente denominado bagacina e que não é mais do que espuma vulcânica. Neste é possível observar as grandes formações de urze que se estendem pela pastagens dando um colorido próprio á paisagem.

Depois de andar por cerca de 1,5km o caminhante entra num caminho de pé posto, relativamente estreito que atravessa um local de captação de água de nascente utilizada para o consumo doméstico.

Este trilho, por sua vez, desce a falésia, serpenteando por entre uma exuberante floresta endémica, típica das florestas da Macranósia, onde se destacam as Urzes, as Faias, os Incensos e as Conteiras. Também aqui é possível encontrar uma abundância de Inhame, muito elevada dado que estas planta já foi a base de sustentação de toda uma população pobre e que tirava o seu sustento da terra, é ainda possível Vimieiros e Espadana que marcam o testemunho das populações que habitavam as fajãs.

Quando finalmente o caminhante acaba de descer a falésia e chega à Fajã do Mero, além de a poder explora à sua vontade e depois, seguindo o caminho principal, irá em direcção à Fajã da Penedia. Aí, virando à esquerda para o centro da fajã poderá ver a Ermida de Santa Filomena recentemente reconstruída. Voltando atrás para o trilho principal, subirá sempre até encontrar um entroncamento em que virando à sua direita subirá para o Norte Pequeno pelo caminho da Penedia, ou seguindo em frente fará um desvio para explorar a Fajã das Pontas, mas terá sempre de regressar a este ponto para regressar ao início do trilho. Se optar pela Fajã das Pontas descerá sempre até encontrar um pequeno portinho de pesca, algumas casas e uma zona costeira muito aprazível. Depois volte para trás, suba o caminho da penedia e, sempre atento à sinalética, chegará ao ponto de partida.

Espécies ornitológicas observáveis ao longo do ano[editar | editar código-fonte]

Fauna marítima observável nas fajãs[editar | editar código-fonte]

Flora marítima dominante[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «PRC6SJO - Trilho do Norte Pequeno - Folheto Interior.». Consultado em 23 de junho de 2012. Arquivado do original em 11 de agosto de 2012