Madagascar (franquia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para ilha, veja Madagáscar.
Madagascar
Criador(es) DreamWorks Animation

Madagascar é uma franquia de animação digital produzido pela DreamWorks Animation. As vozes de Ben Stiller, Chris Rock, David Schwimmer e Jada Pinkett Smith são apresentadas nos filmes.

O trama global através da série segue as aventuras de quatro animais do zoológico do Central Park, que passaram as suas vidas em cativeiro feliz e inesperadamente são enviados de volta para a África. Agora eles devem lutar para sobreviver durante a tentativa de retornar a Nova York com a ajuda de um núcleo astucioso de pingüins.

A série já arrecadou mais de US $ 1,8 bilhão, tornando-se a 18º maior bilheteria de todos os tempos, a franquia de maior bilheteria de animação (atrás de Shrek, Ice Age, e Toy Story), e a franquia de maior bilheteria segundo a DreamWorks que também gostava de constante melhoria crítica com o filme da série primária.

Série de filmes[editar | editar código-fonte]

Madagascar (2005)[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Madagascar (filme)

Madagascar é um filme de animação gráfica norte-americano lançado em 2005. é o primeiro filme da série. O filme teve tanto sucesso que acabou gerando duas sequências: Madagascar: Escape 2 Africa e Madagascar 3: Europe's Most Wanted . O filme foi dirigido por Eric Darnell e Tom McGrath, e produzido pela DreamWorks Animation SKG.

Madagascar: Escape 2 Africa (2008)[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Madagascar: Escape 2 Africa

Madagascar 2: Escape to Africa é um filme norte-americano de 2008, continuação do filme de 2005, Madagascar, e sua estreia nos cinemas dos Estados Unidos ocorreu no dia 8 de dezembro de 2008. Em Portugal, o filme estreou dia 27 de novembro de 2008 e, no Brasil, a estreia ocorreu no dia 12 de dezembro de 2008.

Madagascar 3: Europe's Most Wanted (2012)[editar | editar código-fonte]

Madagascar 3: Europe's Most Wanted é um filme de animação americano de 2012, o terceiro da série Madagascar, e o primeiro a ser lançado em 3-D. Produzido pela DreamWorks Animation, tem como protagonistas os heróis dos outros dois filmes, Alex, o leão, Marty, a zebra, Melman, a girafa, e Glória, o hipopótamo. Estreou dia 8 de Junho nos Estados Unidos da América, 15 de Junho no Brasil e 26 de Julho em Portugal. O filme tem três diretores: além de Eric Darnell e Tom McGrath, responsáveis pelos dois primeiros filmes, Conrad Vernon também assina a direção.[1]

Madagascar 4[editar | editar código-fonte]

CEO da Dreamworks Animation Jeffrey Katzenberg afirmou que é provável que haja um quarto capítulo da franquia.[2] No entanto, em junho de 2012, o chefe da DreamWorks Animation do marketing mundial, Anne Globe, disse: "É muito cedo para dizer. Não tem havido muita discussão sobre isso ".[3] Eric Darnell, que co-dirigiu os três filmes, disse que há possibilidade de um quarto filme:" Duas coisas têm que acontecer, uma delas é que o mundo tem que querer Madagascar 4, porque se ele não querer, não importa o que fazemos. E a outra coisa é que mesmo que o mundo queira Madagascar 4, temos que ter a certeza de que teremos uma ideia que é incrível, que é grande, que é inesperada. Se o público quer e nós temos uma grande idéia, vamos ver ... talvez".

Penguins of Madagascar[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Penguins of Madagascar

O filme diretamente em vídeo com os pinguins tinham sido nas obras desde 2005, quando o primeiro filme Madagascar tinha sido lançado, com uma data de lançamento prevista para 2009.[4] Em março de 2011, foi anunciado que os personagens pinguins fariam ser dado o seu filme próprio, semelhante ao filme de 2011 "Gato de Botas"[5] que será dirigido por Simon J. Smith, co-diretor de "Bee Movie", produzido por Lara Breay, e escrito por Alan J. Schoolcraft, e Brent Simons os roteiristas do filme da DreamWorks "Megamind". [6] Em julho de 2012, na Comic-Con, foi anunciado que o filme, intitulado The Penguins of Madagascar, está agendado para ser lançado em 2015.[7] Robert Schooley, um dos os produtores da série de pinguins, disse que o filme vai estar relacionado com a série de TV com o mesmo nome, mas ele disse que poderia sempre mudar.[8] Em setembro de 2012, a 20th Century Fox e DreamWorks Animation anunciou a data de lançamento para 27 de março de 2015, e um novo par de escritores, Michael Colton e John Aboud.[9]

Filme Data de lançamento Diretor(es) Roteirista(s) Produtor(es)
Madagascar 27 de maio de 2005 Tom McGrath e Eric Darnell Tom McGrath, Mark Burton, Eric Darnell e Billy Frolick Mireille Soria
Madagascar 2 07 de novembro de 2008 Etan Cohen, Tom McGrath e Eric Darnell Mark Swift e Mireille Soria
Madagascar 3 08 de junho de 2012 Tom McGrath, Eric Darnell e Conrad Vernon Eric Darnell e Noah Baumbach
Os Pinguins de Madagascar 26 de novembro de 2014 Eric Darnell e Simon J. Smith John Aboud, Brandon Sawyer e Michael Colton Mark Swift e Lara Breay

Séries de TV[editar | editar código-fonte]

The Penguins of Madagascar[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: The Penguins of Madagascar

The Penguins of Madagascar é uma série americana em CG produzida pela Nickelodeon Animation Studios em associação com a DreamWorks Animation SKG, A Série é exibida pelo canal de televisão Nickelodeon, estrelando os pinguins do filme Madagascar. O episódio piloto "Pânico da Pipoca" foi exibido em 5 de junho de 2009 na emissora. A série se passa depois dos acontecimentos de Madagascar 2 - A Grande Escapada. Estão programados 26 episódios para a 1º temporada e mais 26 episódios para 2º temporada. A série obteve 6,1 milhões de espectadores em sua estreia nos EUA. No Brasil, a série é exibida pela Nickelodeon e estreia em 5 de Abril de 2010 na TV Globinho, na Rede Globo. Em Portugal, a série é exibida pelo Nickelodeon e pela SIC no programa LOL@SIC.

All Hail King Julien[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: All Hail King Julien

All Hail Rei Julien é uma série de televisão estrelada pelo lêmure Rei Julien da franquia Madagascar, que acontece em Madagáscar, antes dos eventos do primeiro filme. A série estreou em 19 de dezembro de 2014, no Netflix, quando os primeiros cinco episódios de 22 minutos foram libertados. Em Portugal estreou no Canal Panda.

All Hail King Julien:Exiled[editar | editar código-fonte]

All Hail King Julien:Exiled é uma série de serviço de streaming estrelada pelo lêmure Rei Julien da franquia Madagascar, que acontece em Madagáscar, antes dos eventos do primeiro filme. Dessa vez os acontecimentos ocorrem entre a 4ª e 5ª temporada de All Hail King Julien. A série estreou em 12 de maio de 2017 na Netflix, e contou com apenas uma temporada.

Madagascar: A Little Wild[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Madagascar: A Little Wild

Madagascar: A Little Wild é uma série de serviço de streaming, estrelada pelos personagens centrais de Madagascar, porém, em versão infantil.

A série foi lançada em 7 de setembro de 2020 através do serviço de streaming Hulu da Disney.

Curtas metragens[editar | editar código-fonte]

The Madagascar Penguins in a Christmas Caper (2005)[editar | editar código-fonte]

The Madagascar Penguins in a Christmas Caper é um curta metragem que acontece antes dos eventos do filme Madagascar. Estreou nos cinemas em 7 de outubro de 2005, com o filme de stop-motion, "Wallace & Gromit: The Curse of the Were-Rabbit". O curta foi dirigido pelo veterano de animação Gary Trousdale, produzido por Teresa Cheng, e escrito por Michael Lachance. Estreado na véspera de Natal, o filme de 12 minutos apresenta quatro pingüins do Zoo Central Park, que descobrem que um deles desapareceu.

Merry Madagascar (2009)[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Merry Madagascar

Merry Madagascar é um curta-metragem norte-americana computorizada, produzida pela DreamWorks Animation, com uma duração aproximada de 25 minutos. A história parece ocorre em algum momento entre o primeiro filme e o segundo. Esta curta-metragem relata o Natal de Alex o leão, Marty a zebra, Melman a girafa e Glória o hipopótamo na ilha de Madagáscar. Supõe-se que os acontecimentos desta curta-metragem se deram antes do filme Madagáscar 2, pois nele as personagens viajam até África, enquanto aqui, continuam na ilha.

Madly Madagascar (2013)[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Madly Madagascar

Madly Madagascar é um curta-metragem norte-americana computorizada, produzida pela DreamWorks Animation. É um curta-metragem especial de Dia dos Namorados que foi lançado em DVD em 29 de janeiro de 2013.[10]

Elenco[editar | editar código-fonte]

Personagens Filmes Curtas metragens Especiais Séries de TV
Madagascar Madagascar 2 Madagascar 3 Os Pinguins de Madagascar em uma Missão de Natal Feliz Natal Madagascar Os Pinguins de Madagascar
Alex Ben Stiller Ben Stiller
Quinn Dempsey Stiller &
Declan Swift (criança)
Ben Stiller Cameo silencioso Ben Stiller Wally Wingert
Marty Chris Rock Chris Rock
Thomas Stanley (criança)
Chris Rock Cameo silencioso Chris Rock
Melman David Schwimmer David Schwimmer
Zachary Gordon (criança)
David Schwimmer Cameo silencioso David Schwimmer
Glória Jada Pinkett Smith Jada Pinkett Smith
Willow Smith (criança)
Jada Pinkett Smith Cameo silencioso Jada Pinkett Smith
Julien Sacha Baron Cohen Danny Jacobs
Capitão Tom McGrath
Kowalski Chris Miller Jeff Bennett
Rico John DiMaggio Sem linhas John DiMaggio
Recruta Christopher Knights James Patrick Stuart
Maurice Cedric the Entertainer Cedric the Entertainer Kevin Michael Richardson
Mork Andy Richter Andy Richter
Mason Conrad Vernon Cameo silencioso Conrad Vernon
Phil Personagem mudo Cameo silencioso Personagem mudo
Velhinha Elisa Gabrielli Elisa Gabrielli Apenas mencionado
Ted Bill Fagerbakke Camera silenciosa
Burt Camera silenciosa John DiMaggio
Santa Claus Carl Reiner
Foosa Fred Tatasciore
Tom McGrath
Zuba Bernie Mac
Florrie Sherri Shepherd
Makunga Alec Baldwin
Moto Moto will.i.am
Chantel DuBois Frances McDormand
Vitaly Bryan Cranston
Stefano Martin Short
Gia Jessica Chastain
Mr. Chew Frank Welker
Cupid Nina Dobrev
Marlene Nicole Sullivan
Alice Mary Scheer

Lançamento[editar | editar código-fonte]

Desempenho nas bilheterias[editar | editar código-fonte]

Filmes Data de lançamento Receita Posição Orçamento Referencias
Estados Unidos Estrangeiro Todo o mundo Todo o tempo doméstico Durante todo o tempo em todo o mundo
Madagascar 02005-05-27 27 de maio de 2005 $193,595,521 $339,085,150 $532,680,671 #136 #96 $75,000,000 [11][12]
Madagascar 2 02008-11-07 7 de novembro de 2008 $180,010,950 $423,889,404 $603,900,354 #160 #74 $150,000,000 [13]
Madagascar 3 02012-06-08 8 de junho de 2012 $216,391,482 $525,718,769 $742,110,251 #108 #49 $145,000,000 [14]
Total $589997953 $1288693323 $1878691276 #25 #18 $370,000,000 [15][16]

Recepção crítica[editar | editar código-fonte]

Filmes Rotten Tomatoes Metacritic
Global Top crítico
Madagascar 55% (185 avaliações)[17] 38% (37 avaliações)[17] 57 (36 avaliações)[18]
Madagascar: Escape 2 Africa 64% (150 avaliações)[19] 60% (30 avaliações)[19] 61 (25 avaliações)[20]
Madagascar 3: Europe's Most Wanted 78% (122 avaliações)[21] 58% (26 avaliações)[21] 60 (26 avaliações)[22]
Média das avaliações 66% 52% 59%

Jogos electrónicos[editar | editar código-fonte]

Shows ao vivo[editar | editar código-fonte]

Madagascar Live![editar | editar código-fonte]

Madagascar Live! foi o espectáculo de teatro de 90 minutos baseado no filme Madagascar. Foi dirigido por Gip Hoppe como a produção do estúdio segunda etapa após Shrek the Musical. A turnê começou em 25 de março de 2011, em Memphis, e era esperado para visitar mais de 70 cidades dos Estados Unidos.[23] Depois do último show, em Nova York, em 24 de abril de 2011, Madagascar Live! foi cancelado, citando "circunstâncias imprevistas" como a razão.[24]

Madagascar Live! Prepare to Party[editar | editar código-fonte]

Madagascar Live! Prepare to Party é um show ao vivo de 20 minutos com Alex, Rei Julien, Gloria, Mort e os pinguins já que cada um apresenta os seus jogos de partido especiais ao dançar e cantar. O show abriu em 2012, em uma área da África no Reino Unido parque temático Chessington World of Adventures Resort,[25] e na DreamWorks Experience no parque temático Dreamworld australiano.[26]

Cronologia[editar | editar código-fonte]

Ordem da franquia Madagáscar:

  1. Madagascar (2005)
  2. The Madagascar Penguins in a Christmas Caper (2005)
  3. Merry Madagascar (2009)
  4. Madagascar: Escape 2 Africa (2008)
  5. Madly Madagascar (2013)
  6. Madagascar 3: Europe's Most Wanted (2012)

The Penguins of Madagascar (2008-2013) não tem lugar na continuidade da franquia.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Informações sobre Madagascar 3: Os Procurados no AdoroCinema. Página visitada em 29-5-2012.
  2. O'Hara, Helen (3 de dezembro de 2010). «Katzenberg Talks DreamWorks Sequels». EmpireOnline.com. Consultado em 5 de dezembro de 2010 
  3. «'Madagascar 3' beats 'Prometheus" for box office win». MSNBC. 10 de junho de 2012. Consultado em 10 de junho de 2012 
  4. Fritz, Ben (14 de setembro de 2005). «D'Works will rely on animal instinct». Variety. Consultado em 27 de outubro de 2011 
  5. Kit, Borys (29 de março de 2011). «DreamWorks Developing 'Madagascar' Penguins Spinoff Movie (Exclusive)». HollywoodReporter.com. Consultado em 31 de março de 2011 
  6. Kit, Borys (11 de agosto de 2011). «'Madagascar' Spin-Off to Be Helmed by 'Bee Movie' Co-Director (Exclusive)». The Hollywood Reporter. Consultado em 12 de agosto de 2011 
  7. B. Vary, Adam (12 de julho de 2012). «DreamWorks Animation Comic-Con panel: Caveman families and penguin movies!». Entertainment Weekly. Consultado em 13 de julho de 2012 
  8. «Email Interview With Robert Schooley». Total Media Bridge. 19 de julho de 2012. Consultado em 4 de agosto de 2012 
  9. DreamWorks Animation (9 de setembro de 2012). «New Distributor Twentieth Century Fox Unveils DreamWorks Animation's Release Slate Through 2016». DreamWorks Animation. Consultado em 10 de setembro de 2012 
  10. «Madly Madagascar (2013)». Amazon. Consultado em 16 de dezembro de 2012 
  11. «Madagascar (2005)». Box Office Mojo. Consultado em 3 de dezembro de 2012 
  12. «Madagascar». The Numbers. Consultado em 3 de dezembro de 2012 
  13. «Madagascar: Escape 2 Africa (2008)». Box Office Mojo. Consultado em 3 de dezembro de 2012 
  14. «Madagascar 3: Europe's Most Wanted (2012)». Box Office Mojo. Consultado em 3 de dezembro de 2012 
  15. «Madagascar Moviesat the Box Office». Box Office Mojo. Consultado em 3 de dezembro de 2012 
  16. «Madagascar Franchise Box Office History». The Numbers. Consultado em 3 de dezembro de 2012 
  17. a b «Madagascar (2005)». Rotten Tomatoes. Consultado em 24 de setembro de 2011 
  18. «Madagascar». Metacritic. Consultado em 24 de setembro de 2011 
  19. a b «Madagascar: Escape 2 Africa (2008)». Rotten Tomatoes. Consultado em 24 de setembro de 2011 
  20. «Madagascar: Escape 2 Africa». Metacritic. Consultado em 24 de setembro de 2011 
  21. a b «Madagascar 3: Europe's Most Wanted (2012)». Rotten Tomatoes. Consultado em 8 de junho de 2012 
  22. «Madagascar 3: Europe's Most Wanted». Metacritic. Consultado em 8 de junho de 2012 
  23. Broadway.com Staff (19 de outubro de 2010). «Madagascar Live to Hit the Road, with Stop at Radio City Music Hall». Broadway.com. Consultado em 30 de julho de 2011 
  24. «Madagascar Live! cancelled in Toronto». Toronto Star. 29 de março de 2011. Consultado em 30 de julho de 2011 
  25. «Madagascar LIVE! Prepare to Party - New for 2012». Chessington World of Adventures. Consultado em 14 de abril de 2012 
  26. «DREAMWORKS MADAGASCAR LIVE! PREPARE TO PARTY - DAILY SHOWS». Dreamworld. Consultado em 14 de abril de 2012. Arquivado do original em 26 de abril de 2012 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]