Shining Force Gaiden: Final Conflict

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Shining Force Gaiden: Final Conflict
Desenvolvedora(s) Sonic! Software Planning
Publicadora(s) Sega
Diretor(es) Tsukasa Tanaka
Produtor(es) Shugo Takahashi
Compositor(es) Motoaki Takenouchi
Série Shining
Plataforma(s) Sega Game Gear, Virtual Console
Lançamento Sega Game Gear
  • JP 30 de junho de 1995
Nintendo 3DS (Virtual Console)
  • JP 15 de janeiro de 2014
Gênero(s) RPG tático
Modos de jogo Um jogador
Shining Force CD
Shining Wisdom

Shining Force Gaiden: Final Conflict (シャイニング・フォース外伝 ~ファイナル コンフリクト~ Shainingu Fōsu Gaiden ~Fainaru Konfurikuto~?) é um RPG tático baseado em rodadas lançado em 1995 para o Game Gear, e que ocorre entre Shining Force e Shining Force II.[1] O jogo foi lançado depois desses dois jogos, com a intenção de interligar suas histórias. Apesar do nome, ele não tem relação direta a Shining Force Gaiden ou Shining Force Gaiden II, também lançados para o Game Gear. Ao contrário da maioria de seus predecessores, o jogo nunca foi lançado fora do Japão.[carece de fontes?] O jogo foi traduzido em inglês por fãs.[2]

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

Final Conflict tem a mesma jogabilidade dos outros jogos Gaiden, Shining Force Gaiden e Shining Force Gaiden II. O jogador avança por uma série de batalhas táticas baseadas em rodadas, com cutscenes entre elas. Entre as cutscenes, o jogador pode salvar seu progresso, promover personagens, trazer personagens derrotados de volta, e ocasionalmente comprar e vender armas e itens.

Como é o caso da maioria dos RPGs de estratégia, cada campo de batalha é dividido em uma grade xadrez onde os personagens controlados pelo jogador e os inimigos alternam a vez a cada rodada ao mover, atacar, lançar feitiços, e usar itens. Os personagens do jogador ganham pontos de experiência ao enfrentarem inimigos, e podem, atingindo o nível 10, ser promovidos a uma classe mais avançada.

Enredo[editar | editar código-fonte]

História[editar | editar código-fonte]

Max, líder da Shining Force do primeiro jogo, está em busca da bruxa Mishaela (servente do demônio Darksol, do mesmo jogo). Um dos colegas de Max, o robô Adam, é ferido em uma batalha contra Mishaela. A equipe de Max fica para ajudar o robô, e apenas Max e seu companheiro Ridion continuam a perseguição. Max e Ridion nunca retornam. Liderado por um homem chamado Ian, os outros membros da equipe saem em busca deles.[3]

Personagens[editar | editar código-fonte]

O seguinte é uma lista dos personagens mais significantes do jogo:

  • Ian: Líder da equipe da Shining Force.
  • Max: Anterior líder da Shining Force. Um grande herói que lutou e derrotou Darksol, e continuou a enfrentar o mal, agora seguindo os traços da servente de Darksol, Mishaela. Ele desaparece ao perseguir Mishaela, e o primeiro objetivo do jogo é encontrá-lo.
  • Adam: Um robô dos Antigos, lutando ao lado de Max. Ele foi seriamente danificado em um combate em Parmecia contra Mishaela, e ficou incapaz de lutar. No entanto, ele permanece um importante conselheiro a Ian.
  • Rei Galam: O líder de reino de mesmo nome. Ele dá a Ian a espada lendária Chaos Breaker, usada por Max em sua luta contra o mal. Em honra à vitória de Ian, ele renomeia a espada para Force Sword.
  • Mishaela: Principal seguidora de Darksol. Foi aparentemente derrotada pelo exército de Shining Force no segundo jogo da série, mas agora sabe-se que ela apenas fingiu sua morte. Seus planos ainda são desconhecidos, mas é certo que ela está envolvida com o desaparecimento de Max. Uma mulher sagaz, maliciosa, e arrogante, com formidáveis habilidades mágicas.
  • Oddeye: Um guerreiro cego a serviço do demônio Zeon (de Shining Force II). Zeon é um grande rival de Darksol, e Oddeye se junta ao Shining Force temporariamente para ajudá-los a derrotar Mishaela. Carrega consigo uma espada e uma técnica chamada “Oddeye beam”, disparando raios ao abrir seus olhos.

Recepção[editar | editar código-fonte]

Ao ser lançado, Famicom Tsūshin deu ao jogo uma pontuação de 29 entre 40.[4]

Referências

  1. Sumário do jogo Arquivado em 24 de março de 2010, no Wayback Machine., Shining Force Central.
  2. «"Final Conflict - Final Patch!"». Consultado em 10 de maio de 2016. Arquivado do original em 9 de junho de 2010 
  3. Roteiro do jogo traduzido em inglês, Shining Force Central.
  4. NEW GAMES CROSS REVIEW: シャイニング・フォース外伝 -FINAL CONFLICT-. Weekly Famicom Tsūshin, exemplar 342, pág. 31. 7 de julho de 1995.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]