Portal:Astrologia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Este Portal é uma tradução da enwiki.

Arte | Cultura | Geografia | História | Matemática | Biografias | Filosofia | Ciência | Sociedade | Tecnologia

Portal de Astrologia

Introdução

Detalhe do relógio astronômico da Piazza San Marco, Veneza.

Astrologia é o estudo dos movimentos e das posições relativas dos objetos celestes como um meio para adivinhar informações sobre assuntos humanos e eventos terrestres. A astrologia foi datada pelo menos do 2º milênio da Era comum, e tem suas raízes nos sistemas de calendários utilizados para prever mudanças sazonais e para interpretar os ciclos celestes como sinais de comunicação divina. Muitas culturas atribuem importância aos eventos astronômicos, e alguns - como o Indiano, Chinês, e Maia – desenvolveram sistemas elaborados para prever acontecimentos terrestres a partir de observações celestiais. A astrologia ocidental, um dos mais antigos sistemas astrológicos ainda em uso, pode traçar suas raízes para o século XIX e XVII BCE Mesopotâmia, do qual se espalhou para Grécia antiga, Roma, o mundo árabe e eventualmente Europa Central e Europa Ocidental. A astrologia ocidental contemporânea é freqüentemente associada a sistemas de horóscopo que pretendem explicar aspectos da personalidade de uma pessoa e prever eventos significativos em suas vidas com base nas posições de objetos celestes; A maioria dos astrólogos profissionais conta com esses sistemas.

Durante a maior parte de sua história foi considerada uma tradição acadêmica e era comum nos círculos acadêmicos, muitas vezes em estreita relação com astronomia, alquimia, meteorologia e medicina. Foi apresentado em círculos políticos, e é mencionado em várias obras da literatura, de Dante Alighieri e Geoffrey Chaucer para William Shakespeare, Lope de Vega e Calderón de la Barca.

Com o início da revolução científica, a astrologia foi questionada; Foi desafiado com sucesso tanto nos motivos teórico e experiência, e demonstrou não ter validade científica ou poder explicativo. A astrologia perdeu assim sua posição acadêmica e teórica, e a crença comum em sua maioria declinou. A astrologia agora é reconhecida como pseudociência.

Artigo selecionado

The twenty-eight mansions of the Chinese astronomy
Astrologia chinesa é baseada na astronomia e calendários tradicionais da China. De acordo com astronomia chinesa, o destino de uma pessoa pode ser determinado pela posição dos principais planetas no nascimento da pessoa, juntamente com as posições do Sol, da Lua e dos cometas. O sistema do ciclo de doze anos de signos animais foi construído a partir de observações da órbita de Júpiter. Na astrologia chinesa, o zodíaco de doze signos de animais representa doze diferentes tipos de personalidade. O zodíaco tradicionalmente começa com o sinal do Rato, e há muitas histórias sobre Origens do Zodíaco chinês que explicam por que isso é assim.

A astrologia chinesa tem uma relação estreita com filosofia chinesa (teoria da harmonia do céu, dos seres humanos e da terra) e do "princípio" diferente para o ocidente: os ensinamentos wu xing, yin e yang, Astronomia: cinco planetas, os 10 hastes celestiais, os 12 ramos terrestres, o calendário lunisolare (calendário da lua e calendário solar), o cálculo do tempo após o ano, mês, dia e horas (時辰).

Imagem selecionada

Gravura Flammarion
Crédito: Camille Flammarion
Gravura original de Gravura Flammarion, representando o conceito de uma terra delimitada por um céu sólido.

Portais relacionados

Signo selecionado

Peixes
Peixes é o décimo segundo signo astrológico no Zodíaco, que é originário da Constelação de Peixes. Em astrologia ocidental, este signo não está mais alinhado com a constelação devido à precessão dos equinócios. Peixes é representado por um par de peixes que estão nadando em direções opostas, mas permanecem mantidos juntos na boca por um cordão. Em astrologia, Peixes é considerado um signo de água, e é um dos quatro signos mutáveis. Como o resto dos signos de água, Peixes é considerado um signo "negativo", feminino, que em Astrologia significa que é bastante introvertido. Sendo o décimo segundo signo, os peixes estão associados à 12ª casa astrológica.

Os indivíduos nascidos quando o Sol estava nesse signo, são considerados indivíduos de Peixes. Sob o zodíaco tropical, o Sol está em Peixes aproximadamente de 19 de fevereiro até 20 de março, e sob o zodíaco sideral, atualmente está aproximadamente a partir de 15 de março a 13 de abril.

Categorias

Tarefas que você pode fazer



Tarefas a serem realizadas:
  • Pedidos: Referenciar todos os artigos dos Signos.
  • Aprofundar: Signos de Touro e Áries.
  • Outros: Criação de artigos sobre Astrologia da Wikipédia anglófona.

WikiProjetos