Prednisolona

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Estrutura química de Prednisolona
Prednisolona
Aviso médico
Nome IUPAC (sistemática)
11,17-dihidroxi-17-(2-hidroxiacetil)-10,13-dimetil-6,7,8,9,10,11,12,13,14,15,16,17-dodecahidrociclopenta[a]fenantreno-3-ona
Identificadores
CAS 50-24-8
ATC A07EA01
PubChem 5755
DrugBank APRD00197
Informação química
Fórmula molecular C21H28O5 
Massa molar 360,444 g/mol
Farmacocinética
Biodisponibilidade ?
Metabolismo Hepático
Meia-vida 2 a 4 horas
Excreção Urina
Considerações terapêuticas
Administração Oral
DL50 ?

Prednisolona é um fármaco pertencente ao grupo dos anti-inflamatórios esteroidais. A Prednisolona é um metabólito ativo da prednisona. A prednisona é um pró-fármaco que é metabolizado pelo fígado convertendo-se à forma ativa prednisolona. É indicado no tratamento de doenças que envolvam dor e inflamação. Pode ser administrado por via oral, intramuscular (injetável) e ocular (colírio).

Usos[editar | editar código-fonte]

É um fármaco de baixa atividade mineralocorticóide, podendo ser usada em vários casos de inflamação e doenças autoimunes tais como: asma, colite, artrite reumatóide, esclerose múltipla, lupus, Doença de Crohn, entre outras. Pode ser usado como uma droga imunosupressora em terapia de transplante de órgãos.

Efeitos colaterais[editar | editar código-fonte]

Retenção de líquidos na face (rosto em forma de lua), Síndrome de Cushing, acne, constipação. Sua administração por mais de 7 dias causa uma supressão adrenal, diminuindo gradativamente o tamanho da glândula adrenal devido sua incapacidade de produzir corticosteróides e catecolaminas naturalmente. Por esta razão, pacientes que fazem uso prolongado desta droga não devem fazer uma parada abrupta, sendo necessário o desmame, ou seja, uma retirada lenta da prednisona, a qual varia de acordo com o tempo de tratamenta realizado, podendo levar dias, semanas ou meses. Uma retirada abrupta poderia levar a uma insuficiência suprarenal secundária, colocando em risco a vida do paciente. Outros efeitos ao organismo incluem a supressão da função tireoideana, redução acentuada nos níveis de hormônios sexuais (testosterona e estrogênio), aumento da excreção de cálcio, hiperglicemia e hipertensão arterial.

Precauções[editar | editar código-fonte]

Pode mascarar sinais de infecção bacteriana.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre fármacos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.