Portal:Atlas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wiki letter w.svg Este portal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.

Este Portal é uma tradução do idioma Inglês.

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Listas por tema · Glossários · Índice A-Z

Página principal   Mapas

Portal Atlas

Political and physical world map from the end of 2005

Um atlas é uma coleção de mapas, tradicionalmente agrupadas em forma de livro, mas agora encontrada em formatos multimédia. Assim como características geográficas e limites políticos, muitas vezes apresentam geopolítica, social, religião e de estatística económica.

O primeiro livro que poderia ser chamado de atlas foi construído a partir dos cálculos de Cláudio Ptolomeu, um geógrafo grego trabalhando em Alexandria cerca de 150 A.D.. A primeira edição foi publicada em Bolonha em 1477 e foi ilustrada com um conjunto de 27 mapas, embora os estudiosos dizem que não se sabe se os mapas impressos foram gravados de versões de mapas originais feitos por Ptolomeu, ou se foram construídos por estudiosos gregos medievais de texto de Ptolomeu.

Atlas of Greek mythology

A origem do termo atlas é uma fonte comum de equívoco, talvez por duas diferentes figuras míticas chamadas 'Atlas' estão associados com cartografia. King Atlas, um rei mítico de Mauritânia, foi, segundo a lenda, um sábio filósofo, matemático e astrónomo, que supostamente fez o primeiro globo celeste. No entanto, o mais conhecido Atlas é uma figura de Mitologia Grega.

Mapa selecionado

Mapa de 1912 da Antártica (escala: 1:40 000 000).
Crédito: Peter Weis
Geografia da Antártica. A Antártica ou Antártida tem sua origem no latim tardio antarctĭcus que, por sua vez, deriva do grego antigo ανταρκτικός, que significa literalmente "oposto ao Ártico" (antiártico).

Artigo selecionado

Um mapamundi por Johannes Kepler

Cartografia ou mapmaking (confecção de mapas) é o estudo e prática de fazer representações da Terra sobre uma superfície plana. A disciplina de cartografia combina ciência, estética e capacidade técnica para criar uma representação equilibrada e legível que é capaz de comunicar informação de forma eficaz e rápida. Representação cartográfica envolve o uso de símbolos e linhas para ilustrar fenômenos geográficos. Isso pode ajudar a visualizar o espaço em um formato abstrato e portátil.

Funcionando como ferramentas, mapas comunicam informações espaciais, tornando-a visível. A informação espacial é adquirida a partir de medição de espaço e podem ser armazenadas em um banco de dados, a partir da qual podem ser extraídos para uma variedade de fins. As tendências atuais neste campo estão se afastando de métodos analógicos de cartografia e para a criação de mapas interativos cada vez mais dinâmicos, que possam ser manipulados digitalmente.

Biografia selecionada

Claudius Ptolemaeus

Cláudio Ptolemeu ou Ptolomeu (em latim: Claudius Ptolemaeus; em grego: Κλαύδιος Πτολεμαῖος, transl. Klaudios Ptolemaios; 90168), foi um cientista grego que viveu em Alexandria, uma cidade do Egito. Ele é reconhecido pelos seus trabalhos em matemática, astrologia, astronomia, geografia e cartografia. Realizou também trabalhos importantes em óptica e teoria musical.

Na época de Ptolomeu, a diferença entre astronomia e astrologia não era muito clara e, portanto, os estudos tendiam a mesclar ciência e misticismo. Na concepção atual, por outro lado, a astronomia, uma ciência, é estudada de forma completamente distinta da astrologia, uma crença. (leia mais...)

WikiProjetos relacionados

Tópicos

Coisas que você pode fazer