Seleção Brasileira de Futebol Americano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Brasil Brasil
Uniformes
Uniforme atual
Uniforme atual
Associação CBFA
Continente América do Sul (PAPAF)
Fundado em 2007
Affiliação na IFAF 2008
Cores                    
Head coach Danilo Muller
Presidente Gustavo Sousa

A Seleção Brasileira de Futebol Americano representa o Brasil nas competições internacionais de futebol americano. É administrada pela Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA), entidade reconhecida pela Federação Internacional de Futebol Americano (IFAF).

História[editar | editar código-fonte]

Convocada pela primeira vez no ano de 2007 em virtude da demanda de um amistoso fora do país, a Seleção Brasileira daquele ano foi convocada a partir de uma seleção feita em diversos torneios interestaduais, testes físicos e da disponibilidade dos atletas de participar. O primeiro jogo que o time enfrentou foi contra o Uruguai em 2007. Apesar das dificuldades técnicas enfrentadas devido ao apoio precário, a equipe apresentou-se com atletas representantes do Mato Grosso, do Rio de Janeiro, de Santa Catarina e de São Paulo. A seleção brasileira acabou sendo derrotada mas o jogo foi considerado um marco na história do esporte no país.

Convocada no ano de 2008, utilizando novamente a mesma metodologia, reforços foram adicionados e com um plantel muito fortalecido, por atletas dos 04 estados iniciais e mais atletas do Paraná, Distrito Federal e Minas Gerais a Seleção Brasileira adulta de Futebol Americano realizaria seu segundo jogo, dessa vez em território nacional.

O ano de 2009 iniciou-se e com a entidade fortalecida, a Associação de Futebol Americano do Brasil (AFAB), a metodologia foi alterada e criou-se o Torneio de Seleções aonde os melhores de cada estado associado, escolhido pelos próprios estados, iriam representá-los em um Torneio.

A seleção brasileira, junto com a seleçao Uruguaia e Argentina, tornaram-se membros recentemente da entidade internacional International Federation of American Football (IFAF).

Em 2014 disputou a Qualificação para a Copa do Mundo e um amistoso contra o Uruguai.[carece de fontes?]

O Brasil estrará na Copa do Mundo IFAF contra a seleção da França no dia 8 de julho de 2015.[1]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre esporte/desporto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. Convocação da Seleção Brasileira para o Mundial IFAF 2015