Parque Nacional do Grande Himalaia

From Wikipédia
Jump to navigation Jump to search
Parque Nacional do Grande Himalaia
Categoria II da IUCN (Parque Nacional)
Rio em Fual Pani, na região de Kullu
País  Índia
Estado Himachal Pradesh
Dados
Área 1 171 km²
Criação 1984
Coordenadas 31° 44' N 77° 33' E
Parque Nacional do Grande Himalaia está localizado em: Índia
Parque Nacional do Grande Himalaia
Pix.gif Parque Nacional do Grande Himalaia *
Welterbe.svg
Património Mundial da UNESCO

Himachal Pradesh locator map.svg
Localização do parque
País  Índia
Tipo Natural
Critérios x
Referência 1406
Região** Ásia
Coordenadas 31° 49' N 77° 34' E
Histórico de inscrição
Inscrição 2014  (38ª sessão)
* Nome como inscrito na lista do Património Mundial.
** Região, segundo a classificação pela UNESCO.

O Parque Nacional do Grande Himalaia (GHNP) é o mais recente dos novos parques nacionais da Índia, localizado na região de Kullu, no estado de Himachal Pradesh[1].

O parque foi fundado em 1984 e cobre uma área de 1171 km2, entre as altitudes 1500 m e 6000 m. É habitat de mais de 375 espécies de fauna, sendo 31 mamíferos, 181 aves, 3 répteis, 9 anfíbios, 11 anelídeos, 17 moluscos e 127 insetos. Esta biodiversidade é protegida por normas do Wildlife Protection Act de 1972, pelo que a caça não é permitida. Tem ainda uma grande variedade de flora.

O parque é de grande importância para a conservação no noroeste do Himalaia. Apesar da sua posição remota tem muitos dos problemas que têm afetado os ecossistemas naturais de outras partes da Índia. A presença de ecossistemas temperados e alpinos numa área geograficamente compacta faz com que o GHNP seja a unidade de conservação mais significativa e maior no Himalaia Ocidental.

A área do parque propriamente dita é de 754,4 km², mas se se somar a área de projeto de ecodesenvolvimento (EPA) de 326,6 km² apresenta 1171 km² no total. A EPA é uma zona-tampão de 5 km de raio em redor da zona central e inclui 120 pequenas aldeias, com 1600 casas e cerca de 16000 habitantes.

Está catalogado pela IUCN como parque de categoria II.

UNESCO[edit | edit source]

Na reunião anual do comité de avaliação do património mundial da UNESCO realizada em junho de 2013 no Camboja foi analisada a sua candidatura à inclusão na lista de Património Mundial classificado[2].

O Parque Nacional do Grande Himalaia foi incluído na lista de patrimônio Mundial da UNESCO por "ser uma área de proteção florestal e alpina. A biodiversidade Himalaia inclui 25 tipos de floresta com uma fauna rica, contando com muitas espécies ameaçadas, o que dá ao local um significado impressionante devido a sua conservação."[3]

Referências

Ligações externas[edit | edit source]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Parque Nacional do Grande Himalaia