Rio Ribeira de Iguape

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Ribeira do Iguape)
Ir para: navegação, pesquisa
Rio Ribeira de Iguape
Comprimento 34 km
País(es)  Brasil

O Ribeira de Iguape é um rio de São Paulo, que forma a bacia hidrográfica do rio Ribeira e o Complexo Estuarino Lagunar de Iguape, Cananeia e Paranaguá, denominada Vale do Ribeira, o qual apresenta ecossistemas aquáticos (rio, estuário e mar) e terrestres (duna, mangue, restinga e floresta ombrófila densa), possui uma área de 2.830.666 hectares (28.306 km²), sendo 1.119.133 hectares no Estado do Paraná e 1.711.533 hectares no Estado de São Paulo.

Altura do município de Iguape. Possui uma área muito rica em manguezais, considerada um dos cinco maiores criadouros marinhos do mundo.

Após o rio Ribeira até o desague no Oceano Atlântico tem aproximadamente 470 quilômetros de extensão. Sua foz localiza-se no município de Iguape, no local denominado Barra do Ribeira, o qual deu nome ao bairro. Desde a conclusão do Valo Grande, em 1856, parte de suas águas não deságua diretamente no mar, e sim no Mar Pequeno, compreendido entre o continente e a Ilha Comprida, e vão em direção ao Atlântico, desaguando na Barra do Icapara, há 16 quilômetros do centro.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.