Kung Fu Panda 4

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Kung Fu Panda 4
O Panda do Kung Fu 4 (PRT)
Kung Fu Panda 4 (BRA)
Kung Fu Panda 4
Pôster promocional
 Estados Unidos
2024 •  cor •  94 min 
Direção Mike Mitchell
Produção Rebecca Huntley
Roteiro Jonathan Aibel
Glenn Berger
Darren Lemke
Elenco Jack Black
Awkwafina
Viola Davis
Dustin Hoffman
James Hong
Bryan Cranston
Ian McShane
Ke Huy Quan
Música Hans Zimmer
Steve Mazzaro
Cinematografia Joshua Gunther
Edição Christopher Knights
Companhia produtora DreamWorks Animation
Distribuição Universal Pictures
Lançamento 8 de março de 2024
Idioma inglês
Orçamento US$ 85 milhões[1]
Receita US$ 484,6 milhões[2][3]
Cronologia
Kung Fu Panda 3 (2016)

Kung Fu Panda 4 (bra: Kung Fu Panda 4[4][5]; prt: O Panda do Kung Fu 4[6]) é um filme de animação de comédia de artes marciais produzido pela DreamWorks Animation e distribuído pela Universal Pictures. É a quarta parcela da franquia Kung Fu Panda e a sequência de Kung Fu Panda 3 (2016). O filme é dirigido por Mike Mitchell e co-dirigido por Stephanie Ma Stine, e estrela Jack Black, Dustin Hoffman, James Hong, Bryan Cranston e Ian McShane reprisando seus papéis dos filmes anteriores, com Awkwafina, Viola Davis e Ke Huy Quan se juntando ao elenco como novos personagens.

Os diretores Jennifer Yuh Nelson e Alessandro Carloni foram questionados sobre a possibilidade de um quarto filme do Kung Fu Panda antes do lançamento do terceiro filme em janeiro de 2016, com Nelson dizendo mais tarde em agosto de 2018 que estava aberta para um quarto filme. A DreamWorks anunciou oficialmente o quarto filme em agosto de 2022, com Mitchell, Ma Stine e Rebecca Huntley contratados como diretor, codiretora e produtora, respectivamente, em abril de 2023. A maior parte do elenco de voz principal foi anunciada em dezembro de 2023, após a escolha de Awkwafina em maio daquele ano. Lemke se juntou ao projeto em fevereiro de 2024 para revisar e ampliar o roteiro. O compositor Hans Zimmer, que havia composto os três filmes anteriores, as duas primeiras com John Powell e o terceiro sozinho, voltou como compositor ao lado do seu colaborador frequente Steve Mazzaro. Alguns ativos de produção adicionais foram emprestados da Jellyfish Pictures.

Kung Fu Panda 4 estreou no AMC 14 Theatre em The Grove em Los Angeles em 3 de março de 2024, e foi lançado nos cinemas nos Estados Unidos em 8 de março. O filme recebeu críticas positivas da crítica e arrecadou mais de 347 milhões de dólares, tornando-se o segundo filme de maior bilheteria de 2024 tanto domesticamente como mundialmente.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Po está ajudando seus pais, o pai adotivo Sr. Ping e o pai biológico Li Shan, a abrir seu novo restaurante quando o Mestre Shifu diz a ele que ele deve avançar para se tornar o líder espiritual do Vale da Paz, o que significa que ele não será o Dragão Guerreiro, e deve encontrar um candidato adequado para ser seu sucessor. Enquanto Po luta para escolher candidatos, ele pega uma ladra chamada Zhen tentando roubar armas antigas e a manda para a prisão, mas descobre por algumas cabras que Tai Lung retornou. Ele logo descobre por Zhen que o retorno de Tai Lung foi mascarado pela Camaleoa, uma feiticeira poderosa que pode se transformar em qualquer animal que desejar. Embora inicialmente relutante em deixar Zhen ajudá-lo, mas querendo embarcar em uma última aventura como o Dragão Guerreiro, Po segue para a Juniper City com Zhen enquanto o Sr. Ping e Li, aterrorizados com o que pode acontecer com seu filho, os seguem.[7]

Na cidade de Juniper City, eles são presos, mas fogem para o Covil dos Ladrões. Lá, Zhen se reúne com Han, que permite que eles fiquem na toca, mas quer que eles saiam no dia seguinte. Logo, Po e Zhen vão ao covil da Camaleoa para derrubá-la. No entanto, é revelado que a Camaleoa acolheu Zhen como seu aprendiz quando ela era criança e ela tem trabalhado para ela desde então, traindo a confiança de Po ao dar o cajado de Po que tem o poder de preencher a lacuna através do Reino Espiritual, para colocar em prática seu plano. Ele consegue escapar, mas quando pede a Zhen que devolva seu cajado, ela revela ser a Camaleoa disfarçada, que o manda de um penhasco. Usando o cajado, a Camaleoa cria uma porta espiritual para convocar todos os mestres de artes marciais para roubar seu kung fu, incluindo Tai Lung, Lord Shen e Kai. Zhen, percebendo o erro que cometeu, decide deixar a Camaleoa para sempre.

Enquanto isso, Po conversa com seus pais e diz que tem medo de mudanças. Ping diz ao panda que, assim como ele, inicialmente teve medo de mudanças, mas não seria pai se as coisas não mudassem, e incentiva Po a deter a Camaleoa. Po se reúne com Zhen, que tenta detê-lo, levando a um duelo entre eles. Percebendo que ela não pode fazê-lo mudar de ideia, ela se despede dele antes que Po vá enfrentar a Camaleoa.

Zhen consegue convencer o Covil dos Ladrões a ajudá-la a resgatar Po. Enquanto isso, Tai Lung descobre que Po perdeu o Cajado da Sabedoria, fazendo com que ele perdesse mais fé nele. Po tenta lutar contra a Camaleoa para recuperar seu cajado, mas fica sobrecarregado e antes que ela possa desferir o golpe final, Zhen intervém. A Camaleoa se transforma em um híbrido de diversas criaturas e os três lutam. Zhen cai nos escombros, enquanto a Camaleoa se transforma em Po para lutar contra ele e o prende em uma gaiola.

Colocando sua confiança em Zhen, Po dá a ela o Cajado da Sabedoria, com o qual ela invoca um dragão majestoso, fazendo a Camaleoa bater na parede. Não aceitando a derrota facilmente, a Camaleoa tenta matar Po novamente, mas Po usa o cajado para derrotá-la e é capaz de devolver todo o kung fu roubado aos seus donos. Percebendo que estava errado sobre Po, Tai Lung demonstra seu respeito e o reconhece como o Dragão Guerreiro. Po abre uma porta espiritual e envia todos os mestres de volta ao Reino Espiritual, com Tai Lung levando a Camaleoa com ele.

De volta ao Vale da Paz, Zhen está pronto para retornar à prisão, mas Po decide escolhê-la como sua sucessora, para grande aborrecimento de Shifu. Confiante em sua escolha, Po, com a ajuda dos Cinco Furiosos e de um relutante Shifu, começa a treiná-la para se tornar o próximo Dragão Guerreiro.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Na montagem de treinamento durante os créditos finais do filme, os Cinco Furiosos aparecem "em silêncio", exceto Louva-a-Deus, enquanto Seth Rogen o expressa brevemente em meio a gritos. Tanto o Lord Shen quanto o General Kai aparecem no filme, embora não tenham diálogo.[9][10] O YouTuber Jimmy "MrBeast" Donaldson faz uma participação especial como Panda Pig, um porco pintado em preto e branco que é um dos candidatos ao próximo Dragão Guerreiro.[11]

Produção[editar | editar código-fonte]

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Em 3 de dezembro de 2010, o então CEO da DreamWorks Animation, Jeffrey Katzenberg, disse que havia a possibilidade de a série ter mais três sequências depois de Kung Fu Panda 3, trazendo-a para uma série de seis filmes.[12] Em 13 de janeiro de 2016, a Collider perguntou aos cineastas de Kung Fu Panda 3 sobre a possibilidade de um quarto filme. A codiretora Jennifer Yuh Nelson afirmou: "É uma de cada vez. Queremos fazer desta uma joia perfeita e então veremos o que acontece depois disso". O codiretor Alessandro Carloni disse: "Com as sequências, não queremos tentar que pareçam abertas. Queremos que pareça uma jornada completa, e sentimos que este filme parece. E então, se uma história fantástica se apresentar, ótimo".[13] Em 2 de agosto de 2018, quando questionada sobre a possibilidade de Kung Fu Panda 4, Nelson respondeu que sempre viu a série como uma trilogia, mas estava aberta para um quarto episódio desde que a franquia focasse em Po.[14]

Em agosto de 2022, a DreamWorks Animation confirmou que Kung Fu Panda 4 estava em produção.[15] No CinemaCon de abril de 2023, mais detalhes do filme foram revelados, como a premissa descrita por Jack Black.[16] Também foi anunciado que Mike Mitchell iria dirigir o filme, com Stephanie Ma Stine co-dirigindo e Rebecca Huntley produzindo.[17] Mitchell foi consultor criativo no primeiro filme e produtor executivo no terceiro.

Roteiro[editar | editar código-fonte]

Em dezembro de 2023, foi relatado que Jonathan Aibel e Glenn Berger voltaram para escrever o roteiro.[18] Em fevereiro de 2024, foi revelado que Darren Lemke co-escreveu o roteiro.[19] Mitchell descreveu Kung Fu Panda 4 como uma carta de amor ao primeiro filme.[9][20] Apesar de suas conexões com entradas anteriores da série de filmes, ele queria que a história fosse independente.[20] Ao produzir o terceiro filme, Mitchell sentiu que o desenvolvimento do personagem de Po desde o primeiro filme estava terminando devido a finalmente se tornar o Dragão Guerreiro, então ele se perguntou e se outra sequência tirasse "tudo isso", levando os cineastas a encontrar alguns "realmente ótimos temas pesados" que consideraram importantes para o mundo moderno.[21] Além disso, ele queria evoluir o personagem de Po, introduzir novos personagens e expandir o mundo da franquia.[22] Ele descreveu Po como tendo uma visão do mundo em preto e branco e queria combiná-lo com um personagem moralmente mais cinzento, Zhen. Mitchell também queria um personagem com o qual Po pudesse ficar frustrado, como Shifu fica frustrado com ele.[9]

Para a Camaleoa, Mitchell procurou torná-la um tipo de vilã mais inteligente do que forte.[9] Ele continuou dizendo que ela é a inimiga mais inteligente e sobrenatural que Po já enfrentou.[10][20] Ele descreveu a Camaleoa como um espelho de Po, no sentido de que ambos os personagens foram subestimados pela sociedade por seus corpos, mas ganharam status elevado. Ele disse: "Então Po se tornou o maior herói e agora a Camaleoa é a maior vilã."[20] Mitchell sentiu que uma das coisas pelas quais a franquia Kung Fu Panda se destaca, além do Po, são seus vilões, então ele se certificou de que a Camaleoa pudesse ser tão formidável quanto Tai Lung, Lord Shen e Kai, o Colecionador, daí seu raciocínio para trazer especificamente o primeiro de volta à história desta sequência.[21]

Escolha do elenco[editar | editar código-fonte]

Em maio de 2023, foi relatado que Awkwafina havia se juntado ao elenco de voz do filme.[23] Em dezembro de 2023, foi anunciado que Ke Huy Quan e Viola Davis se juntariam ao elenco, sendo que esta última interpretaria o vilão do filme, A Camaleoa.[24][25] Lori Tan Chinn e Ronny Chieng também foram anunciados como novos membros do elenco,[9] com Ian McShane, Bryan Cranston, James Hong e Dustin Hoffman reprisando seus papéis dos filmes anteriores.[8][26]

Animação e design[editar | editar código-fonte]

De acordo com Mitchell, as cenas de luta do filme refletem avanços tanto na tecnologia quanto no kung fu,[9] e tiveram mais influência do anime do que os filmes anteriores da série.[20] Dublês de filmes da Marvel juntaram-se à produção para dar aos animadores movimentos para estudar e usar na coreografia.[9] Embora a maior parte da animação do filme tenha sido fornecida pela DWA Glendale, Jellyfish Pictures, que anteriormente trabalhou com a DreamWorks em How to Train Your Dragon: Homecoming, Spirit Untamed, The Boss Baby: Family Business e The Bad Guys cuidou da produção de ativos adicionais serviços usando softwares proprietários como Premo e Moonray.

Será um dos dois últimos filmes feitos inteiramente pela DreamWorks Animation internamente em seu campus em Glendale, ao lado de The Wild Robot.[27] O Cartoon Brew relatou em outubro de 2023 que a DreamWorks estava deixando de produzir filmes internamente para depender mais fortemente de estúdios externos após 2024, como parte de uma demissão do diretor de operações Randy Lake em uma série de reuniões no mês anterior. De acordo com o relatório, a Sony Pictures Imageworks foi nomeada como o serviço de animação de Dog Man da DreamWorks e dois outros filmes não anunciados programados para 2025.[27]

Música[editar | editar código-fonte]

Em dezembro de 2023, Hans Zimmer e Steve Mazzaro, o primeiro dos quais também compôs para os três primeiros filmes, foram anunciados para compor a trilha sonora do filme.[28] Um cover de "...Baby One More Time" de Britney Spears, feito por Tenacious D, é apresentado nos créditos finais. O álbum foi lançado em 8 de março de 2024, simultaneamente ao lançamento do filme, pela Back Lot Music. Este álbum também incluiu o single "Attention" de Omah Lay (com participação de Justin Bieber).

Marketing[editar | editar código-fonte]

Po voltou ao Macy's Thanksgiving Day Parade em novembro de 2023 como promoção do filme.[29] O trailer do filme, junto com um pôster, foi lançado em 13 de dezembro de 2023. O trailer foi visto mais de 142 milhões de vezes nas primeiras 24 horas em todas as redes sociais, tornando-se o trailer mais visto de um filme de animação da Universal, ultrapassando Super Mario Bros. O Filme, Minions: The Rise of Gru, Sing 2 e Puss in Boots: The Last Wish.[30]

Lançamento[editar | editar código-fonte]

Cinema[editar | editar código-fonte]

Kung Fu Panda 4 estreou no AMC 14 Theatre no The Grove em Los Angeles em 3 de março de 2024, e foi lançado nos Estados Unidos em 8 de março,[15][31] com horários de exibição um dia antes.[32] O filme foi exibido na Escola de Artes da Universidade de Columbia em 1 de março de 2024.[33]

Mídia doméstica[editar | editar código-fonte]

Como parte do acordo da Universal com a Netflix, o filme será transmitido no Peacock durante os primeiros quatro meses da janela de televisão paga, depois passará para a Netflix pelos próximos dez e depois retornará ao Peacock pelos quatro restantes.[34][35]

Recepção[editar | editar código-fonte]

Bilheteria[editar | editar código-fonte]

Até 31 de março de 2024, Kung Fu Panda 4 arrecadou 151,8 milhões de dólares nos Estados Unidos e Canadá e 195,5 milhões de dólares em outros territórios, totalizando cerca de 347,3 milhões de dólares mundialmente.[2][3]

Nos Estados Unidos e Canadá, Kung Fu Panda 4 foi lançado junto com Imaginary e Cabrini, e está projetado para arrecadar 45–50 milhões de dólares em mais de 3 900 cinemas em seu fim de semana de estreia.[1][36] O filme arrecadou 19,4 milhões de dólares em seu primeiro dia, incluindo 3,8 milhões de dólares nas prévias de quinta à noite.[37][38] No total, o filme arrecadou cerca de 58 milhões de dólares durante seu fim de semana de estreia.[39]

Críticas[editar | editar código-fonte]

No site agregador de resenhas Rotten Tomatoes, 71% das 119 resenhas dos críticos são positivas, com uma classificação média de 6,1/10. O consenso do site diz: "Kung Fu Panda 4 oferece entretenimento atraente o suficiente para sustentar os jovens fãs da franquia, embora esteja começando a parecer que esta série está perdendo força."[40] O Metacritic, que usa uma média ponderada, atribuiu ao filme uma pontuação de 56 em 100, com base em 30 críticos, indicando críticas "mistas ou médias".[41] O público pesquisado pelo CinemaScore deu ao filme uma nota média de "A–" em uma escala de A+ a F (a mesma do primeiro filme), enquanto os entrevistados pelo PostTrak deram uma pontuação geral positiva de 80%, com 59% afirmando que o recomendariam.[38]

Frank Scheck do The Hollywood Reporter escreveu: "Com seus novos cenários e personagens, incluindo o vencedor do Oscar Ke Huy Quan como um pangolim líder de um covil de ladrões e Ronnie Chieng como um peixe que vive na boca de um pelicano, Kung Fu Panda 4 visa claramente revigorar a franquia. Mas é realmente mais do mesmo, o que não é uma coisa tão ruim quando você considera que a série arrecadou cerca de 1,8 bilhão de dólares até agora (e isso sem incluir os projetos spin-off, incluindo várias séries de televisão e vídeos jogos). Seu apelo ainda reside em grande parte na performance vocal hilária de Black, que não perdeu nada de seu charme."[42] Wilson Chapman, do IndieWire, deu ao filme um B- e escreveu: "Black pode, neste ponto, desempenhar esse papel com muita facilidade devido a ter feito a mesma coisa muitas vezes antes, mas ele ainda dá tudo de si em sua quarta tentativa, e seu timing cômico perfeito e seriedade adorável tornam a jornada fácil de fazer. "[43] Para o The New York Times, Claire Shaffer elogiou a arte do filme, direção e química de Black e Awkwafina; no geral, ela sentiu que "é um filme divertido de Kung Fu Panda, mesmo que falte um pouco do entusiasmo dos anteriores".[44]

Owen Gleiberman, da Variety, comparou desfavoravelmente o filme com seus antecessores, escrevendo: "Mesmo depois de 16 anos de Po, você quer ouvir a voz de Jack Black carregada com aquela exuberância juvenil e tortuosa, em vez da aura mais velha e sábia que ele exala aqui. Você também gostaria que o filme tivesse piadas melhores. Mitchell, co-diretor com Stephanie Stine, não encena as lutas de ação com a liberdade surreal que a animação torna possível. Po segue os movimentos, mas me desculpe, o pontapé acabou. "[45] Da mesma forma, Odie Henderson, do The Boston Globe, expressou desapontamento com a vilã e as sequências de ação do filme, concluindo: "Gostei das três primeiras aventuras do Dragão Guerreiro, mas a melhor coisa que ele pode fazer agora é dar a esta série um skadoosh muito necessário, enviando-a para descansar no reino espiritual cinematográfico."[46] Christy Lemire, em sua crítica para RogerEbert.com, escreveu que o Kung Fu Panda 4 "luta para justificar sua existência. Falta-lhe a arte delicada e a inteligência calorosa de seus antecessores. O senso sutil de espiritualidade já se foi há muito tempo; em seu lugar estão frenéticas sequências de ação."[47]

Referências

  1. a b Rubin, Rebecca (5 de março de 2024). «Box Office Preview: 'Kung Fu Panda 4' Takes on 'Dune: Part Two,' Targets $50 Million Debut». Variety. Consultado em 10 de março de 2024 
  2. a b «Kung Fu Panda 4 — Financial Information». Consultado em 24 de abril de 2024 
  3. a b «Kung Fu Panda 4». Box Office Mojo. Consultado em 24 de abril de 2024 
  4. «Kung Fu Panda 4». AdoroCinema. Consultado em 23 de janeiro de 2024 
  5. «Kung Fu Panda 4 ganha novo pôster com Po e seus amigos; veja». Omelete. Consultado em 23 de janeiro de 2024 
  6. «O Panda do Kung Fu 4». Cinemundo. Consultado em 23 de janeiro de 2024 
  7. Gearan, Hannah (12 de dezembro de 2023). «Kung Fu Panda 4 Synopsis Revealed As Two Oscar-Winners Join Voice Cast». Screen Rant. Consultado em 22 de janeiro de 2024. Cópia arquivada em 13 de dezembro de 2023 
  8. a b c d e f g h i Sachdeva, Maanya (13 de dezembro de 2023). «Kung Fu Panda fans praise 'legendary' new villain as trailer for fourth film released». The Independent. Consultado em 22 de janeiro de 2024. Cópia arquivada em 13 de dezembro de 2023 
  9. a b c d e f g h i Grebey, James (13 de dezembro de 2023). «Kung Fu Panda 4 Director Teases Epic Fights & New Characters From Awkwafina, Viola Davis & More». NBC. Consultado em 22 de janeiro de 2024. Cópia arquivada em 15 de dezembro de 2023 
  10. a b Gray, Peter (14 de dezembro de 2023). «Interview: Kung Fu Panda 4 director Mike Mitchell and producer Rebecca Huntley on what we can expect in this brand new adventure». The AU Review. Consultado em 22 de janeiro de 2024. Cópia arquivada em 14 de dezembro de 2023 
  11. Milheim, Russ (8 de março de 2024). «Kung Fu Panda 4: Mr. Beast's Special Panda Pig Cameo Explained». Consultado em 10 de março de 2024 
  12. O'Hara, Helen (3 de dezembro de 2010). «Katzenberg Talks DreamWorks Sequels». Empire. Consultado em 22 de janeiro de 2024. Arquivado do original em 31 de maio de 2011 
  13. Radish, Christina (13 de janeiro de 2016). «'Kung Fu Panda 3′: Directors, Producer on Shaping a Worthy Sequel and Po's Future». Collider. Consultado em 22 de janeiro de 2024. Cópia arquivada em 3 de maio de 2016 
  14. Wakeman, Gregory (2 de agosto de 2018). «Will there be a 'Kung Fu Panda 4'? Here's what director Jennifer Yuh Nelson told us». Metro New York. Metro International. Consultado em 22 de janeiro de 2024. Cópia arquivada em 25 de abril de 2019 
  15. a b Chapman, Wilson (12 de agosto de 2022). «'Kung Fu Panda 4' Announced, Sets 2024 Release Date». Variety (em inglês). Consultado em 22 de janeiro de 2024. Cópia arquivada em 13 de agosto de 2022 
  16. Scott, Ryan (26 de abril de 2023). «Kung Fu Panda 4 Plot Details Revealed, Unveils Po's Latest Challenge [CinemaCon 2023]». /Film. Consultado em 22 de janeiro de 2024. Cópia arquivada em 4 de maio de 2023 
  17. Giardina, Carolyn (26 de abril de 2023). «Jack Black, Anna Kendrick, Justin Timberlake Tease 'Kung Fu Panda' and 'Trolls' Sequels». The Hollywood Reporter. Consultado em 22 de janeiro de 2024. Cópia arquivada em 5 de maio de 2023 
  18. Fuge, Jonathan (13 de dezembro de 2023). «Kung Fu Panda 4 Trailer Reveals First Look At Awkwafina as the New Dragon Warrior». MovieWeb. Consultado em 10 de março de 2024. Cópia arquivada em 6 de janeiro de 2024 
  19. «FIND YOUR INNER PEACE WITH PO: DREAMWORKS ANIMATION UNVEILS "BE CALM AND PO" CUSTOM ANIMATION LIVESTREAM FOR "KUNG FU PANDA 4"» (Nota de imprensa). PR Newswire. Consultado em 10 de março de 2024 
  20. a b c d e Richard, Nate (13 de dezembro de 2023). «Tai Lung Isn't the Only Villain Returning for 'Kung Fu Panda 4'». Collider (em inglês). Consultado em 22 de janeiro de 2024. Cópia arquivada em 14 de dezembro de 2023 
  21. a b Ridgley, Charlie (7 de março de 2024). «Kung Fu Panda 4 Director on Full Circle Ending, Original Villain Returns For Po». ComicBook.com (em inglês). Consultado em 10 de março de 2024 
  22. Sharma, Devansh (14 de dezembro de 2023). «Exclusive: Kung Fu Panda 4 makers open up on Jack Black, new characters, what's next in Po's quest for inner peace». Hindustan Times (em inglês). Consultado em 22 de janeiro de 2024. Cópia arquivada em 14 de dezembro de 2023 
  23. Brandon (17 de maio de 2023). «Awkwafina Joins Kung Fu Panda 4». ScreenSpy. Consultado em 22 de janeiro de 2024. Cópia arquivada em 21 de julho de 2023 
  24. Legacy, Spencer (12 de dezembro de 2023). «Kung Fu Panda 4 Cast: Viola Davis & Awkwafina Join DreamWorks Sequel». ComingSoon.net (em inglês). Consultado em 22 de janeiro de 2024. Cópia arquivada em 12 de dezembro de 2023 
  25. Outlaw, Kofi (12 de dezembro de 2023). «Kung Fu Panda 4 Adds Ke Huy Quan, Awkwafina, and Viola Davis». ComicBook.com (em inglês). Consultado em 22 de janeiro de 2024. Cópia arquivada em 13 de dezembro de 2023 
  26. Peralta, Diego (12 de dezembro de 2023). «Viola Davis and Ke Huy Quan Join 'Kung Fu Panda 4'». Collider. Consultado em 22 de janeiro de 2024. Cópia arquivada em 15 de dezembro de 2023 
  27. a b Amidi, Amid (6 de outubro de 2023). «Dreamworks Shifting Away From In-House Production In Los Angeles; Sony Imageworks Is A New Production Partner». Cartoon Brew (em inglês). Consultado em 22 de janeiro de 2024 
  28. Billings, Kevin (14 de dezembro de 2023). «Kung Fu Panda 4 gets Hans Zimmer twist fans will love». Clutch Points. Consultado em 22 de janeiro de 2024. Cópia arquivada em 14 de dezembro de 2023 
  29. «Macy's Thanksgiving Day Parade recap: All the floats, performances and more». NBC News. 23 de novembro de 2023. Consultado em 22 de janeiro de 2024. Cópia arquivada em 4 de dezembro de 2023 
  30. Shanfeld, Ethan (15 de dezembro de 2023). «'Kung Fu Panda 4' Trailer Racked Up 142 Million Views on Launch Day, Powered by TikTok». Variety. Consultado em 22 de janeiro de 2024 
  31. Hogan, Kate (3 de março de 2024). «Kung Fu Panda 4 Premiered Tonight and Everyone Was There: See the Photos!». People. Consultado em 10 de março de 2024 
  32. Whittaker, Richard (8 de março de 2024). «Kung Fu Panda 4». Austin Chronicle. Consultado em 10 de março de 2024 
  33. Kung Fu Panda 4 (2024) - Release info - Lenfest Center - (em inglês), março de 2024, consultado em 10 de março de 2024 
  34. Hayes, Dade (9 de dezembro de 2021). «NBCUniversal's New Theatrical Window Scheme To Bring Films To Peacock After As Few As 45 Days Of Release». Deadline Hollywood. Consultado em 22 de janeiro de 2024. Cópia arquivada em 9 de dezembro de 2021 
  35. Moon, Mariella (14 de julho de 2021). «Netflix extends exclusive rights to Universal's animated films in the US». Engadget (em inglês). Consultado em 22 de janeiro de 2024. Cópia arquivada em 10 de julho de 2022 
  36. D'Alessandro, Anthony (7 de março de 2024). «'Kung Fu Panda 4' To Soar At Weekend Box Office With $50M+; 'Dune: Part Two' Crossing $100M Today – Preview». Deadline Hollywood. Consultado em 10 de março de 2024 
  37. «Box Office: 'Kung Fu Panda 4' Bounds to $3.8M in Thursday Previews». The Hollywood Reporter. 8 de março de 2024. Consultado em 10 de março de 2024 
  38. a b D'Alessandro, Anthony (9 de março de 2024). «'Kung Fu Panda 4' KO-ing $52M, 2nd-Biggest Franchise Debut – Friday Box Office». Deadline Hollywood. Consultado em 10 de março de 2024 
  39. «'Kung Fu Panda 4' Wins Over Families With $58 Million Box Office Launch». 10 de março de 2024. Consultado em 10 de março de 2024 
  40. «Kung Fu Panda 4». Rotten Tomatoes. Fandango Media. Consultado em 15 de março de 2024 
  41. «Kung Fu Panda 4». Metacritic. Fandom, Inc. Consultado em 15 de março de 2024 
  42. Scheck, Frank (6 de março de 2024). «'Kung Fu Panda 4' Review: Jack Black and Awkwafina Voice Predictable but Pleasant Franchise Entry». The Hollywood Reporter. Consultado em 15 de março de 2024. Cópia arquivada em 6 de março de 2024 
  43. Chapman, Wilson (6 de março de 2024). «'Kung Fu Panda 4' Review: DreamWorks' Heaviest Hero Gets a Lightweight Sequel». IndieWire. Consultado em 15 de março de 2024. Cópia arquivada em 6 de março de 2024 
  44. Shaffer, Claire (7 de março de 2024). «'Kung Fu Panda 4' Review: Trouble in Juniper City». The New York Times. Consultado em 15 de março de 2024. Cópia arquivada em 7 de março de 2024 
  45. Gleiberman, Owen (6 de março de 2024). «'Kung Fu Panda 4' Review: Jack Black Goes Through the Motions, but There's Not Much Kick Left». Variety. Consultado em 15 de março de 2024. Cópia arquivada em 6 de março de 2024 
  46. Henderson, Odie (6 de março de 2024). «Jack Black still gets his kicks with 'Kung Fu Panda 4,' but will you?». The Boston Globe. Consultado em 15 de março de 2024. Cópia arquivada em 6 de março de 2024 
  47. Lemire, Christy (6 de março de 2024). «Kung Fu Panda 4 Film Review». RogerEbert.com. Consultado em 15 de março de 2024. Cópia arquivada em 6 de março de 2024 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]