Shrek (série)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Shrek é uma franquia de filmes de computação gráfica direcionados principalmente ao público infantojuvenil, e os diversos outros itens que estes filmes inspiraram. Foi criada em 2001 pela Dreamworks Animation com o longa-metragem animado Shrek, vagamente baseado no livro infantil Shrek! de William Steig, publicado em 1990. Desde então, a Dreamworks publicou mais três longa-metragens (e paralelamente, alguns curta-metragens) continuando a história do primeiro filme, construindo uma das séries de maior sucesso da atualidade, e levando ao lançamento de videogames, uma série spin-off, um musical, entre vários outros itens que ajudaram a popularizar sua marca.

Shrek (nome oriundo da palavra germânica Schreck, que significa "medo" ou "terror") é como chama do protagonista da série: um ogro verde grande sem modos, que vive sozinho e satisfeito em seu pântano e exerce hábitos peculiares como tomar banho de lama e comer olhos, ratos e insetos, espantando qualquer um que se aproximar de seus domínios. A série foca no seu relacionamento com seu amor, a princesa Fiona, a quem conhece, percebe gostos em comum e eventualmente forma uma família abandonando sua natureza de isolação, bem como com os personagens de conto de fada de quem ele acaba se tornando amigo, notavelmente um burro falante e o gato de botas, e os vilões ambiciosos e arrogantes que ele enfrenta, incluindo um ditador esnobe de um povo manipulado, uma fada madrinha e seu filho príncipe encantado e rumpelstiltskin. Misturado ao tema de fantasia e contos de fadas, a série conta com diversas referências humorísticas e satíricas à cultura popular ocidental, o que forma a parte da série dedicada a um público mais maduro.

Filmes[editar | editar código-fonte]

Longa-metragens[editar | editar código-fonte]

Shrek
Ano Título (original) Título (Brasil) Título (Portugal)
2001 Shrek
2004 Shrek 2
2007 Shrek the Third Shrek Terceiro Shrek: O Terceiro
2010 Shrek Forever After Shrek para Sempre
Gato de Botas (spin-off)
Ano Título (original) Título (Brasil) Título (Portugal)
2011 Puss in Boots Gato de Botas O Gato das Botas
2018 Puss in Boots 2: Nine Lives & 40 Thieves*  ?  ?

* = em produção

Curta-metragens[editar | editar código-fonte]

Extras de VHS/DVD/outras mídias
Ano Título (original) Título (Brasil) Título (Portugal) Inclusão
2001 Shrek in the Swamp Karaoke Dance Party VHS de Shrek; DVD especial de 2 discos de Shrek
2004 Far Far Away Idol Ídolo de Tão Tão Distante DVD de Shrek 2
2010 Donkey's Caroling Christmas-tacular DVD de Shrek Forever After; box Shrek: The Whole Story
2011 Thriller Night DVD de Scared Shrekless; Shrek's Thrilling Tales/Shrek's Spooky Stories
2011 The Pig Who Cried Werewolf Nintendo Video do Nintendo 3DS; Shrek's Thrilling Tales/Shrek's Spooky Stories
2012 Puss in Boots: The Three Diablos Gato de Botas: Os Três Diablos DVD de Puss in Boots
Lançamentos em DVD
Ano Título (original) Título (Brasil) Título (Portugal)
2003 Shrek 4-D
Especiais de TV
Ano Título (original) Título (Brasil) Título (Portugal)
2007 Shrek the Halls Shrek no Natal A Todos um Shrek Natal
2010 Scared Shrekless Assustando Shrek O Susto de Shrek

Outras mídias[editar | editar código-fonte]

Ano Título (original) Título (Brasil) Título (Portugal) Formato
2008 Shrek the Musical Shrek: o Musical peça musical
2015 The Adventures of Puss in Boots As Aventuras do Gato de Botas As Aventuras do Gato das Botas série de TV (Netflix)

Videogames[editar | editar código-fonte]

Série principal
Ano Título Plataformas
2001 Shrek Xbox
2004 Shrek 2 PC, PS2, Xbox, GameCube, GBA
2007 Shrek the Third PC, Xbox 360, Wii, PS2, PSP, Nintendo DS, GBA, iOS
2010 Shrek Forever After PC, PS3, Xbox 360, Wii, Nintendo DS, iOS
2011 Puss in Boots PS3, Xbox 360, Wii, Nintendo DS
Outros
Ano Título Plataformas
2001 Shrek: Fairy Tale Freakdown GBC
Shrek Game Land Activity Center PC
2002 Shrek: Hassle at the Castle GBA
Shrek Extra Large GameCube
Shrek Swamp Kart Speedway GBA
Shrek: Treasure Hunt PS1
2003 Shrek Super Party PS2, GameCube, Xbox
Shrek: Reekin' Havoc GBA
2004 Shrek 2 Activity Center: Twisted Fairy Tale Fun PC
Shrek 2: Team Action PC
Shrek 2: Beg for Mercy GBA
2005 Shrek SuperSlam PC, PS2, GameCube, Xbox, Nintendo DS, GBA
2006 Shrek Smash n' Crash Racing PS2, GameCube, PSP, Nintendo DS, GBA
2007 Shrek n'Roll Xbox Live Arcade
2008 Shrek's Carnival Craze Party Games PC, PS2, Wii, Nintendo DS
Shrek: Ogres & Dronkeys Nintendo DS
2009 Shrek Kart iOS
2011 Fruit Ninja: Puss in Boots iOS, Android
2012 Shrek's Fairytale Kingdom iOS
2013 Shrek Alarm iOS

Elementos da série[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Principais
  • Shrek - O ogro verde protagonista da série. Seu visual é baseado no lutador francês Maurice Tillet e sua personalidade possui bem mais traços humanos que o Shrek original de William Steig, realçados ainda mais ao longo da série. Nativo de um pântano, tem hábitos peculiares de um ogro, como tomar banho de lama e comer insetos, ratos e olhos. No começo da história, ele mora sozinho em sua casa no pântano e espanta todos que ousam se aproximar do local, mas quando a situação o obriga a resgatar a princesa Fiona como parte de um acordo com Lord Farquaad, ele e a princesa acabam percebendo que têm muito em comum e se apaixonam, o que também desenvolve o lado social de Shrek, levando-o a criar fortes laços de amizade com o burro falante que decide acompanhá-lo em sua jornada, e mais tarde com outros personagens de contos de fada que conhece. No final da série, ele tem uma família com Fiona, é um grande amigo de Burro, Gato de Botas e os outros personagens com quem convive e também se torna muito popular.
  • Princesa Fiona - Uma princesa que, no começo da história, vive trancada numa torre em um castelo abandonado guardado por um dragão. Ela fora presa lá por seus pais, o rei e a rainha, por causa de uma maldição que a transforma em uma ogra durante a noite, tendo sido-lhe jogada por uma bruxa. Shrek, junto com Burro, é o primeiro a conseguir resgatá-la sem ser morto pelo dragão. Ele acaba se apaixonando por ela e no fim do primeiro filme os dois se casam e dão o "primeiro beijo do amor verdadeiro", que a liberta de sua maldição e a faz tomar sua forma real (a de uma ogra) permanentemente. Desde pequena ela aprendeu a lutar e se defender e compartilha muitos hábitos e gostos em comum com Shrek, como o apreço por comida de ogro.
  • Burro - Um burro falante que decide acompanhar Shrek na sua jornada para resgatar Fiona. Apesar da tendência inicialmente antipática de Shrek, eles acabam se tornando grandes e inseparáveis amigos. Ele fala excesivamente e tem hábitos petulantes, o que muitas vezes irrita Shrek. Em algumas situações também se mostra medroso.
  • Gato de Botas - Um gato espadachim espanhol, baseado no conto de fadas de mesmo nome e no Zorro. Ele aparece pela primeira vez no segundo filme, em que é apresentado como um matador de ogros, sendo contratado pelo rei para matar Shrek. Mas ao invés disso ele acaba se aliando ao ogro e ao Burro e a partir daí desenvolvendo uma amizade com os dois (apesar dos ciúmes de Burro no começo). Em 2011, ganhou seu filme, que inspirou uma série de TV, tornando-se o único personagem além de Shrek a ter uma franquia com seu nome.
Coadjuvantes - contos de fada amigos de Shrek
  • Dragão - O dragão fêmea que guarda o castelo em que Fiona está presa no começo da série. Ela e o Burro acabam se apaixonando e mais tarde tendo filhos. Isso também ajuda a distraí-la para Shrek resgatar Fiona. Nos outros filmes ela é mais uma aliada de Shrek e seus amigos e também os serve como transporte aéreo a longas distâncias.
  • Biscoito - Um biscoito em formato de pessoa feito por um padeiro, que tem um trauma por retirarem seus botões de açúcar.
  • Pinóquio - Conforme sua história original, um boneco de madeira criado por Gepetto, que sonha em ser um menino de verdade e de quem o nariz de madeira cresce cada vez que conta uma mentira.
  • Três Ratos Cegos - Três ratos brancos cegos, que usam óculos escuros, personagens de uma popular cantiga de rodas.
  • Espelho Mágico - Um espelho oval senciente, capaz de responder perguntas que lhe fizerem e mostrar o que pedirem (imitando um quadro ou TV). Sua face é uma máscara de teatro e ele fala como um apresentador de TV.
Coadjuvantes - parentes de Fiona
  • Rei Harold - Pai de Fiona e rei de Tão Tão Distante. No começo de sua vida era um sapo que vivia em uma poça, até ser beijado pela princesa Lillian, tornando-se humano e rei, conforme o efeito de uma magia da Fada Madrinha. No começo fica furioso ao saber que o marido de sua filha é um ogro e contrata o Gato de Botas para matá-lo, mas depois repensa sua postura e passa a amá-lo do jeito que é, considerando-o como seu filho. No final do segundo filme ele se sacrifica por Shrek quando a Fada Madrinha lança um raio para atacá-lo, fazendo-o voltar à sua forma original (um sapo) até o fim da sua vida. Ele morre de velhice no começo do terceiro filme, convidando Shrek a ocupar o trono, porém Shrek rejeita, dando espaço ao único herdeiro restante, seu sobrinho Arthur.
  • Rainha Lillian - Mãe de fiona, rainha de Tão Tão Distante e esposa de Harold, que o beijou transformando-o num ser humano. Ela é mais tolerante à filha ter se casado com um ogro e, apesar de estranhar, aceita-os desde o começo, ao contrário de Harold. Assim como a filha, sabe lutar e quebra paredes com a cabeça, ajudando as princesas a escaparem da prisão no terceiro filme.
  • Arthur Pendragon - Primo de Fiona, e único herdeiro restante (além de Shrek) ao trono de Tão Tão Distante após a morte de Harold. É um adolescente rejeitado que estuda na Universidade de Worcestershire no momento em que Shrek lá chega para anunciar que ele é rei. Inicialmente ele fica bem entusiasmado com a ideia, porém após ouvir que um rei tem responsabilidades demais, resolve desistir. Até o fim do terceiro filme, no entanto, ele ajuda Shrek em sua aventura e aceita assumir seu trono.
Coadjuvantes - crianças
  • Draburros - Os filhotes de Burro com Dragão. São criaturas híbridas: burros com asas e calda de dragão, capazes de voar e cuspir fogo. Seus nomes são Jabuticaba, Paçoca, Torone Montervegine, Coco, Debbie e Eclair. Aparecem pela primeira vez na cena especial após o final do segundo filme.
  • Ogros bebês - Os três filhos ogros de Shrek com Fiona, chamados Flatus, Fergus e Felicia. Shrek é inicialmente avesso à ideia de filhos ogros, mas depois passa a aceitá-los. Aparecem pela primeira vez no terceiro filme, em que Fiona anuncia que está grávida.
Coadjuvantes - outros
  • Doris ou Irmã Feia - Uma das meias-irmãs de Cinderela, é uma garçonete com voz e aparência masculina, que aparece primeiro no segundo filme. Ajuda Fiona, Lillian e as princesas a escapar de sua prisão no terceiro filme.
  • Princesas - Branca de Neve, Bela Adormecida, Cinderela e Rapunzel, princesas amigas de fiona de diversos contos de fadas. Junto com Fiona, Lillian, Doris, Gato de Botas e Burro, elas formam um time de lutadoras para escapar de sua prisão no terceiro filme. No entanto, Rapunzel trai as demais princesas aliando-se ao Príncipe Encatado, mas no final do filme é revelado que ela usa peruca e na verdade é careca.
  • Merlin - Um mago atrapalhado que costumava ser o professor de magia da universidade de Arthur. Ajuda Shrek e seus amigos a chegarem a Tão Tão Distante no terceiro filme, porém fazendo Burro e Gato de Botas trocarem de corpo.
  • Resistência Ogra - Na realidade alternativa do quarto filme, uma sociedade de ogros guerreiros que vive isolada embaixo da terra e planeja tomar o trono de Rumpelstiltskin, liderados pela versão alternativa de Fiona.
Vilões principais
  • Lord Farquaad - O vilão do primeiro filme. É o ditador baixinho e esnobe da terra de Duloc (que lembra um parque temático da Disney). Para atingir seu sonho de se tornar um rei de verdade, precisa se casar com uma princesa, e escolhe a Princesa Fiona. No entanto, em vez de ir resgastá-la por si mesmo, convoca uma competição entre seus soldados para selecionar o vencedor que irá fazer o serviço por ele. Shrek acidentalmente vence a competição e por isso é enviado para resgatar a princesa. No final do filme quase se casa com Fiona, mas é interrompido quando Shrek protesta e revela que foi apaixonado pela princesa. Farquaad é logo depois devorado pelo Dragão. Aparece como um fantasma em Shrek 4-D.
  • Fada Madrinha - A vilã do segundo filme, mãe do Príncipe Encantado. Ela não aceita a ideia de que ogros possam se casar e viver felizes para sempre, e por isso tenta fazer de tudo para acabar com o casamento de Fiona com Shrek e fazê-la se casar com seu filho em vez disso. Também é a dona da maior fábrica de poções do reino, que produz diversos tipos de poções. Ela lançou a magia que permitiu que o sapo Harold se tornasse um humano ao ser beijado pelo seu amor, e no final do segundo filme seu feitiço direcionado a Shrek bate em Harold (fazendo-o voltar à sua forma original) e reflete de volta nela, fazendo-a deixar de existir.
  • Príncipe Encantado - O filho da Fada Madrinha, vilão do segundo e do terceiro filme. É o típico príncipe belo, romântico e corajoso que libertaria a princesa Fiona caso Shrek não o tivesse feito, porém é também muito arrogante e mimado. Como parte de um acordo que sua mãe faz com Harold, ele finge para Fiona ser Shrek transformado pela poção Felizes para Sempre e a beija, porém como Harold não cumpriu sua parte do acordo de fazer Fiona beber a poção do amor, ela não se apaixona por ele. No terceiro filme, ele é um ator de teatro ridicularizado por sua derrota no segundo filme, e resolve se aliar aos vilões de contos de fada para se vingar de Shrek e tomar o trono de Tão Tão Distante, porém falha quando Arthur convence os vilões de que eles não são perdedores. No final, um cenário de teatro cai em cima dele, não deixando claro se ele morreu ou não.
  • Rumpelstiltskin - O vilão do quarto filme, baseado no personagem homônimo. No universo de Shrek, Rumpelstiltskin tem o poder de fazer magias mirabolantes (por exemplo, fazer alguém ser rei por um mês) quando a pessoa assina seus contratos; no entanto, é também conhecido por se aproveitar de seus clientes tapeando-os. É revelado que os pais de Fiona estavam a ponto de assinar um contrato entregando-lhe o reino de Tão Tão Distante em troca de livrar sua filha de sua maldição, porém, eles foram informados que Shrek resgatou a princesa instantes antes de assinarem. Isso faz o personagem ficar com raiva de Shrek e o incitar a assinar um contrato entregando o dia em que ele nasceu (fazendo ele deixar de existir após o fim desse dia) em troca dele poder voltar por um dia à época em que era um ogro temido. Isso cria uma realidade alternativa em que Rumpelstiltskin é o rei de Tão Tão Distante e comanda uma sociedade de bruxas, porém ele volta à sua forma original quando Shrek encontra a Fiona desta realidade e a beija, tornando o contrato nulo.
Outros vilões
  • Soldados de Farquaad - Aparecem como oponentes de Shrek e Burro no primeiro filme, com quem ele luta e (sem perceber) vence a competição que selecionaria o resgatante de Fiona.
  • Monsieur Hood e seus capangas - Uma versão francesa de Robin Hood e seus aliados, que aparecem no primeiro filme como um obstáculo menor para Shrek, Fiona e Burro.
  • Capitão Gancho - Baseado no vilão homônimo do conto de Peter Pan, é um capitão pirata com um ganho no lugar da mão direita. Aparece como pianista da taverna Maçã Envenenada no segundo filme, e como um dos principais vilões convocados pelo Príncipe Encantado no terceiro filme.
  • Ciclope - Um ciclope aparece como porteiro do Maçã Envenenada no segundo filme. No terceiro ele tem uma filha e é um dos vilões que se unem ao Príncipe Encantado.
  • Mabel ou Irmã Feia - Irmã de Doris e meia-irmã de Cinderela. Ao contrário de Doris, toma uma postura antagonista e se alia aos vilões no terceiro filme, porém mais tarde renega essa posição.
  • Árvores Falantes - Aliam-se ao time de vilões no terceiro filme, e agem como paraquedistas pousando em Tão Tão Distante e como guardas do castelo segurando pedaços de madeira que lembram espingardas.
  • Bruxas - Uma sociedade de bruxas perversas leais a Rumpelstiltskin em sua realidade alternativa. Voam em vassouras e delas atacam abóboras de Halloween.
  • Flautista de Hamelin - Baseado no conto homônimo, toca uma flauta capaz de fazer diversos tipos de personagens fantásticos, como bruxas e ogros, dançarem involuntariamente e sem parar. Aparece no quarto filme como ajudante de Rumpelstiltskin e não fala.

Locais[editar | editar código-fonte]

O mundo onde se passa Shrek imita o cenário dos contos de fada: cultura tipicamente medieval, com castelos, palácios, casas germânicas, ruas de pedra, cavaleiros com espada e armadura, princesas, junto com as diversas criaturas fantásticas, como fadas, animais falantes, dragões, ogros, incluindo personagens de famosos contos de fadas. Esse cenário de fantasia, no entanto, é recheado de paralelos satíricos à cultura ocidental (principalmente a americana), um dos fatores cruciais para o sucesso da série.

  • Pântano - É o habitat natural de Shrek, onde fica localizada sua casa (embaixo de uma árvore). Ele costuma lá tomar banho de lama, comer insetos, entre outros hábitos peculiares de um ogro. No começo da série ele também fechava o pântano com uma cerca e coloca uma placa avisando "Cuidado com o Ogro", que foi mudado para "Cuidado com os Ogros", após se casar com Fiona. Na realidade alternativa de Rumpelstiltskin, o pântano tornou-se uma área seca e abandonada e a casa de Shrek nunca foi construída.
  • Duloc - A vila sob o domínio de Lord Farquaad. Localizada no meio de um campo de milho, é fechada por muros altos. Suas casas aparentam minúsculas em comparação ao desproporcionalmente gigantesco palácio de Farquaad ao centro. Criada para ser uma "cidade perfeita", é projetada simetricamente e seus cidadãos são ensinados a seguirem regras rígidas (lembrando uma distopia). Muitas de suas características lembram um parque temático da Disney também. Após Farquaad ser derrotado, Duloc torna-se um local abandonado e assombrado.
  • Castelo do Dragão - Um castelo abandonado rodeado por um lago de lava. Guardado pelo temido Dragão, é onde a princesa Fiona foi trancafiada pelos seus pais, o rei e a rainha, por causa de sua maldição. Muitos cavaleiros já tentaram resgatá-la de lá mas foram mortos pelo Dragão. Shrek e Burro, no entanto, conseguem eventualmente tirá-la de lá. Após o Dragão começar a se relacionar com Burro, ela eventualmente deixa o local, tornando-o definitivamente inabitado.
  • Reino de Tão Tão Distante (originalmente Far Far Away) - É um belo, porém distante reino comandado pela família de Fiona que habita em seu grande palácio. Uma paródia de Hollywood, é a casa de muitos personagens famosos de contos de fadas, como princesas e vilões, além de diversas criaturas mágicas. A taverna Maçã Envenenada também é localizada lá. Na realidade alternativa de Rumpelstiltskin, o reino é pobre e tomado pela tristeza, com toda a riqueza concentrada no palácio (totalmente remodelado), onde o vilão vive com suas comparsas bruxas.
  • Worcestershire - A universidade onde estuda Arthur Pendragon até ser convocado ao trono de Tão Tão Distante. É praticamente uma versão medieval de uma universidade comum, com o comportamento dos estudantes análago ao dos esteriótipos adolescentes.
  • Ilha de Merlin - Uma ilha onde vive o mago Merlin. Shrek e seus amigos, junto com Arthur, acabam acidentalmente encalhando lá.

Referências