Portal:Mariah Carey/Canção seleccionada

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
"Honey" é uma canção da cantora e compositora Mariah Carey para seu sexto álbum de estúdio, Butterfly. Foi lançado como o primeiro single do álbum em 26 de Agosto de 1997 pela Columbia Records. A canção foi escrita por Carey, Puff Daddy, Q-Tip e Stevie J, os quais serviram como produtores da música também. Devido ao uso de amostras das canções "Hey DJ" pela World's Famous Supreme Team e "Rock The Body" pela Treacherous Three, escritores adicionais são creditados. "Honey" é uma canção de re-definição da carreira de Carey, colocando-a próxima do hip-hop, mais do que ela poderia imaginar. A letra da canção descreve o sentimento que o protagonista sente em relação a seu amante, e compara a sensação de mel, e sua doçura arrogante.


A canção foi elogiada por críticos de música contemporânea, que chamaram a transição musical de Carey de "genuína". A canção experimentou um sucesso forte nos Estados Unidos, tornando-se no terceiro single da cantora a estrear no topo da Billboard Hot 100, um feito que ainda tem que ser duplicado. A canção ficou em número um por três semanas, antes de sua descida no gráfico. "Honey" também alcançou o número um no Canadá, e chegou ao top dez na Austrália, na Nova Zelândia, na Espanha, na Suécia e no Reino Unido. Em outros países europeus, a canção traçou fora do top dez, não correspondendo ao sucesso de singles anteriores de Carey.

"Vision of Love" é uma canção da cantora e compositora Mariah Carey para seu álbum de estreia auto-intitulado. Escrita por Carey e Ben Margulies, "Vision of Love" foi lançada em 15 de Maio de 1990 pela Columbia Records. Após ter sido apresentada em uma fita demo para a Columbia, a canção foi cantada e ré-produzida por Rhett Lawrence e Narada Walden. "Vision of Love" apresenta um ritmo de dança-lenta, vocais de apoio cantados por Carey, e whistle register. Liricamente, a canção descreve uma relação de passado e presente com um amante. Carey descreve a "visão do amor" com que ela sonhava, assim como o amor presente que ela sente por ele.


O vídeo musical da canção foi gravado em Abril de 1990. No vídeo, Carey aparece em uma grande Catedral e em uma grande janela. A música foi realizada pela primeira vez no programa The Arsenio Hall Show e na trigésima terceira cerimónia anual dos Grammy Awards. A música é realizada em quase todos os shows realizados por Carey e além do álbum alto-intitulado, a música foi incluída no extended play (EP) MTV Unplugged de 1992 e nos álbuns de compilação #1's de 1998, Greatest Hits de 2001 e The Ballads de 2008.

"One Sweet Day" é uma canção gravada pela cantora e compositora Mariah Carey e o grupo de R&B Boyz II Men, ambos norte-americanos. Foi composta por Carey, Walter Afanasieff e pelos membros do conjunto: Wanya Morris, Shawn Stockman, Nathan Morris e Michael McCary. Carey e Afanasieff produziram-a para o quinto álbum de estúdio da cantora, Daydream (1995), sendo lançada como o segundo single do disco a 14 de Novembro de 1995 pela editora discográfica Columbia Records. A letra da obra trata sobre a perda de um ente querido, e sobre um dia vê-lo mais uma vez no céu, e como o protagonista perde cada vez mais entes a cada dia que passa. Ambos Carey e Boyz II Men escreveram a faixa tendo em conta pessoas específicas em suas vidas, entretanto, também dedicando-a à epidemia da síndrome da imunodeficiência adquirida (SIDA) que se manifestava globalmente no ano de lançamento. Geralmente, "One Sweet Day" foi recebida com opiniões positivas pelos críticos especialistas em música contemporânea que elogiaram o conteúdo da letra e os vocais dos artistas, bem como notando a faixa como um destaque em Daydream. A música alcançou um enorme sucesso nos Estados Unidos, onde ocupou por dezasseis semanas consecutivas o primeiro posto da tabela Billboard Hot 100, sendo que até aos dias de hoje, detém o recorde de canção com mais tempo de permanência na liderança da tabela. Também alcançou semelhante êxito em todo o mundo, classificando-se no topo das listas do Canadá e da Nova Zelândia, e dentro das dez melhores colocações da Austrália, Bélgica, França, Irlanda, Noruega e Reino Unido. Além disso, "One Sweet Day" foi considerada pela revista Rolling Stone como a "Melhor Colaboração de Todos os Tempos".

"Hero" é uma canção da cantora americana Mariah Carey. Foi lançado em 19 de Outubro de 1993 pela Columbia Records como o segundo single do seu terceiro álbum de estúdio, Music Box. Originalmente destinada a Gloria Estefan, a canção foi escrita e produzida por Carey e Walter Afanasieff. Enquanto escrevia a música, Carey não se conectava ao seu estilo musical ou som, portanto, não enviaram-na para a banda sonora do filme de mesmo nome. No entanto, depois de ser convencida a mantê-la, ela foi personalizada, dando-lhe uma melodia mais pop e R&B, também alterando algumas partes da letras, de forma que coubesse em sua personalidade. Liricamente, a canção é considerada uma das baladas mais inspiradoras e pessoais de Carey, com seu protagonista declarando que embora possamos nos sentir desencorajados ou para baixo, às vezes, na realidade, somos "heróis" se olharmos para dentro de nós mesmos e vermos a nossa própria força interior; o tempo, irá nos ajudar a "encontrar o caminho".


A canção recebeu opiniões mistas por críticos de música contemporânea por seu conteúdo lírico, também pelo desempenho vocal de Carey. Além de suas letras, "Hero" derivou seu gancho e som de vários instrumentos musicais como a guitarra, o piano e o órgão. A canção experimentou um sucesso forte em vários mercados internacionais, e também se tornou no oitavo número um de Carey na Billboard Hot 100. Além disso, foi classificado em número onze no fim de ano da Billboard, e no número 53 no fim da década. Fora dos Estados Unidos, "Hero" desfrutava de posições fortes nos gráficos, atingindo o top cinco no Canadá, na França, na Irlanda, na Nova Zelândia e na Noruega e o top dez na Austrália e no Reino Unido. Devido à sua popularidade estendida, "Hero" foi abrangida pelos finalistas do reality show The X Factor no Reino Unido em 2008 e lançada como single, ficando no topo das paradas da Irlanda e do Reino Unido e se tornando numa das canções mais vendidas da história britânica.

"Heartbreaker" é uma canção pela cantora e compositora americana Mariah Carey. Foi lançado em 21 de Setembro de 1999 pela Columbia Records como o primeiro single do sétimo álbum de estúdio de Carey, Rainbow. A canção foi escrita por Carey e Jay-Z e produzida pelo último e DJ Clue. Escritores adicionais são creditados, desde que o gancho da canção é construído em torno de uma amostra de "Attack of the Game Name" de Stacy Lattisaw. "Heartbreaker" empurrou Carey ainda mais para o mercado R&B e hip-hop, tornando-se no seu primeiro single comercial a apresentar um artista de hip-hop. Liricamente, a canção fala de um relacionamento a partir da perspectiva feminina, e como o protagonista incessantemente retorna a sua amante, apesar de ele continuamente a trair e quebrar o seu coração.


Recebeu críticas mistas pelos críticos de música, muitos dos quais sentiram que não era original ou inovadora em termos de um passo criativo para a frente. Além disso, foi fortemente comparada a canção anterior de Carey "Fantasy", que também construiu o seu gancho a partir de uma batida resultante de uma amostra. "Heartbreaker" experimentou sucesso mundial forte, atingindo o topo das paradas no Canadá e na Billboard Hot 100, tornando-se no décimo quarto de Carey por lá. Em toda a Europa e Australásia, a música alcançou posições altas, chegando no topo das paradas na Nova Zelândia e Espanha, e se posicionando no top cinco na França e no Reino Unido.