Ponte da Barca (Pontevedra)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ponte da Barca
Ponte da Barca (Pontevedra)
Ponte da Barca em Pontevedra
Nome oficial Puente de la Barca
Arquitetura e construção
Material aço e concreto armado
Estilo arquitetônico Ponte em arco
Design Luis Acosta e Eduardo Fungueiriño
Início da construção 1887
Término da construção 1905
Data de abertura 3 julho 1905
Dimensões
Comprimento total 200 m
Largura 13 m
Geografia
Cruza Rio Lérez
Localização Pontevedra, Espanha
Coordenadas 42° 25' 58" N 8° 39' 10" O

A Ponte da Barca é uma construção sobre o rio Lérez, na sua foz na ria de Pontevedra, que liga a cidade de Pontevedra (no bairro da Moureira) com o município de Poio em Espanha.

História[editar | editar código-fonte]

Segundo os documentos de 1197, a passagem de barco, que deu o seu nome ao lugar e à ponte, era controlada pelos monges beneditinos do mosteiro de São João de Poio [1].

Ponte da Barca no século XIX

No século XIX, a Sociedade dos Marinheiros de Pontevedra explorou a passagem, o que levou a confrontos com o Mosteiro de Poio, o Marquês de Riestra e a Marinha espanhola. A fim de evitar estes confrontos, dada a necessidade de construir uma ponte, foi criada a "Empresa patrocinadora da construção da ponte da Barca", formada pela Sociedade de Marinheiros, os habitantes de Poio e os parceiros capitalistas.[2]

Primeira ponte[editar | editar código-fonte]

A primeira ponte da Barca, de madeira, foi construída em 1867, e começou a funcionar em 1871 . A estrutura incluía uma secção de elevação, que era levantada com um guincho para permitir a passagem de grandes navios para as docas da Galera e do Burgo.[3]

Segunda ponte[editar | editar código-fonte]

Ponte da Barca e ria de Pontevedra

As administrações, especialmente o Marquês de Riestra, que tinha uma propriedade rural e uma fábrica em A Caeira, e políticos como Eduardo Vincenti ou Montero Ríos, exigiram a construção de uma ponte elevada e outra paralela para a passagem da ferrovia. Em 1887, começaram os trabalhos no que viria a ser uma ponte de pedra. O trabalho foi interrompido durante sete anos.[3]

Em 1894, foi necessário construir uma ponte metálica, como é o caso na arquitetura contemporânea, devido à maior facilidade de transporte, o que permitiu um manuseamento mais dúctil e uma execução mais rápida da ponte. A obra reúne os postulados da arquitectura metálica, que difundiu o uso do aço como material arquitectónico desde que Joseph Paxton desenhou o pavilhão do Crystal Palace na Feira Mundial de Londres em 1851.

O projecto, concebido por Luis Acosta e Eduardo Fungueiriño, foi realizado por Chavarri, Petrement e Cia. Durante a sua construção, os trabalhadores contratados pelo industrial Benito Corbal entraram em greve durante algum tempo, que terminou graças à mediação do governador civil, Augusto González Besada.

No início do século XX, começaram os trabalhos sobre o arco metálico central. A ponte foi inaugurada a 3 de julho de 1905. Tinha um arco com un vão de 75 metros, assente em dois resistentes suportes de alvenaria, e três arcos em cada lado, nos quais foram esculpidos motivos ornamentais em estilo gótico, ao gosto da época.[2] Na véspera da inauguração, foram efectuados testes de carga, colocando 200 toneladas sob carga estática e 13 carruagens de 4 toneladas cada uma sob carga dinâmica.

A ponte tornou-se uma linha divisória no bairro da Moureira, deixando de um lado a área residencial dos marinheiros, do outro a área das tabernas e bordéis.

Renovações[editar | editar código-fonte]

Em 1945, começaram os trabalhos para substituir a estrutura metálica por um arco de concreto de 72 metros de vão concebido por Eduardo Torroja Miret. No entanto, o trabalho só foi concluído em 1950.

Em 1989, o pilar de alvenaria no lado sul foi modificado de três arcos para um mais largo, sob o qual se situa a Avenida Corbaceiras. Dois anos mais tarde, o pilar duplo do lado norte foi também alargado para acomodar a AP-9 por baixo.

Hoje, após renovações em meados dos anos 1990 e 2010, a ponte tem tráfego nos dois sentidos para veículos e calçadas cobertas para peões.

Descrição[editar | editar código-fonte]

A ponte deve o seu nome ao facto de que no passado, a passagem de Pontevedra para Poio era feita de barco.

É formada por um grande arco de betão armado com um vão de 72 metros, sobre a Ria de Pontevedra, e dois arcos rebaixados de alvaneria com um vão de 25 metros nos lados em terra. É decorada com baixos-relevos na parte inferior dos grandes pilares de suporte de concreto revestidos de granito.

A ponte tem 13 metros de largura e 200 metros de comprimento. O vão do arco suporta duas faixas de circulação rodoviária e duas calçadas.

Para proteger o transeunte dos ventos e chuvas do inverno, há uma cobertura de madeira nas calçadas da ponte.

Galeria de imagens[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Al pasar la barca me dijo el barquero». Diario de Pontevedra (em espanhol). 27 de novembro de 2009 
  2. a b «Una barca que se hizo puente». Diario de Pontevedra (em espanhol). 26 de março de 2023 
  3. a b «El puente de A Barca cumple 150 años de transformaciones». La Voz de Galicia (em espanhol). 5 de março 2017 

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Ponte da Barca (Pontevedra)

Outros artigos[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]