Survivor (canção)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nota: Para outros significados de Survivor consulte, Survivor (desambiguação).
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
"Survivor"
Single de Destiny's Child
do álbum Survivor
Lançamento Austrália 13 de fevereiro de 2001
Alemanha 24 de abril de 2001
Estados Unidos8 de maio de 2001
Reino Unido 15 de maio de 2001
Formato(s)
Gravação Julho de 2000[1][2][3]
Gênero(s)
Duração 4:14
Gravadora(s) Columbia Records
Composição
Produção
  • Beyoncé Knowles
  • Anthony Dent
Cronologia de singles de Destiny's Child
"Independent Women"
(2001)
"Bootylicious"
(2001)

"Survivor" é um single do grupo feminino de R&B norte-americano Destiny's Child. Foi escrito e composto pela própria integrante da banda Beyoncé com Anthony Dent e Mathew Knowles, para o terceiro álbum de estúdio com mesmo nome, (2001). A canção ganhou um Grammy Award, na categoria Melhor grupo ou dupla de R&B.

O vídeo venceu o MTV Video Music Award, de Melhor Vídeo R&B em 2001 e um Soul Train Lady of Soul Award para "Melhor R&B/Soul Single, Grupo, Banda ou Duo". A faixa de abertura do álbum de 2004 do cantora-compositora Jill Sobule's, The Folk Years 2003-2003, é uma regravação da canção e uma pseudo-regravação da canção, também aparece no álbum de 2005 Platinum Underground, do rapper Vanilla Ice's .

Antecedentes[editar | editar código-fonte]

No fim de 1999, duas das integrantes do Destiny's Child, LaTavia Roberson e LeToya Luckett, foram retiradas do grupo, que também era composto por Beyoncé e Kelly Rowland e foram substituídas por Michelle Williams e Farrah Franklin. No entanto, logo depois Franklin também foi retirada do grupo.[4] De acordo com Knowles, o grupo foi comparado com a série de televisão Survivor, que a inspirou a "escrever-nos para fora de toda essa negatividade."[5]

Além disso, a canção segundo o Black Entertainment Television's, foi a décima melhor canção da década de 2000 (década).[6]

Vídeoclipe[editar | editar código-fonte]

Filmado em janeiro de 2001, o vídeo estreou no "Making the Video", em 6 de março de 2001 e narra a história de três amigas que durante uma tempestade vão parar em uma ilha deserta, sem possibilidades de volta. Também mostra uma cena breve de como as meninas naufragaram.

O vídeo da música é caracterizado na edição de DualDisc do album #1's, como um vídeo realçado na edição internacional do disco Survivor e no DVD de 2004, exclusivo para o Walmart, intitulado "Fan Pack".

O vídeo de remix com o Da Brat, não aparece em nenhuma compilação de vídeo.

Performance nas paradas[editar | editar código-fonte]

"Survivor" estreou na 43ª posição do Billboard Hot 100, se fazendo o segundo single do grupo com a melhor colocação na estréia, perdendo apenas para Lose My Breath, que estreou na 30ª posição. A canção atingiu o primeiro lugar no Billboard Hot Dance Music Maxi-Singles Sales por 8 semanas.

No Reino Unido, "Survivor" estreou na primeira posição, vendendo 260,000 cópias. O single conquistou o 1º lugar também nos países: Bélgica, Brasil, Canadá, Holanda, Finlândia, Irlanda, Israel, Itália, Nova Zelândia, Noruega, Suécia, Suíça e na United World Chart.

Controvérsia[editar | editar código-fonte]

As ex-integrantes do grupo LeToya Luckett e LaTavia Roberson, novamente entraram com uma ação judicial contra Knowles, Rowland, e seu ex-empresário Mathew Knowles; Elas alegaram que alguns techos das letras de "Survivor", como "Você pensou que eu não iria vender sem você/vendi nove milhões", violou um acordo anterior que impediu que qualquer parte possa insultar ou mandar indiretas uns aos outros públicamente.[7]

Créditos[editar | editar código-fonte]

Formatos e faixas[editar | editar código-fonte]