Astrologia chinesa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wikitext.svg
Esta página ou seção precisa ser wikificada (desde janeiro de 2017).
Por favor ajude a formatar esta página de acordo com as diretrizes estabelecidas.
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde junho de 2012)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Os doze signos da astrologia chinesa.

A astrologia chinesa (em chinês: 占星術, pinyin: zhàn xīng shù; também 星學, pinyin: xīngxúe; 七政四餘, pinyin: qī zhèng sì yú; e 果老星宗, pinyin: gǔo lǎo xīng zōng) está relacionada ao calendário chinês e seu ciclo animal de doze anos, conhecido como zodíaco chinês. Este sistema de previsão do futuro e também de descrição de tendências de traços de personalidade baseia-se neste Zodíaco, nos cinco elementos, no movimento cíclico dos astros e na antiga religião chinesa.

Apresentação[editar | editar código-fonte]

Os antigos astrônomos chineses chamavam os cinco planetas principais pelos nomes dos elementos; eles estavam associados com: Vénus ao Metal (ouro); Júpiter à Madeira; Mercúrio à Água; Marte ao Fogo e Saturno à Terra. De acordo com a Astrologia chinesa, diz-se que a posição destes planetas, junto com as posições do Sol, Lua, eventuais cometas no céu, bem como o momento do nascimento (horário) e o signo zodiacal podem determinar os traços da personalidade e o destino de uma pessoa.

Um laborioso sistema para computar a sorte e o destino de alguém baseado em sua data e hora de nascimento (conhecido como 紫微斗數 zǐwēidǒushù) é usado ainda regularmente na Astrologia chinesa contemporânea para prever a sorte de uma pessoa. As vinte e oito constelações chinesas (宿 xìu) são bastante diferentes das oitenta e oito constelações ocidentais. Por exemplo, a Ursa Maior (Ursa Maior) é conhecida como 斗 dǒu; o cinturão de Órion é conhecida como 參 shen, ou o trio de semi-deuses "Felicidade, Fortuna, Longevidade".

As sete constelações setentrionais são denominadas xúanwǔ (玄武). Xuan Wu é também conhecido como o espírito do céu setentrional ou o espírito da Água na crença Taoísta.

Em acréscimo às leituras astrológicas dos corpos celestes, as estrelas no céu formam a base de muitos contos de fadas. Por exemplo, o Triângulo de Verão é um trio composto por um boiadeiro (Altair), uma donzela tecelã encantada (Vega) e a fada "tai bai" (Deneb). Os dois amantes proibidos foram separados pelo rio prateado (a Via Láctea). A cada ano, no sétimo dia do sétimo mês do calendário chinês, os pássaros formam uma ponte sobre a Via Láctea. O boaideiro leva seus dois filhos (as duas estrelas em cada lado de Altair) através da ponte para reencontrarem sua mãe encantada. A "tai bai" fica "segurando a vela" para estes dois amantes imortais. Pesquise sobre "Qi Xi" para mais versões desta história.

Ciclos[editar | editar código-fonte]

Há um ciclo binário Yin Yang, o qual amplia o ciclo de 5 elementos para um ciclo de dez. Anos pares são Yang (+), anos ímpares são Yin (-). Visto que o ciclo zodíaco animal de 12 é divísivel por dois, cada zodíaco só pode ocorrer em Yin ou Yang: o Dragão é sempre Yang, a Serpente é sempre Yin, etc. Esta combinação cria um ciclo de 60 anos, começando com o Rato de Madeira e terminando com o Porco da Água. O ciclo atual começou no ano 1984.

Deste modo encontramos uma relação entre o signo e o elemento. Considerando o exemplo Dragão Yang (nascidos em 2000) pode-se afirmar que o seu elemento é Metal ativo. Já a Serpente (nascidos em 2001) sendo um signo de caráter Yin, é Metal passivo.

Cinco elementos[editar | editar código-fonte]

Roda celeste

Tanto o Yin quanto o Yang são subdivididos em Cinco Elementos (Água, Madeira, Fogo, Metal (Ouro ou Ferro), Terra) no topo do ciclo dos animais. Estes são, por sua vez, são considerados "modificadores" e afetam as características de cada um dos 12 signos, tornando-os mais ativos (Yang) ou passivos (Yin).

Os elementos são determinados de acordo com o signo lunar, o ano, o mês e a hora de nascimento, sendo que o elemento que predomina na personalidade de uma pessoa é aquele que mais aparece em seu mapa.

Doze animais do zodíaco[editar | editar código-fonte]

Características dos 12 Signos[editar | editar código-fonte]

De acordo com os astrólogos chineses, as características de um indivíduo poderiam ser determinadas pelo ano, mês, hora e lugar de nascimento. A realidade de tal previsão tem somente 60% de precisão, visto que alguém pode mudar de temperamento e atitude para melhor ou pior, a medida que os anos passam. O ambiente e nossa determinação podem afetar as características.

Animais interiores e animais secretos[editar | editar código-fonte]

É um erro bastante comum acreditar que existam somente os animais singulares designados pelo ano. Estes ciclos anuais representam como os outros lhe veem: enquanto uma pessoa pode parecer ser um Dragão ela pode realmente ser uma Serpente internamente e um Boi secretamente. Combinado com os 5 elementos, isto dá 8640 combinações (5 elementos, 12 animais, 12 meses, 12 horas do dia).

O animal interior é assinalado levando em conta o mês e o dia de nascimento; do mesmo modo que se constata o signo no Zodíaco ocidental (Áries/Touro/Gêmeos etc.), sendo cada um correspondente a um animal da Astrologia chinesa. Por exemplo, alguém nasceu em 18/07, o signo no Zodíaco ocidental é Câncer, que corresponde ao mês de Gato hem.sul / Serpente hem.norte. Isto determina a vida amorosa e personalidade interior e é crítico para uma correta compreensão de sua compatibilidade com outros signos. Isto pode ser considerado aquilo que o indivíduo gostaria de ser, ou que acredita ser seu verdadeiro eu.

O animal secreto é determinado pela hora exata do nascimento e é o próprio signo verdadeiro na qual sua personalidade se baseia. É importante que seja compensado o horário de verão ou qualquer ajuste de hora realizado no seu país, visto que é mapeado de acordo com a posição do sol, e não com a hora local.

Diz-se que isto é crítico para o uso correto da Astrologia chinesa. Muitas demonstrações ocidentais do zodíaco chinês omitem o fato, bem como os elementos, para que sejam consumidas e compreendidas mais facilmente.

Os meses[editar | editar código-fonte]

Os doze animais também se aplicam aos meses lunares. O mês do nascimento afeta o animal interior de uma pessoa, conforme enunciado acima.

Longitude
Solar
Nome do Segmento Mês Lunar
(Ordinal - Nome)
315° 立春 lìchūn 1º - 虎 Tigre
330° 雨水 yǔshuǐ
345° 啓蟄 qǐzhé (驚蟄 jīngzhé) 2º - 兔 Coelho
春分 chūnfēn
15° 清明 qīngmíng 3º - 龍 Dragão
30° 穀雨 gǔyǔ
45° 立夏 lìxià 4º - 蛇 Serpente
60° 小滿 xiǎomǎn
75° 芒種 mángzhòng 5º - 馬 Cavalo
90° 夏至 xiàzhì
105° 小暑 xiǎoshǔ 6º - 羊 Cabra
120° 大暑 dàshǔ
135° 立秋 lìqiū 7º - 猴 Macaco
150° 處暑 chùshǔ
165° 白露 báilù 8º - 雞 Galo
180° 秋分 qiūfēn
195° 寒露 hánlù 9º - 狗 Cão
210° 霜降 shuāngjiàng
225° 立冬 lìdōng 10º - 豬 Porco
240° 小雪 xiǎoxuě
255° 大雪 dàxuě 11º - 鼠 Rato
270° 冬至 dōngzhì
285° 小寒 xiǎohán 12º - 牛 Boi
300° 大寒 dàhán

As horas[editar | editar código-fonte]

O zodíaco chinês é usado também para rotular as horas do dia, com cada signo correspondendo a uma "hora larga" ou shichen (時辰), a qual é um período de duas horas. (24 dividido por 12 animais) A hora larga na qual uma pessoa nasce é seu animal secreto, como enunciado acima.

A hora de nascimento determina o segundo signo da pessoa ou, então, seu signo ascendente na Astrologia chinesa. Diferente do conceito de signo ascendente da Astrologia ocidental, que diz que o ascendente toma conta da personalidade da pessoa ao longo de sua vida, substituindo o signo solar, na Astrologia chinesa o signo ascendente determinado pelo horário de nascimento funciona como um segundo signo, um "companheiro de estrada" que irá literalmente "dividir espaço" com o signo lunar, que é determinado pelo ano de nascimento.

Este segundo signo também irá conferir mais um elemento à personalidade da pessoa, o que acabará por reforçar alguns de seus aspectos, de acordo com os elementos do signo lunar, do mês, do ano e até do país de nascimento.

Caso alguém que nasce exemplo Hora e Ano de Dragão 1º Pé Yang, o signo Solar será Macaco 2º Pé Yang ou Rato 3º Pé Yang dentro do Horário do Dragão, para não ter 2 Dragões nos signos Lunar Ano e Solar Hora.

As horas seguintes estão na horário solar:

  • 23h - 1h: rato (Água)
  • 1h - 3h: boi (Água)
  • 3h - 5h: tigre (Madeira)
  • 5h - 7h: coelho (Madeira)
  • 7h - 9h: dragão (Madeira)
  • 9h - 11h: serpente (Fogo)
  • 11h - 13h: cavalo (Fogo)
  • 13h - 15h: cabra (Fogo)
  • 15h - 17h: macaco (Metal)
  • 17h - 19h: galo (Metal)
  • 19h - 21h: cão (Metal)
  • 21h - 23h: gato (porco) (Água)

Origens do Zodíaco Chinês[editar | editar código-fonte]

Os 12 animais (signos) do zodíaco (生肖 shengxiao) são, pela ordem, o rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, carneiro (ou cabra), macaco, galo, cão, e porco. Existem muitas lendas para explicar a origem do zodíaco. Uma das mais populares, de forma resumida, diz o seguinte:

Foi confiada ao rato a tarefa de convidar os animais para que se apresentassem ao Imperador de Jade para um banquete, onde seriam escolhidos os signos do zodíaco. O gato era um bom amigo do rato, mas o rato enganou-o, fazendo com que acreditasse que o banquete seria no dia seguinte. O gato dormiu enquanto o banquete era realizado, imaginando que só ocorreria no dia seguinte. Quando descobriu a verdade, prometeu ser o inimigo natural do rato pelas eras a partir dali.

Uma variação desta lenda descreve o Imperador de Jade preparando um grande banquete em seu palácio; o gato não ouviu a proclamação inicial e então o rato lhe contou que iria haver uma festa real, mas em vez de dizer a data correta, informou que se realizaria no dia seguinte. A todos os animais que lá chegaram naquela noite, foi garantido um lugar especial como animal do zodíaco - o gato só apareceu no dia seguinte, apenas para descobrir que o banquete já havia terminado.

O zodíaco chinês em outros países[editar | editar código-fonte]

Os signos do zodíaco chinês também são usados por outras culturas. Por exemplo, eles surgem geralmente nos cartões e selos do Ano Novo Japonês. O Serviço Postal dos Estados Unidos e outros em vários países emitem um selo postal de "Ano do _____" a cada ano, em homenagem à esta herança chinesa. Todavia, aqueles que não estão familiarizados com o uso do calendário lunar chinês geralmente pensam que os signos mudam em 1º de Janeiro de cada ano. Aqueles que se interessarem pelo aspecto divinatório dos signos podem consultar uma tabela, como esta colocada acima.

O zodíaco chinês também é usado em alguns países asiáticos que estiveram sob a influência cultural da China. Todavia, todos os animais no zodíaco podem mudar nestes países.

Por exemplo, o zodíaco vietnamita é idêntico ao zodíaco chinês, excepto pelo quarto animal que é o gato, não o coelho, enquanto que o zodíaco japonês inclui o javali em vez do porco.

Os hunos europeus usavam o zodíaco chinês completo com "dragão" e "porco". Este zodíaco turco-chinês esteve em uso nos Balcãs (Bulgária) bem como entrou na adopção pelos búlgaros da linguagem eslava e do cristianismo ortodoxo.

Segue-se a ele o calendário huno ou calendário do zodíaco pagão turco-búlgaro, que se diferencia do zodíaco grego mas que está em conformidade com o chinês:

Relações Taoistas[editar | editar código-fonte]

Ligações com Ba Gua, Ba Mai, Ba Xian, Zang-Fu 12, etc.

Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2017). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Zodiaco Tigre ou Leão, o Rei (Felidae) Coelho Dragão Serpente Cavalo Ovelha 13º União dos 12 Macaco (Wukong) Fênix (Raínha das Aves) Cachorro Gato (Porco) Rato ou Esquilo (Roedores) Búfalo ou Elefante
Louva - Deus Tai Yin Mão Yang Ming Mão Yang Ming Pé Tai Yin Pé Shao Yin Mão Tai Yang Mão (69) Tai Yang Pé Shao Yin Pé Jue Yin Mão Shao Yang Mão Shao Yang Pé Jue Yin Pé
Zang Fu Pulmão Fei Intestino Grosso Da Chang Estômago Wei Baço Pancreas Pi Coração Xin (Venoso) Intestino Delgado Xiao Chang (69) Bexiga Pang Guang Rim Shen Mestre Coração Xin Bao (Arterial) Triplo Aquecedor (Diafragma) San Jiao Vesícula Biliar Dan Fígado Gan
Cor Elemento 5 Shen Branco Metal Po Yin Branco Metal Po Yang Dourado 69 Negro Luni Solar Yi Yang Dourado 69 Negro Luni Solar Yi Yin Vermelho Fogo Shen Yang (Dia) / Yin Vermelho Fogo Shen Yang (Dia) / Yang 7ª Cor Azul Água Zhi Yang Azul Água Zhi Yin Preto Fogo Shen Yin (Noite) / Yin Preto Fogo Shen Yin (Noite) / Yang Verde Madeira Hun Yang Verde Madeira Hun Yin
Mes % Elemento .Nível 1 Primavera Madeira Jing Well 2 Equinócio de Primavera Madeira Shu Stream 3 Primavera Madeira Shu Stream 1 Verão Fogo Ying Spring 2 Solstício de Verão Fogo Ying Spring 3 Verão Fogo Jing River (69) 1 Outono Metal Jing Well 2 Equinócio de Outono Metal Jing River 3 Outono Metal Jing River 1 Inverno Água Ying Spring 2 Solstício de Inverno Água Ying Spring 3 Inverno Água He Sea
Mês Antártico Anti-Horário Leão Virgem Libra Escorpião Sagitário Capricórnio (69) Aquário Peixes Áries Touro Gêmeos Câncer
Mẽs Ártico Horário Aquário Peixes Aries Touro Gêmeos Câncer (69) Leão Virgem Libra Escorpião Sagitário Capricórnio
360º Início - Meio - Fim 30 - 60 60 - 90 (Leste) 90 - 120 120 - 150 150 - 180 (100%) 180 - 210 30º 210 - 240 240 - 270 (Oeste) 270 - 300 300 - 330 330 - 0º (0h, 0%, .0, nulo, nada, etc.) 0 - 30
Hora 2h ~ 4h 4h ~ 6h (Equinócio) 6h ~ 8h 8h ~ 10h 10h ~ 12h (Solstício) 12h ~ 14h 2h 14h ~ 16h 16h ~ 18h (Equinócio) 18h ~ 20h 20h ~ 22h 22h ~ 0h (Solstício) 0h ~ 2h
Ba Gua / Natureza / Ba Mai / Ba Xian / Número Kun / Lua / Ren Mai / Lan Cai He / 1 - - Li / Fogo / Chong Mai / Lu Dong Bin / 3 - Qian / Sol / Du Mai / Han Xiang Zi / 9 Wu Xing 5 Gen / Vulcão / Yang Qiao Mai / Lao Zhang Guo / 6 Xun / Árvore / Yin Qiao Mai / He Xian Gu / 8 Dui / Vento / Yin Wei Mai / Zhuang Li Quan / 4 Zhen / Raio / Yang Wei Mai / Cao Guo Jiu / 2 Kan / Água / Dai Mai / Li Tie Guai / 7 -
Poder Justiça Equilibrio Balanço Yang (69) Yin União Separação Velocidade Raio Explosão Invisibilidade Cura Projeção Viagem Astral (69) Animalia Levitação Imortalidade  ??? Segredo (Visão de Raios Mortais) Animação Imaginação Fantasia Super Humana Força Histerical
5 Shu Tigre Dourado Yang Sol ~(69)~ Lua Yin Negro Shu Stream .Nivel Elemental Total + 38 12 Anos 69 Solar .3 Shu Stream Eclipse União Sol Lua 69 Solar .5 He Sea Corona Raios Solares Metal .1 Jing Well Metal .4 Jing River Atmosfera Água .5 He Sea Hidrosfera Água .2 Ying Spring (69) Madeira .3 Shu Stream Madeira .1 Jing Well Biosfera Fogo .2 Ying Spring % 5 Shen : Shen Yin Magmasfera Fogo .4 Jing River Lunar 69 .5 He Sea Lunar 69 .3 Shu Stream Litosfera
5 Shu Tigre Nuvem Branca Metal Jing River .Nivel Elemental Total + 35 12 Anos Metal .4 Jing River Uniao de nuvens +/-, Ciclone, Lua Cheia 100% 69 Nova 0% - 5 Shen : Po Metal .1 Jing Well Relâmpago, Vento Forte-Rápido, Raios Lunares Água .2 Ying Spring (Trovão) Água .5 He Sea (Chuva) Peixes Madeira .1 Jing Well Madeira .3 Shu Stream (69) .4 Jing River .2 Ying Spring 69 Solar .3 Shu Stream 69 Solar .5 He Sea Metal .1 Jing Well Metal .4 Jing River
5 Shu Tigre Azul Agua He Sea .Nivel Elemental Total + 37 12 Anos Água .5 He Sea Água .2 Ying Spring Madeira .3 Shu Stream Madeira .1 Jing Well Fogo .2 Ying Spring % 5 Shen : Shen Yang Fogo .4 Jing River (69) Lunar 69 .5 He Sea Lunar 69 .3 Shu Stream Metal .4 Jing River Metal .1 Jing Well Água .2 Ying Spring Água .5 He Sea
5 Shu Tigre Verde Madeira Jing Well .Nivel Elemental Total + 34 12 Anos Madeira .1 Jing Well Madeira .3 Shu Stream Fogo .4 Jing River Fogo .2 Ying Spring 69 Solar .3 Shu Stream 69 Solar .5 He Sea (69) Metal .1 Jing Well Metal .4 Jing River Água .5 He Sea Água .2 Ying Spring Madeira .3 Shu Stream Madeira .1 Jing Well % 5 Shen : Hun
5 Shu Tigre Vermelho Fogo Ying Spring . Nivel Elemental Total + 36 12 Anos Fogo .2 Ying Spring Fogo .4 Jing River Lunar 69 .5 He Sea Lunar 69 .3 Shu Stream % 5 Shen : Yi Metal .4 Jing River Metal .1 Jing Well (69) Água .2 Ying Spring Água .5 He Sea % 5 Shen : Zhi Madeira .1 Jing Well Madeira .3 Shu Stream Fogo .4 Jing River Fogo .2 Ying Spring

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Crawford, E. A. e Teresa Kennedy. (1995). Astrologia Chinesa e os cinco elementos. Editora Kuarup. ISBN 85-269-0238-5
  • Shelly Wu. (2005). Chinese Astrology. The Career Press, Inc. ISBN 1-56414-796-7
  • Theodora Lau. (1990). Manual do Horóscopo Chinês. Editora Pensamento. ISBN 85-315-0406-6

Referências

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Astrologia chinesa