Survivor (canção)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Nota: Para outros significados de Survivor consulte, Survivor (desambiguação).
"Survivor"
Single de Destiny's Child
do álbum Survivor
Lançamento 13 de fevereiro de 2001 (2001-02-13)
Formato(s)
Gravação Julho de 2000[1][2][3]
Gênero(s)
Duração 4:14
Gravadora(s) Columbia Records
Composição
Produção
  • Knowles
  • Dent
Cronologia de singles de Destiny's Child
"Independent Women"
(2001)
"Bootylicious"
(2001)
Amostra de áudio
informação do ficheiro · ajuda

"Survivor" é uma canção do girl group americano Destiny's Child. Foi escrito e composto pelo integrante do grupo Beyoncé, Anthony Dent e Mathew Knowles pelo terceiro álbum de estúdio da banda com o mesmo nome (2001). A música ganhou o prêmio de Best R&B Performance by a Duo or Group with Vocals no Grammy Awards de 2002.

O videoclipe ganhou o MTV Video Music Awards de 2001 de Best R&B Video, e um Soul Train Lady of Soul Award por "Best R&B/Soul Single, Group, Band or Duo". A faixa de abertura do álbum The Folk Years 2003–2003 de 2004 do cantor e compositor Jill Sobule, é um cover da música, e um pseudo-cover da canção também abre o álbum Platinum Underground de 2005 do rapper Vanilla Ice.

Antecedentes[editar | editar código-fonte]

No fim de 1999, duas das integrantes do Destiny's Child, LaTavia Roberson e LeToya Luckett, foram retiradas do grupo, que também era composto por Beyoncé e Kelly Rowland e foram substituídas por Michelle Williams e Farrah Franklin. No entanto, logo depois Franklin também foi retirada do grupo.[4] De acordo com Knowles, o grupo foi comparado com a série de televisão Survivor, que a inspirou a "escrever-nos para fora de toda essa negatividade."[5]

Além disso, a canção segundo o Black Entertainment Television, foi a décima melhor canção da década de 2000 (década).[6]

Composição[editar | editar código-fonte]

A música é executada na clave de Sol sustenido menor, com um tempo de 81 batimentos por minuto no tempo comum. Na escala menor harmônica, segue uma progressão de acordes de G ♯ m – C ♯m7–D♯, e os vocais do grupo medem uma oitava e meia, de G♯3 a C♯5.[7]

Vídeoclipe[editar | editar código-fonte]

Cena do vídeo de "Survivor", apresentando as integrantes do conjunto presas em uma ilha, enquanto performam a canção.

Filmado em janeiro de 2001, o vídeo estreou no "Making the Video", em 6 de março de 2001 e narra a história de três amigas que durante uma tempestade vão parar em uma ilha deserta, sem possibilidades de volta. Também mostra uma cena breve de como as meninas naufragaram.

O vídeo da música é caracterizado na edição de DualDisc do album #1's, como um vídeo realçado na edição internacional do disco Survivor e no DVD de 2004, exclusivo para o Walmart, intitulado "Fan Pack".

O vídeo de remix com o Da Brat, não aparece em nenhuma compilação de vídeo.

Performance comercial[editar | editar código-fonte]

"Survivor" estreou no número 43 da Billboard Hot 100, tornando-se o segundo single de estréia do grupo mais alto até hoje, atrás de "Lose My Breath" no número 30, e rapidamente subiu nas paradas alcançando seu pico de número 2 em um mês. No entanto, foi bloqueado para fora da cúpula devido ao sucesso massivo do grande sucesso de "All For You" de Janet Jackson, a faixa permaneceu na segunda posição por sete semanas consecutivas. A música não teve um lançamento físico até que seu airplay tivesse atingido o pico; A música ficou no topo da lista de vendas de Maxi-singles da Hot Dance Music da Billboard por oito semanas. A música alcançou apenas o número cinco na Hot R&B/Hip-Hop Singles & Tracks. O single alcançou o número um na parada Hot 100 Airplay por cinco semanas consecutivas e chegou ao número três na parada Hot 100 Singles Sales.

No Reino Unido, "Survivor" estreou em primeiro lugar na parada de singles e vendeu cerca de 290.000 cópias. Ele também liderou a parada de singles na Irlanda , Holanda e Japão. Além disso, ocupou a primeira posição no United World Tracks Chart por cinco semanas. Foi classificada como um no Canadá, alcançou o segundo lugar na Nova Zelândia, ficou entre as 5 melhores na Austrália e na Alemanha e alcançou a 12ª posição na França.

Controvérsia[editar | editar código-fonte]

As ex-integrantes do grupo LeToya Luckett e LaTavia Roberson, novamente entraram com uma ação judicial contra Knowles, Rowland, e seu ex-empresário Mathew Knowles; Elas alegaram que alguns techos das letras de "Survivor", como "Você pensou que eu não iria vender sem você/vendi nove milhões", violou um acordo anterior que impedia que qualquer parte, possa insultar ou mandar indiretas uns aos outros, públicamente.[8]

Covers e regravações[editar | editar código-fonte]

Um remix rápido foi feito para a compilação "Dancemania Speed ​​7", por Nancy And The Boys, sendo lançado no Japão no final de 2001.[9] A banda alemã de alternative rock Die Happy, gravou sua versão da música para o álbum Red Box de 2010.[10] A banda de deathcore parisiense Betraying The Martyrs, também regravou Survivor como um single em 2010. Zebrahead cobriu esta música para o seu álbum de 2009 Panty Raid. Esta música foi usada no jogo Elite Beat Agents. The Chipettes regravaram esta canção para o filme Alvin and the Chipmunks 3: Chipwrecked, que apareceu na trilha Alvin and the Chipmunks: Chipwrecked: Music from the Motion Picture album. Os atores da série Glee, usou a música em um remix com "I Will Survive" de Gloria Gaynor's, para o episódio da temporada três, Hold on to Sixteen. O artista eletrônico americano Assemblage 23 gravou uma versão de Survivor, para o lançamento japonês do single Let's Wind Erase Me maxi em 2004.

Em 2015, a cantora brasileira Clarice Falcão, fez sua própria versão da música, somando saxofone com outros instrumentos. Um vídeo musical com uma temática feminista, foi lançado em 13 de novembro de 2015.[11]

Em 20 de janeiro de 2016, Gloria Gaynor cantou um mash-up de sua batida de disco dos anos 70, "I Will Survive" e "Survivor" no National Television Awards.

Créditos[editar | editar código-fonte]

Formatos e faixas[editar | editar código-fonte]