Shrek!

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Shrek!
Autor(es) William Steig
Idioma inglês
País  Estados Unidos
Gênero literatura infantil
Ilustrador William Steig
Editora Farrar, Straus & Giroux
Lançamento 17 de outubro de 1990
Páginas 30
ISBN 978-0-374-36877-7

Shrek! é um livro ilustrado pelo escritor e desenhista de livros americano William Steig, foi publicado em 17 de outubro de 1990. A história sobre um jovem ogro que encontra a princesa ogra dos seus sonhos, depois de deixar sua casa para conhecer o mundo. O nome "Shrek" é a romanização da palavra iídiche שרעק, que corresponde a palavra alemã "Schreck"/"Shreck", que literalmente significa "medo", ou "susto", mas também pode ser usada como uma exclamação comum, muitas vezes na forma Oy Shrek!. O livro serviu como base para a popular série de filmes Shrek cerca de uma década após sua publicação.

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Diferenças entre o livro e o filme[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Shrek (série)

O filme Shrek é baseado no livro, com os personagens Shrek e Princesa Fiona "envolvidos" como no livro. Além disso, outros aspectos completamente novos foram adicionados ao filme que não existem no livro original, inclusive, mas não limitadamente.

  • Personagens de outros contos de fadas foram incluídos, como Branca de Neve, Cinderela, Rapunzel, Os Três Porquinhos e o Homem-Biscoito como paródias, assim como novos personagens originais como o vilão, Lord Farquaad.
  • Foram incluídas referências à cultura pop americana.
  • Foram incluídas características da vida moderna como por exemplo o espelho mágico do conto de branca de neve que exibe programas, tele jornais, etc como se fosse uma TV.
  • No filme, Fiona, uma humana, se transforma em uma ogra; no livro original ela foi sempre uma ogra, desde o início.
  • Shrek foi redesenhado para o filme. No filme ele é careca, usa roupas diferentes e tem dentes "mais humanos" apesar de serem um pouco amarelos (esse visual é baseado no lutador Maurice Tillet).
  • O personagem do Burro está presente no livro, mas aparece pouco, e não acompanha Shrek em suas aventuras.
  • No filme não tem o personagem principal chamado tropeção.

O filme mais tarde resultou em mais três outros, Shrek 2, Shrek Terceiro, e Shrek Forever After. Para o lançamento do último, Shrek! foi lançada com uma coleção de outras histórias de Steig, com um título "Agora Um Grande Filme" (em inglês, "Now a Major Motion Picture") na capa.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre literatura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.