Rio Paraibuna (médio Paraíba do Sul)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outros significados de Paraibuna, veja Paraibuna (desambiguação).
Rio Paraibuna
Rio Paraibuna (médio Paraíba do Sul)
Rio Paraibuna em Juiz de Fora, Minas Gerais
Comprimento 170 km
Nascente Serra da Mantiqueira
Altitude da nascente 1 180 m
Caudal médio 179 m³/s
Foz Rio Paraíba do Sul
Altitude da foz 280 [1] m
Área da bacia 8 558 km²
Afluentes
principais
Rio Preto, Rio Cágado, Rio do Peixe

O rio Paraibuna é um curso de água que banha os estados de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, Brasil.

Nasce no município de Antônio Carlos, Minas Gerais, e recebe como principais afluentes o rio do Peixe, o rio Cágado e o rio Preto antes de desaguar no rio Paraíba do Sul no município de Três Rios, no Rio de Janeiro. Dentre os municípios banhados pelo rio Paraibuna, destaca-se Juiz de Fora, importante polo industrial de Minas Gerais. [2]

Ao longo do vale do Paraibuna foram abertas estradas que historicamente marcaram o povoamento e o desenvolvimento de Minas Gerais e da Zona da Mata Mineira, como o Caminho Novo das Minas em 1707, a Estrada União e Indústria em 1856 e também a Estrada de Ferro Central do Brasil.

O rio Paraibuna também está ligado ao pioneirismo da utilização dos rios brasileiros para a geração de energia. Nele foi construída em 1889, no município de Juiz de Fora, a Usina de Marmelos, primeira usina hidrelétrica da América do Sul.

A partir do ponto em que recebe as águas de seu afluente rio Preto, o rio Paraibuna serve de divisa entre os estados de Minas Gerais e do Rio de Janeiro até a sua foz no rio Paraíba do Sul. Neste trecho, a partir do município de Comendador Levy Gasparian, o rio Paraibuna apresenta corredeiras propícias à prática do Rafting.

Seu nome é provavelmente oriundo da junção das palavras indígenas pará y b'una, que da língua tupi, significa grande rio de águas escuras.

O nome também é dado a um importante curso fluvial para o Estado de São Paulo — o rio Paraibuna paulista — que nasce no município de Cunha (São Paulo) e, junto com o Paraitinga, forma a origem do Paraíba. Como ambos fluxos d'água alimentam a bacia hidrográfica do Paraíba, pode-se haver confusão quando não há as descrições necessárias para especificá-los.


Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Carta do Brasil SF-23-Z-B-I-2 Três Rios» (JPG). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Consultado em 13 de janeiro de 2011 
  2. Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul
Ícone de esboço Este artigo sobre hidrografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.