Rio Verde Grande

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rio Verde Grande
Comprimento 557 km
Nascente Bocaiúva, MG
Foz Malhada, BA, rio São Francisco
Área da bacia 30.420 km²
País(es)  Brasil

O rio Verde Grande é um rio brasileiro que banha os estados de Minas Gerais e Bahia. Este rio nasce no povoado de Alto Belo no município de Bocaiúva, em Minas Gerais e sua foz fica em Malhada na Bahia. Possui 557 km de extensão.

A bacia é formada por 35 municípios, sendo 27 mineiros e 8 bahianos. Dentre os municípios mineiros, apenas 12 estão inteiramente incluídos na bacia, enquanto que nenhum dos municípios baianos possui sua área integralmente inserida na região.

A região integra a bacia do rio São Francisco, pela margem direita, sendo o Verde Grande o seu principal curso de água, e os rios Gorutuba (que abastece a Barragem Bico da Pedra em Janaùba), Verde Pequeno, Juramento e Quem-Quem alguns de seus tributários mais significativos pela margem direita. Pela margem esquerda, o ribeirão do Ouro, o córrego Macaúbas e os rios Arapoim e o córrego Vieira, são seus principais afluentes.

O Vieira é uma importante microbacia hidrográfica, que faz parte da bacia do rio Verde Grande. O córrego Vieira nasce a 8 km da cidade de Montes Claros, norte do estado de Minas Gerais. Seu percurso é de aproximadamente de 75 km, ele possui vários afluentes e subafluentes, entre eles o rio Cedro, o córrego dos Mangues, córrego Pai João e o córrego Vargem Grande dentre outros.

O córrego corta a cidade de Montes Claros e nela recebe uma grande carga de afluentes por isso podemos afirmar que a qualidade da água do Vieira se encontra comprometida. Essa carga provém tanto dos domicílios como das indústrias.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.