Rio Choró

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura outros significados de Choró, veja Choró (desambiguação).
Rio Choró
Comprimento 205 km
Nascente Choró Serra da Palha, Ceará
Foz Oceano Atlântico divisa entre os municípios de Cascavel e Beberibe, estado do Ceará
Afluentes
principais
Rio Aracoiaba
País(es)  Brasil
País(es) da
bacia hidrográfica
 Brasil

O Rio Choró é um rio brasileiro que banha o estado do Ceará. A origem do nome é provavelmente onomatopaica chorron que significaria murmurar em tupi-guarani. Choró é o nome de um pássaro muito comum no sertão nordestino, que quando canta parece um murmúrio.

Curso e bacia hidrográfica[editar | editar código-fonte]

Nasce na Serra da Palha em Choró[1] e deságua no Oceano Atlântico sendo sua foz o limite entre Cascavel e Beberibe. Seu curso passa também por Quixadá, Itapiúna, Baturité, Aracoiaba, Chorozinho e Pacajus. Além dos municípios por onde passa, sua bacia hidrográfica abrange também os municípios de Canindé, Aratuba, Capistrano, Mulungu, Guaramiranga, Barreira e Ocara.O Rio Choró é um rio tupi.

Condições Pluviométricas[editar | editar código-fonte]

O Choró, como todo curso de água cearense, sofre influência das variações das precipitações pluviométricas, sendo suas descargas máximas observadas na época das chuvas de fevereiro a maio. Sua bacia está quase totalmente inserida em uma região de clima tropical quente semi-árido, apenas uma pequena parte, já próxima ao litoral, e à Serra de Baturité possuem clima tropical quente semi-árido brando.[2]

Afluentes[editar | editar código-fonte]

Os principais afluentes são o rio Castro e o rio Aracoiaba.

Barragens[editar | editar código-fonte]

Em seu leito estão construídos os açudes Açude Choró Limão, também conhecido como Açude Pompeu Sobrinho, com capacidade de 143.000.000 m³[1] em Choró, e o Açude Pacajus, com capacidade de 240.000.000 m³,[1] em Chorozinho. Outros açudes importantesde sua bacia hidrográfica são o Aracoiba, em Aracoiaba, o Castro em Itapiúna e o Pesqueiro, em Capistrano.

Notas e Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.