Shiny Happy People

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde agosto de 2018). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
"Shiny Happy People"
Single de R.E.M.
do álbum Out of Time
Lançamento 6 de Maio de 1991 (Reino Unido)
3 de Setembro de 1991 (Estados Unidos)
Formato(s) CD, 7", 12", fita cassete (Reino Unido)
7", fita cassete (Estados Unidos)
Gravação Setembro–Outubro de 1990
Gênero(s) Rock alternativo, jangle pop
Duração 3:45
Gravadora(s) Warner Bros. Records
Composição Bill Berry, Peter Buck, Mike Mills, Michael Stipe
Produção Scott Litt, R.E.M.
Cronologia de singles de R.E.M.
"Losing My Religion"
(1991)
"Near Wild Heaven"
(1991)

"Shiny Happy People" é uma música da banda R.E.M., encontrada no álbum de estúdio lançado em 1991, Out of Time e também lançada como single no mesmo ano. A música tem como participação especial no backing vocal a cantora Kate Pierson, da banda The B-52's que também apareceu no videoclipe da música.

A música ficou em 10º lugar no Top 100 dos Estados Unidos. No Reino Unido, a música ficou em 6º lugar nas paradas.

A música foi gravada no outono de 1990, sendo lançada em maio de 1991 no Reino Unido e nos Estados Unidos, em setembro de 1991.

Em sua letra estaria uma irônica referência a texto insolentemente traduzido a partir de propaganda chinesa que fazia considerações sobre o chamado massacre da Praça da Paz Celestial, evento trágico ocorrido, na China, dois anos antes da canção ser gravada.[1] O texto aparentemente relata como a política seria controlada pelos marionetes em posições de poder, e não por estudantes revoltados, idealistas e infelizes, no chão da Praça da Paz Celestial. A ideia é que a propaganda é frequentemente utilizada para encobrir fraquezas crônicas do sistema político. A música é tocada de forma zombadora no sentido de encorajar candidatos políticos desconhecidos a serem otimistas mesmo diante de um cenário totalmente adverso.

A música foi incluída no documentário dirigido por Michael Moore, Fahrenheit 9/11. Moore já havia dirigido um videoclipe de uma música da banda, All the Way to Reno (You're Gonna Be a Star). A música apareceu também no filme brasileiro Tropa de Elite, lançado em agosto de 2007, além de também estar presente no filme Marley & Eu, lançado em dezembro de 2008, na série Friends, no episódio The One with the Monkey e fez parte da trilha sonora da novela Uma Rosa Com Amor produzida pelo SBT em 2010.

Referências

  1. «The 111 Wussiest Songs of All Time (No. 1) – AOL Music». Music.aol.com. Consultado em 9 de novembro de 2009. Arquivado do original em 30 de junho de 2009 
Ícone de esboço Este artigo sobre um single de R.E.M. é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.