Pinto Colvig

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Pinto Colvig
O ator ainda criança, em 1900
Nome completo Vance DeBar Colvig
Nascimento 11 de setembro de 1892
Jacksonville, Oregon, EUA
Nacionalidade Povo dos Estados Unidos norte-americano
Morte 3 de outubro de 1967 (75 anos)
Woodland Hills, Califórnia, EUA
Ocupação Ator, dublador, cartunista de jornais, circense
Atividade 1925 - 1965
IMDb: (inglês)

Vance DeBar "Pinto" Colvig (11 de setembro de 1892 - 3 de outubro de 1967) foi um ator de Vaudeville, ator de rádio, cartunista de jornal, dublador produtivo de cinema e circense. Tocava clarinete nas horas vagas.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Colvig nasceu Vance DeBar Colvig em Jacksonville, Oregon, filho de William M. e Adelaide Birdseye Colvig. Graduou-se pela Oregon State University em 1911, aos 18 anos. Um fumante inveterado, Colvig foi um dos pioneiros na defesa de rótulos de advertência sobre o risco de câncer em maços de cigarros nos Estados Unidos. Ele era também o pai do falecido ator Vance Colvig, que morreu em 3 de março de 1991.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Ele é provavelmente mais conhecido como a voz do Pateta da Disney e do Bozo original, um papel que ele desempenhou por uma década inteira, começando em 1946. Ele também emprestou sua voz para Prático, o porco que construiu o "a casa de tijolos" no curta da Disney Os Três Porquinhos (Filme), bem como Soneca e Zangado de Branca de Neve e os Sete Anões, e os latidos de Pluto. Colvig trabalhou não só para os estúdios Disney, mas também para o estúdio de animação da Warner Bros, para Fleischer Studios (Brutus, Gabby) e para a MGM, onde ele dublou um Munchkin em O Mágico de Oz.

Morte[editar | editar código-fonte]

Colvig morreu de câncer de pulmão em 3 de outubro de 1967, em Woodland Hills, Los Angeles, Califórnia, aos 75 anos. Ele foi enterrado no cemitério Holy Cross, em Culver City.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este sobre um ator é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.