Shrek 4-D

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Translation to english arrow.svg
A tradução deste artigo está abaixo da qualidade média aceitável. É possível que tenha sido feita por um tradutor automático ou por alguém que não conhece bem o português ou a língua original do texto. Caso queira colaborar com a Wikipédia, consulte Shrek 4-D (inglês) e melhore este verbete conforme o guia de tradução.
Shrek 4-D
Shrek 3D, ou O Fantasma do Lorde Faarquad (BRA)
 Estados Unidos
2003 •  12 min 
Direção Simon J. Smith
Produção Jeffrey Katzenberg
David Lipman
Roteiro William Steig (personagens)
David Lipman
Elenco Mike Myers
Eddie Murphy
Cameron Diaz
John Lithgow
Género animação, comédia, aventura, fantasia
Música Harry Gregson-Williams
Companhia(s) produtora(s) DreamWorks Animation
PDI/DreamWorks
Distribuição Universal Studios
Idioma inglês
Página no IMDb (em inglês)

Shrek 4-D (também conhecido como Shrek 3-D para o lançamento em DVD (2003), Shrek 4D Adventure e O Fantasma de Lorde Faarquad), é um filme 4-D exibido em vários parques temáticos ao redor do mundo. Atualmente é exibido na Universal Parks & Resorts na Flórida, Japão, Cingapura, e anteriormente em Hollywood, onde foi exibido pela última vez em 13 de agosto de 2017 para dar lugar à atração do Teatro DreamWorks. Fora dos parques da Universal, o filme foi exibido no Movie Park Germany na Alemanha de maio de 2008 até julho de 2011, e na Warner Bros Movie World na Austrália de setembro de 2005 até agosto de 2010. Uma atração spin-off chamada Donkey's Photo Finish está localizada na Flórida, enquanto Meet Shrek and Donkey está localizado em Hollywood. Na Universal Studios Japan, a atração é mostrada no mesmo cinema da Sesame Street 4-D Movie Magic, com o filme Shrek 4-D exibido na primeira metade do dia, e o filme da Vila Sésamo mostrado na segunda metade do dia.

O parque temático da atração é dirigida por Simon J. Smith, diretor do curta-metragem Far Far Away Idol (presente como extra do DVD Shrek 2) e do filme Bee Movie, de 2007.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Original[editar | editar código-fonte]

Versão brasileira[editar | editar código-fonte]

Resumo da atração[editar | editar código-fonte]

Pré-show[editar | editar código-fonte]

Os participantes são levados a uma sala de masmorra com dois ecrãs de televisão gigante de cada lado. Na tela, o fantasma de Lord Farquaad, que escapou da boca do dragão, anuncia que ele raptou a Três Porquinhos, Gingy e Pinóquio e está mantendo-os reféns. Ele diz que vai torturar a todos por suas respostas. Depois de um breve tutorial dicas de segurança ("Você foi avisado!") A partir o espelho mágico, que disse aos participantes a história do que aconteceu antes, as portas estão abertas cinema e as pessoas tomam os seus lugares.

Principais shows[editar | editar código-fonte]

O curta-metragem tem lugar logo após o primeiro filme Shrek. Nele, o espírito de Lord Farquaad retorna dos mortos para raptar a princesa Fiona. Portanto, cabe a Shrek e burro para resgatá-la. Farquaad envia um dragão de pedra atrás deles, mas Dragon chega, levando a uma cena de perseguição, que terminou com o dragão de pedra perder suas asas contra as paredes de um buraco e cair na água abaixo. Farquaad envia Fiona em uma balsa a cair da cachoeira (com Thelonious ainda nele, não percebendo que ele deveria sair). Shrek e Burro chegam para salvá-la. No final, todos os quatro deles cair da cachoeira, mas são salvos pelo Dragão. Dragon então respira fogo em Farquaad, destruí-lo.

Embora a animação seja 3-D, o passeio é um filme 4-D, o que significa que é projetado para fazer espectadores se sentem que estão assistindo. Por exemplo, quando Donkey espirra, a frente do spray dos bancos em face dos telespectadores. Também tem assentos móveis, jatos de ar e tubos de borracha, para simular outros efeitos, como o ar, "rastejadores" e outros movimentos.

Atrações de spin-off[editar | editar código-fonte]

Diversas atrações derivadas operam ao lado de Shrek 4-D em vários parques de diversões.

Na Universal Studios Florida, de Donkey Photo Finish é um meet and greet atração que abriu em 2003 ao lado do filme, substituindo Stage 54. A atração consiste em convidados caminhando até um burro animatrônico que se mistura com eles e zomba deles. Os convidados tiram uma foto com o Burro e depois vão para a reunião com Shrek e Fiona, a última das quais fala com eles. Os convidados então tiram uma foto com o casal. Essas fotos podem ser compradas. A atração foi temporariamente fechada em junho de 2012 para dar lugar a Transformers: The Ride 3D, antes de reabrir em um novo local próximo ao Monsters Cafe. Uma atração semelhante está localizada no Universal Studios Hollywood chamado Meet Shrek and Donkey.

Na Universal Studios Singapore, Shrek 4-D existe dentro da maior área temática Far Far Away. Outras atrações na área incluem Donkey Live (um show ao vivo interativo usando tecnologia digital de fantoches, que apresenta entretenimento com o Burro envolvendo os convidados em uma conversa em um ambiente íntimo do cinema), Enchanted Airways (uma montanha russa júnior que possui trens modelados para a passagem da Dragão), e Magic Potion Spin (uma roda gigante em miniatura para crianças que tem como tema fazer parte de uma linha de montagem de poções).

Durante o período da atração na Warner Bros. Movie World, um show ao vivo de curta duração chamado Shrek Live foi exibido no Show Stage do parque.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]