Alvin and the Chipmunks 3: Chipwrecked

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Alvin and the Chipmunks 3: Chipwrecked
Alvin e os Esquilos 3: Naufragados (PT)
Alvin e os Esquilos 3: Perdidos na Ilha (BR)
 Estados Unidos
2011 •  cor •  87 min 
Direção Mike Mitchell
Produção Janice Karman
Ross Bagdasarian
Produção executiva Karen Rosenfelt
Arnon Milchan
Neil Machlis
Steve Waterman
Argumento Jonathan Aibel
Glenn Berger
Elenco Justin Long
Matthew Gray Gubler
Jesse McCartney
Christina Applegate
Gênero animação, comédia
Música Mark Mothersbaugh
Direção de arte Don Macaulay
Direção de fotografia Thomas Ackerman
Efeitos especiais Rhythm & Hues
Figurino Alexandra Welker
Edição Peter Amundson
Companhia(s) produtora(s) Fox 2000 Pictures
Regency Enterprises
Bagdasarian Company
Dune Entertainment
Distribuição Twentieth Century Fox
Lançamento Portugal 15 de Dezembro de 2011
Estados Unidos 16 de Dezembro de 2011
Brasil 6 de Janeiro de 2012
Idioma inglês
Orçamento US$ 80 milhões
Receita US$ 342 695 435
Cronologia
Alvin e os Esquilos 2: A Competição
Alvin e os Esquilos 4: Na Estrada
Site oficial
Página no IMDb (em inglês)

Alvin and the Chipmunks 3: Chipwrecked (no Brasil, Alvim e os Esquilos 3: Perdidos na Ilha e em Portugal, Alvin e os Esquilos 3: Naufragados) é um filme de live-action/ animação CGI e o terceiro filme da franquia Alvin e os Esquilos.

Estreou no dia 16 de dezembro de 2011 nos Estados Unidos e em 6 de Janeiro de 2012 no Brasil. Foi produzido pela 20th Century Fox e pela Regency Enterpriess. A distribuidora do filme 20th Century Fox divulgou a data de lançamento do quarto filme dos esquilos 11 de Dezembro de 2015.

No Brasil foi traduzido como Alvin e os Esquilos 3, embora o original chipmunk seja traduzido como tâmia, um animal muito próximo aos esquilos.

Assim como os dois primeiros filmes, este também não foi bem recebido pelas críticas.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Nas férias de verão, Dave(Jason Lee) leva os esquilos e as esquiletes para viajade návio e depois da viagem, os três casais vão cantar no Festival de Música Internacional. Porém, Alvin(Justin Long), como sempre, tentando se divertir, causa várias encrencas no návio.

À noite, Dave resolve jantar com o Capitão Corelli(Andy Murray) para pedir desculpas por tudo o que Alvin fez. Alvin, teimoso, sai sem a permissão de Dave para ir ao casino. Simon(Matthew Gray Gubler) também sai, mas para impedir Alvin. As esquiletes, também teimosas, saem sem a permissão de Dave para ir a noite da valsa. Enquanto isso, o pelicano mascote do navio bate no garçom(Phyllis Smith), fazendo-o derrubar café em Dave. Dave descobre que o pelicano é Ian(David Cross), tentando se vingar de Dave, dos esquilos e das esquiletes, contando pro capitão sempre que eles infringirem alguma regra. Ao descobrir a desobediência dos esquilos e das esquiletes, Dave diz que não vai castigá-lo, mas se desobedecerem Dave novamente, serão expulsos do návio e não irão cantar no Festival de Música Internacional.

Como punição pros esquilos e pras esquiletes, Dave, no dia seguinte, os obriga a jogar um jogo que eles detestam: jogo de taco. Alvin tenta tornar o jogo interessante, mas Brittany(Christina Applegate) dúvidade sua capacidade de tornar o jogo interessante. Afim de provar pra namorada que sim pode tornar aquilo interessante, Alvin aproveita que Dave tá dormindo impina pipa com Theodore(Jesse McCartney), Brittany, Jeanette(Anna Faris) e Eleanor(Amy Poehler), mas eles são levados pelo vento. Simon tenta salvá-los, mas é levado também. Dave acorda e percebe e tenta usar uma asa-delta para salvá-los, mas é impedido por Ian, pois existe uma regra - quem quer voar de uma asa-delta, tem de se inscrever como todo mundo. Dave e Ian então caem no Oceano Pacífico.

Os esquilos e as esquiletes acabam indo parar numa ilha. Na mesma ilha, se perdem Dave e Ian que crêem que os esquilos e as esquiletes estão lá e resolvem trabalhar juntos para encontrá-los.

No dia seguinte, os esquilos e as esquiletes conhecem Zoe(Jenny Slate), uma humana que era aeromoça e um dia fez um pouso forçado no oceano já faz 8 ou 9 anos(por isso, nunca ouviu falar nos esquilos e nas esquiletes). Ela leva os esquilos e as esquiletes de tirolesa para sua casa na árvore bater uma boca, mas Eleanor acaba quebrando a perna(acabando por ter que usar muletas) e Simon é mordido por uma aranha venenosa.

No dia seguinte, Simon sobrevive a mordida, mas o veneno todo vai pro seu cérebro, apagando toda a sua memória, inclusive o seu próprio nome. Simon então pensa que seu nome é Simone(Alan Tudyk) e que é de nacionalidade francesa, falando com sotaque francês.

"Simone" se apaixona por Jeanette, inclusive dançando forró com ela na chuva, ignorando o aviso de Alvin, que isso pode causar pneumonia. "Simone" fica ainda mais imaturo que Alvin, o que o tira do sério(semelhante ao que Alvin faz com Dave, Simon e Brittany, os tira do sério com seu comportamento imaturo). Alvin insiste em convencer "Simone" de quem ele realmente é, mas todas as suas tentativas são em vão(mas ele insiste em convencê-lo).

Após a chuva(a mesma chuva que "Simone" e Jeanette dançaram), Zoe leva "Simone", Jeanette, Theodore e Eleanor para uma cachoeira e "Simone" encontra uma caverna atrás da cachoeira, onde ele encontra uma pulseira de ouro, a qual ele dá para Jeanette.Essa pulseira era na verdade parte de um grande tesouro perdido.

No dia seguinte, "Simone" e Theodore encontram Dave e Ian. Enquanto isso, Alvin e as esquiletes descobrem que a ilha vai explodir dentro de duas horas por conta de uma erupção vulcânica e resolvem construir uma jangada para sair da ilha. Dave e Ian então encontram Alvin e as esquiletes, assim conhecendo Zoe, e Dave coloca Alvin no comando na construção da jangada.

Alvin encarrega "Simone" e Jeanette de encontrarem alimentos para a jangada. Zoe dá uma bolada em "Simone"(fazendo-o desmaiar) e sequestra Jeanette.

Dave, Ian, os esquilos e as esquiletes encontram "Simone" desmaiado e este ao acordar recupera a memória(voltando a ser Simon), mas não se lembra de mais nada depois da mordida. Theodore e Eleanor mostram o caminho até uma ponte(a cachoeira fica depois da ponte), e na ponte(que na verdade era um tronco caído), Simon recupera a memória de depois da mordida, mas não cria coragem para atravessar a ponte. Dave resolve então salvar a Jeanette, e manda Ian levar os esquilos e as esquiletes pra jangada. Alvin resolve ir com Dave, pois sabia que chegaria um dia em que realmente precisaria desobedecer Dave, e o dia chegou.

Enquanto isso, Zoe amarra Jeanette com um cipó e a enfia na caverna para pegar o tesouro, pois a caverna era pequena demais pra humanos. Alvin e Dave chegam e Zoe confessa ter mentido para os esquilos e as esquiletes, pois ela foi para aquela ilha somente para encontrar o tesouro, que ela procurava a 10 anos. Jeanette se solta e, juntamente com Alvin e Dave, tenta fugir, mas Zoe a laça com omesmo cipó. Simon aparece e tenta soltar Jeanette, mas esta só se solta quando Alvin corta a corda com o canivete de Dave. Alvin, Simon e Jeanette fogem, mas Dave quase cai em um precipício, mas se segura na ponte. Zoe tenta jogar Dave no precipício, mas Alvin e Ian a convencem a ajudar Dave.

A ilha explode com a erupção do vulcão, mas Dave, Ian, Zoe, os esquilos e as esquiletes conseguem fugir na jangada. Lá, Zoe pede desculpas à Jeanette, e ela aceita. Em compensação, Jeanette dá a pulseira de ouro pra Zoe e diz a Simon que prefere ele do que "Simone". Alvin também se desculpa com Dave por agir como uma criança no návio e por destruir as suas férias em família, mas Dave fala que Alvin é quem ele é e deve ser quem ele é e se as pessoas não o levam a sério são elas que tem que mudar. Dave também faz as pazes com Ian e eles voltam a ser melhores amigos.

O filme termina com os esquilos e as esquiletes cantando no Festival de Música Internacional.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Dubladores Americanos[editar | editar código-fonte]

  • Justin Long como Alvin Seville, o mesmo esquilo imaturo e danado de sempre. É o protagonista do filme. Ele é o líder dos Esquilos.
  • Matthew Gray Gubler como Simon Seville, o vice-líder dos Esquilos, irmão biológico mais novo e melhor amigo de Alvin. Agora um personagem coadjuvante.
  • Jesse McCartney como Theodore Seville, irmão biológico mais novo de Alvin e Simon. É um dos três tetratagonistas do filme.
  • Jason Lee como Dave Seville, pai adotivo dos esquilos. É novamente o deuteragonista.
  • Christina Applegate como Brittany Miller, a namorada de Alvin e uma dos dois tritagonistas do filme. É a líder das Esquiletes.
  • Anna Faris como Jeanette Miller, irmã biológica mais nova e melhor amiga de Brittany e namorada do Simon. É uma dos três tetratagonistas do filme.
  • Amy Poehler como Eleanor Miller, irmã biológica mais nova de Brittany e Jeanette, é a namorada e melhor amiga de Theodore.É uma dos três tetratagonistas do filme.
  • David Cross como Ian Hawke, o arqui-inimigo e ex-melhor amigo de Dave, mas ao longo do filme, volta a ser o seu melhor amigo. Agora é o (ex) antagonista secundário do filme.
  • Jenny Slate como Zoe, uma mulher que os esquilos e as esquiletes conhecem na ilha. Ela mente para eles dizendo que era aeromoça e fez um pouso forçado no oceano, mas na verdade ela foi pra ilha para procurar um tesouro perdido. Ela é a (ex) antagonista principal do filme.
  • Alan Tudyk como "Simone", na verdade, Simon com a memória perdida pelo veneno da aranha. É um dos dois tritagonistas do filme.
  • Andy Murray como Capitão Corelli, capitão do návio.
  • Phyllis Smith como o garçom que derruba café em Dave, sem querer.

Dubladores Brasileiros[editar | editar código-fonte]

Videogame[editar | editar código-fonte]

Um videogame chamado Alvin e os Esquilos: Perdidos na Ilha baseado neste filme foi lançado junto com a trilha sonora do filme. Disponível apenas para o Wii, Nintendo DS e Xbox 360.

Sequência[editar | editar código-fonte]

Uma seqüência chamada Alvin e os Esquilos 4: Na Estrada foi lançado em 18 de dezembro de 2015 nos Estados Unidos, 24 de dezembro de 2015 no Brasil e 6 de fevereiro de 2016 em Portugal.

Recepção da crítica[editar | editar código-fonte]

Alvin and the Chipmunks: Chipwrecked teve recepção geralmente desfavorável por parte da crítica especializada. Em base de 19 avaliações profissionais, alcançou uma pontuação de 24% no Metacritic. Por votos dos usuários do site, atinge uma nota de 3.3, usada para avaliar a recepção do público.[1]

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

Bonus Track[editar | editar código-fonte]

Target Limited Edition Bonus Tracks[editar | editar código-fonte]

Digital Deluxe Edition Bonus Tracks[editar | editar código-fonte]

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Kids Choice Awards 2012 (Estados Unidos)

  • Venceu na categoria de Filme Favorito.

Produção[editar | editar código-fonte]

No dia 26 de Outubro de 2010, de acordo com o Los Angeles Times, o diretor Mike Mitchell, negociou com a Fox para dirigir um novo filme. Isso envolve os Esquilos e as Esquiletes em um naufrágio.

Referências

  1. «Alvin and the Chipmunks: Chipwrecked» (em inglês). Metacritic. Consultado em 15 de agosto de 2014 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]