Portal:Espírito Santo/Biografias

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Paulo Hartung
Paulo Hartung

Paulo César Hartung Gomes (Guaçuí, 21 de abril de 1957) é um político brasileiro; ex-governador do estado do Espírito Santo.

Formado em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo, Paulo Hartung iniciou sua trajetória política no movimento estudantil, num período conturbado da história brasileira, que foram os últimos anos da Regime Militar de 1964, iniciada com a deposição de João Goulart . Em 1992 foi eleito prefeito de Vitória. Em 1998, senador e em 2002 governador do estado.

Ler artigo»

Imagem de Roberto Carlos, conhecido como o rei.
Imagem de Roberto Carlos, conhecido como o rei.

Roberto Carlos Braga (Cachoeiro de Itapemirim, 19 de abril de 1941), conhecido simplesmente por Roberto Carlos, é um cantor e compositor brasileiro, sendo um dos principais representantes da Jovem Guarda. É freqüentemente referenciado no Brasil como "rei", notório ainda por seus grandiosos shows de final de ano e sua aversão pela cor marrom.

Nascido no interior do Espírito Santo, na cidade de Cachoeiro de Itapemirim, é o quarto e último filho do relojoeiro Robertino Braga (27 de março de 189627 de janeiro de 1980) e da costureira Laura Moreira Braga (Mimoso do Sul, 10 de abril de 1914Rio de Janeiro, 17 de abril de 2010).

Ler artigo»

Franklin Martins.
Franklin Martins.

Franklin de Sousa Martins (Vitória, 10 de agosto de 1948) é um jornalista político brasileiro, atual ministro da Comunicação Social do governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

Começou a trabalhar como jornalista aos quinze anos, como estagiário do jornal “Última Hora”. Aos vinte anos, como estudante de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (à época Universidade do Brasil), Franklin foi eleito presidente do DCE da Universidade e, logo depois, vice-presidente da União Metropolitana dos Estudantes, do Rio de Janeiro.

Ler artigo»

Fachada da casa Gerassi construída por Paulo Mendes da Rocha em São Paulo.
Fachada da casa Gerassi construída por Paulo Mendes da Rocha em São Paulo.

Paulo Archias Mendes da Rocha (Vitória, 25 de outubro de 1928) é um arquiteto e urbanista brasileiro. Pertencente à geração de arquitetos modernistas liderada por João Batista Vilanova Artigas, Mendes da Rocha assumiu nas últimas décadas uma posição de destaque na arquitetura brasileira contemporânea, tendo sido galardoado no ano de 2006 com o Prêmio Pritzker, o mais importante da arquitetura mundial.

É autor de projetos polêmicos e que constantemente dividem a crítica especializada, como o do Museu Brasileiro da Escultura e do pórtico localizado na Praça do Patriarca, ambos em São Paulo. Nesta cidade também que o arquiteto passou a maior parte da vida.

Ler artigo»