Quorthon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Quorthon
Quorthon no início da carreira.
Informação geral
Nascimento 17 de fevereiro de 1966
Origem Estocolmo
País  Suécia
Data de morte 3 de junho de 2004 (38 anos)
Gênero(s) Black metal
Viking metal
Rock Alternativo (Solo)
Ocupação(ões) Músico, compositor
Instrumento(s) Vocal
Guitarra
Baixo
Bateria
Teclado
Período em atividade 1983–2004
Afiliação(ões) Bathory
Agnosticum
Jennie Tebler
Stridskuk

Quorthon (nascido Thomas Börje Forsberg, 17 de fevereiro de 19663 de junho de 2004) foi um músico sueco de metal. Foi o fundador e principal compositor da banda sueca Bathory formada em 1983. A ele é creditado a co-criação do black metal e também como o criador do gênero viking metal[1]. Ele compôs as músicas e escreveu as letras de todos os álbuns do Bathory.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Quorthon montou em 1983, aos 17 anos, a banda Bathory. Quorthon gravou em uma garagem conhecido como Heavenshore Studios, que segundo ele mal cabiam os músicos.

Por volta desta época (em meados dos anos 80) Bathory começou a acumular uma cultura na cena do metal underground, apesar de poucas vezes tocarem ao vivo. Alguns álbuns a partir deste período, ajudaram a definir o gênero black metal, e as fotografias (também raro) da banda ajudou a definir a sua imagem. Quorthon neste momento também teve muitas experiências estranhas, ao lidar com fãs que mandavam cartas escritas com sangue ou animais mortos, entre outras coisas. Esse comportamento, juntamente com a imagem escura de Bathory, a imprensa começou a chamar ele de "comedor de bebês, bebendo sangue do deus da caverna de morcegos", que para ele foi um desgosto

No começo da década de 1990, Quorthon assumiu o controle completo de Bathory, a escolha de renunciar a se apresentar ao vivo, a fim de passar a gravar com músicos, como também mudar o estilo do black metal dos anos 80, uma desaceleração do estilo, mais pesado chamado viking metal, devido à sua letra ser focada a mitologia nórdica. Ele também tocou baixo em quase todos os seus álbuns, e usou principalmente uma bateria eletrônica ou um baterista de sessão. Quorthon também pagou para a produção do vídeo da música One Rode a Asa Bay, em 1990. O vídeo foi mostrado na MTV's Headbangers Ball, embora ele ainda não tinha visto isso na época em que foi entrevistado para o programa.

Em 1993, Quorthon gravou e lançou dois álbuns sob o nome "Quorthon". O primeiro álbum, foi lançado em 1994, e seguido em 1997. Os álbuns foram mais focados para o rock do que viking metal. Ao trabalhar sobre estes álbuns ele encontrou nova inspiração para continuar compondo música para Bathory. Os próximos álbuns do Bathory estavam em um estilo retro-thrash metal, ao contrário de versões anteriores. Mas em 1996 Quorthon lançou Blood on Ice, um álbum conceitual viking metal que começou a gravar em 1989, mas não terminou. Seus álbuns seguintes seguiram nesse sentido, incluindo a saga de Nordland. Foi planejado como um conjunto de quatro álbuns, mas apenas dois foram concluídos.

Morte[editar | editar código-fonte]

Quorthon foi encontrado morto em seu apartamento no dia 3 de junho de 2004, aparentemente de insuficiência cardíaca. Ele tinha 38 anos. Embora muitos sites e artigos digam que ele morreu no dia 7 de junho , o site da Black Mark Productions diz que ele morreu no dia 3 de junho de 2004. Quorthon foi enterrado no cemitério Sandsborgs kyrkogård em Gamla Enskede, Estocolmo, no dia 13 de julho do mesmo ano.[2][3][4][5]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Com Bathory

Como Quorthon

Referências

  1. Johannesson, Ika & Klingberg, Jon Jefferson. (2011) Blod Eld Död - En svensk metalhistoria, Alfabeta Bokförlag AB, p. 51-68.
  2. Blabbermouth
  3. D'Amico, Giuliano. Requiem. Ad un anno esatto dalla morte di Quorthon celebriamo l`imprescindibile combo svedese, Kronic, 7 June 2005. Accessed 15 February 2012.
  4. Kouroupis, Panagiotis. Quorthon (Bathory), Blackmore's Night, Megadeth, Sentenced, Avopolis, 15 June 2004. Accessed 15 February 2012.
  5. Bathory Portrait, musik-base.de. Accessed 15 February 2012.