Rio Curu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rio Curu
Comprimento 195 km
Nascente Canindé, Ceará
Foz Oceano Atlântico, divisa de Paracuru e Paraipaba
Área da bacia 8.528 km²
Afluentes
principais
rio Caxitoré e rio Canindé
País(es)  Brasil
País(es) da
bacia hidrográfica
 Brasil

O Rio Curu é um rio brasileiro que banha o estado do Ceará. Nasce na região montanhosa formada pelas serras do Céu, da Imburana e do Lucas, localizadas no município de Canindé. Sua foz está na divisa de Paracuru e Paraipaba. Além destes, o rio Curu banha mais seis municípios: Paramoti, General Sampaio, Apuiarés, Pentecoste, São Luís do Curu e São Gonçalo do Amarante. É a fonte hídrica para diversos projetos de irrigação, especialmente o de Paraibaba.

Condições pluviométricas[editar | editar código-fonte]

Está totalmente inserido em uma região semi-árida, ou seja, é um rio temporário com débito sujeito às variações pluviométricas típicas da região, que é marcada por um período chuvoso que vai de fevereiro a maio e um período seco que vai de junho a janeiro. Contudo seu leito é perenizado a partir do açude General Sampaio e Pentecoste.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Ao longo de 195 km, até sua foz, corre preferencialmente no sentido sudoeste-nordeste. No conjunto, esta bacia possui relevo predominantemente de moderado a fortemente acidentado, com grande parcela de seu divisor sendo formada por zonas montanhosas, com destaque para Baturité, ao leste, e Uruburetama, ao oeste. Os principais afluentes desta bacia são os rios Caxitoré, na margem direita e o Canindé, pela margem esquerda.

Sua bacia hidrográfica atinge um total de 24 municípios.

Problemas ambientais[editar | editar código-fonte]

Além dos problemas de assoreamento, há risco de eutrofização dos açudes e rios da existentes na bacia hidrográfica, especialmente pelo lançamento de esgoto doméstico e resíduos de fertilizantes dos projetos de irrigação.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.