Parque da Guarita

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Parque Estadual José Lutzenberger, mais conhecido como Parque da Guarita, é uma Unidade de Conservação brasileira situada na região sul, no Estado do Rio Grande do Sul, no município de Torres. Seu nome homenageia o ambientalista gaúcho José Lutzenberger, que foi um dos maiores incentivadores da sua criação.[1]

O Parque da Guarita localiza-se em uma área que correspondia a um complexo turístico. É constituído essencialmente por ecossistema costeiro, contando com a praia da Guarita, porém na sua implantação foram criadas áreas reproduzindo outros ecossistemas da região.

Possui cerca de 350 hectares e sofre há 5 décadas com a falta de gerenciamento. Somente em janeiro de 2002 houve projeto privado em parceria com a municipalidade para revitalizá-lo e dar-lhe funções de educação ambiental e turísticas. Com o advento do furacão Catarina o projeto foi desativado e nos dias de hoje cogita-se terceirização do mesmo. Existem pesquisas sobre sua biota e um dos levantamentos mais completos foi realizado pela designer ambiental Cláudia Costa, estando em fase de acabamento para publicação.

A praia da Guarita vista de cima da última torre, chamada Morro da Guarita, com uma perspectiva parcial do Parque da Guarita.

Referências

  1. Giusti, Benito. "Rigotto aprova nome de Lutzenberger para o Parque Estadual da Guarita". Agência de Notícias da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, 07/01/2003

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Unidades de Conservação da Natureza é um esboço relacionado ao Projeto Brasil. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.