Portal:Astrologia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Este Portal é uma tradução da enwiki.

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Listas · Glossários · Índices · Índice A-Z

Arte | Cultura | Geografia | História | Matemática | Biografias | Filosofia | Ciência | Sociedade | Tecnologia

Portal de Astrologia

Introdução

Detalhe do relógio astronômico da Piazza San Marco, Veneza.

Astrologia é o estudo dos movimentos e das posições relativas dos objetos celestes como um meio para adivinhar informações sobre assuntos humanos e eventos terrestres. A astrologia foi datada pelo menos do 2º milênio da Era comum, e tem suas raízes nos sistemas de calendários utilizados para prever mudanças sazonais e para interpretar os ciclos celestes como sinais de comunicação divina. Muitas culturas atribuem importância aos eventos astronômicos, e alguns - como o Indiano, Chinês, e Maia – desenvolveram sistemas elaborados para prever acontecimentos terrestres a partir de observações celestiais. A astrologia ocidental, um dos mais antigos sistemas astrológicos ainda em uso, pode traçar suas raízes para o século XIX e XVII BCE Mesopotâmia, do qual se espalhou para Grécia antiga, Roma, o mundo árabe e eventualmente Europa Central e Europa Ocidental. A astrologia ocidental contemporânea é freqüentemente associada a sistemas de horóscopo que pretendem explicar aspectos da personalidade de uma pessoa e prever eventos significativos em suas vidas com base nas posições de objetos celestes; A maioria dos astrólogos profissionais conta com esses sistemas.

Durante a maior parte de sua história foi considerada uma tradição acadêmica e era comum nos círculos acadêmicos, muitas vezes em estreita relação com astronomia, alquimia, meteorologia e medicina. Foi apresentado em círculos políticos, e é mencionado em várias obras da literatura, de Dante Alighieri e Geoffrey Chaucer para William Shakespeare, Lope de Vega e Calderón de la Barca.

Com o início da revolução científica, a astrologia foi questionada; Foi desafiado com sucesso tanto nos motivos teórico e experiência, e demonstrou não ter validade científica ou poder explicativo. A astrologia perdeu assim sua posição acadêmica e teórica, e a crença comum em sua maioria declinou. A astrologia agora é reconhecida como pseudociência.

Artigo selecionado

O Sol é a estrela do nosso sistema solar. A Terra e outros materiais (incluindo outros planetas, asteróides, meteoróidess, cometas e poeira) orbitam o Sol, que por si só representa mais de 99% da massa do sistema solar. Energia do Sol - na forma de insolação de luz solar - suporta quase toda a vida na Terra através da fotossíntese, e impulsiona o clima da Terra e o tempo.

O Sol às vezes é referido pelo seu nome do latim Sol ou pelo seu nome grego Helios. Seu símbolo astronômico e astrológico é um círculo com um ponto em seu centro: Sun symbol.svg. Alguns povos antigos do mundo agruparam o Sol junto com os outros objetos que atravessaram o céu (em relação ao Starfield), chamando todos os planetas. Isto foi antes da aceitação do heliocentrismo.

Imagem selecionada

The Ptolemaic system
Crédito: J. van Loon, National Library of Australia
O Sistema ptolemaico retratado por Andreas Cellarius (1660/61), mostrando sinais do Zodíaco e Sistema Solar com o mundo no centro.

Portais relacionados

Signo selecionado

Ano do Dragão
O Dragão ( ) é a única criatura mítica no zodíaco chinês. Na China, dragões estão associados à força, à saúde, à harmonia e à boa sorte; Eles são colocados acima das portas ou no topo dos telhados para banir demônios e espíritos malignos. O Ano do Dragão é associado com o símbolo ramo terrestre .

Categorias

Tarefas que você pode fazer



Tarefas a serem realizadas:
  • Pedidos: Referenciar todos os artigos dos Signos.
  • Aprofundar: Signos de Touro e Áries.
  • Outros: Criação de artigos sobre Astrologia da Wikipédia anglófona.

WikiProjetos