Seleção Brasileira de Hóquei sobre a Grama Masculino

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Seleção Brasileira de Hóquei sobre a Grama Masculino

Flag of Brazil.svg

Confederação Brasil CBHG
Região America map.jpg PAFH
Código FIH BRA

A Seleção Brasileira de Hóquei Sobre a Grama Masculino é a equipe nacional que representa o Brasil em competições internacionais de hóquei sobre a grama. A seleção é gerenciada pela Confederação Brasileira de Hóquei sobre a Grama e Indoor (CBHG).

O país nunca havia se classificado para uma edição dos Jogos Olímpicos, mesmo sendo sede em 2016, no Rio de Janeiro, a seleção só iria disputar as Olimpíadas caso terminasse o pan-americano 2015 na sexta colocação, uma situação complicada, já que o mesmo não possui tradição no esporte. No dia 21 de julho de 2015, a Seleção Brasileira derrota os Estados Unidos nos pênaltis por 3 a 1, após um empate no tempo normal em 1 a 1, pelas quartas de finais do pan-americano, conseguindo sua classificação às Olimpíadas pela primeira vez na história.

História[editar | editar código-fonte]

Em 1998, em Santiago, no Chile, no 5º Campeonato Sul-Americano, ocorre a estréia da primeira seleção brasileira de hóquei sobre a grama, tendo conseguido alcançar a quarta posição por duas vezes, em 2008 e 2010. Já em 2000, a seleção participa da primeira seletiva para a Copa Pan-Americana daquele ano, sem sucesso.[1]

Em 2011, em um triangular disputado no Rio de Janeiro, contra Uruguai e Paraguai, o Brasil consegue a segunda posição e classifica-se para a Copa Pan-Americana de 2013, em Toronto.[2]

Em 2012, o país participou pela primeira vez do processo qualificatório para os Jogos Olímpicos, quando a seleção nacional foi convidada pela Federação Internacional de Hóquei (FIH) por desistência de Cuba.[3] Com a oportunidade para dar experiência internacional ao time, a CBHG aproveita para fazer uma turnê internacional como preparação para o Pré-Olímpico. A equipe disputa amistosos em Portugal, Holanda e Qatar, antes de seguir viagem para o Japão.[4] No Torneio Pré-Olímpico, o Brasil perdeu todos os seus jogos e terminou na sexta colocação entre seis equipes;[5] ainda assim, recebeu da organização o Troféu Fair-Play.[6]

Em 2013, a seleção brasileira conseguiu sua primeira medalha na história do Campeonato Sul-Americado, disputado no Chile. Após esta competição, o Brasil participou de uma etapa da World League, sediada no Rio de Janeiro, onde acumulou experiência e enfrentou seleções de grande porte.

Melhores classificações[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. UOL Esporte Pan 2007 - Estréia no Pan é vitrine para esporte iniciante. Acessado em 27/06/2012.
  2. Pan American Hockey Federation 2011 Pan Am Challenge A Success. Uruguay claim both titles. Acessado em 26/06/2012. (em inglês)
  3. International Hockey Federation News Articles - Brazil enters Olympic Qualification Tournament in Japan. Acessado em 26/06/2012. (em inglês)
  4. International Hockey Federation News Articles - On the Road to Rio. Acessado em 26/06/2012. (em inglês)
  5. Olimpíadas 2012 3º Pré-Olímpico Mundial de Hóquei sobre grama 2012. Acessado em 26/06/2012.
  6. International Hockey Federation News Articles - South Africa is the last team to join the London party. Acessado em 26/06/2012. (em inglês)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • CBHG Site oficial da Confederação Brasileira de Hóquei sobre a Grama e Indoor