Miami Dolphins

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Miami Dolphins
Temporada da NFL de 2018
Fundado em 9 de Julho de 1932
Joga em Hard Rock Stadium
Miami Gardens, Flórida
Base em Miami Dolphins Training Facility
Davie, Flórida
Miami Dolphins wordmark
Wordmark
Afiliações na liga/conferência

National Football League (1970–presente)

Uniforme atual
Miamidolphins uniforms13.png
Cores Aqua, Orange, White, Marine Blue[1][2]

                   

Pessoas-chave
Dono(s) Stephen M. Ross
Chairman Stephen M. Ross
CEO Tom Garfinkel
General manager Chris Grier
Treinador principal Adam Gase
História do time
  • Miami Dolphins (1966–presente)
Campeonatos
Títulos da liga (2)
Campeonatos de conferência (5)
Campeonatos de divisão (13)
Aparições em playoffs (23)
Estádios

O Miami Dolphins é um time profissional de futebol americano baseado na área metropolitana da cidade de Miami, Flórida. Este time joga na divisão AFC East da Conferência Americana (AFC) da National Football League (NFL), ao lado de Buffalo Bills, New England Patriots e New York Jets. O Dolphins joga suas partidas em casa em seu estádio Hard Rock Stadium, com capacidade para 75.540 lugares, localizado em Miami Gardens, e tem seu centro de treinamento Miami Dolphins Training Facility em Davie, também Flórida.

O Dolphins foi fundado por Joe Robbie e começou a jogar na AFL em 1966. Em 1970, o time se juntou à NFL após a fusão com a AFL, se tornando a franquia de uma Major League mais antiga no estado da Flórida.

A primeira aparição em Super Bowl aconteceu no ano de 1971, no Super Bowl VI, mas o time perdeu para o Dallas Cowboys. Em 1972, o Dolphins tornou-se a primeira e única franquia na história da liga a completar uma temporada invicta, vencendo todos os 14 jogos, incluindo a decisão contra o Washington Redskins no Super Bowl VII. O time viria a vencer também o Super Bowl VIII, batendo o Minnesota Vikings. Miami também participou do Super Bowl XVII e do Super Bowl XIX, perdendo ambos os jogos.

No começo de sua história, o Dolphins foi treinado pelo mais bem sucedido treinador de todos os tempos em termos de partidas vencidas, Don Shula. Em 26 temporadas, apenas duas vezes a equipe terminou com record negativo, sob seu comando. Seis futuros jogadores do Football Hall of Fame dos anos 1970 jogaram em Miami, incluindo o running back Larry Csonka, o quarterback Bob Griese e o linebacker Nick Buoniconti. Nos anos 1980, o quarterback Dan Marino tornou-se um dos mais prolíficos jogadores no passe e um dos maiores jogadores de todos os tempos, sendo até hoje o maior ídolo da história da franquia, se aposentando em 1999 após levar o time a 5 títulos de divisão, 10 aparições em playoffs e ao Super Bowl XIX, sendo derrotado pelo San Francisco 49ers.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Miami Dolphins Team Capsule» (PDF). 2016 Official National Football League Record and Fact Book. National Football League. 15 de julho de 2016. Consultado em 4 de agosto de 2016. 
  2. Kent, Andy (25 de abril de 2013). «Marino: New Logo Is About Tradition». Miami Dolphins. Consultado em 25 de novembro de 2016. 
Ícone de esboço Este artigo sobre esporte/desporto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.